scoby-feio-bonito-enrugado-bolhas-buracos-manchas-escuras-filamentos-massa-esverdeada-irregular-fino-pelicula-estranho-aparencia-ruim-pequeno-liso-engrossa-cresce-100

Socorro! Meu Scoby é feio e outras dúvidas comuns

Como saber se meu Scoby está saudável?

Se quiser fazer sua própria Kombucha, precisará se acostumar com o aspecto visual de um Scoby, a Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras, que é uma camada formada na superfície do seu pote de fermentação e que ajuda na proteção contra substâncias invasoras e também na fermentação da bebida.

Embora ele não seja o “garoto mais bonito do pedaço”, um Scoby tem sua riqueza e beleza incomum. Eles podem ter uma aparência muito estranha, mas isso não significa que algo esteja errado ou que não estão aptos a realizar uma fermentação de qualidade.

Muitas pessoas nos procuram, descrevendo que seu Scoby para Kombucha
é enrugado, tem bolhas, buracos, manchas escuras, filamentos claros ou escuros, borras, massas esverdeadas ou escuras na superfície, irregular, disforme, desconexo, fino, película fina, estranho, feio, aparência ruim, nojento, grande, pequeno, não é liso, não engrossa, não tem bolhas ou faz bolhas demais, enfim…

São muitas variantes que favorecem a formação de um Scoby liso, uniforme, plano, que vai desde a Qualidade do Chá, Proporções Corretas e Tempo de Fermentação, mas não precisamos nos apegar nisso, já que é apenas uma questão meramente visual.

Saiba mais: Kombucha (Scoby): FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O que importa é que ao aparecer, mesmo como uma fina película, ele surge para demonstrar que nossa Kombucha já está com a sua barreira de proteção na superfície contra a ação de microrganismo e sujidades, que é justamente uma das funções principais do Scoby, por isso ele cresce no topo do nosso recipiente.

Como Scoby é um conjunto sinérgico de bactérias e leveduras, a aparência pode variar de uma cultura para outra. Abaixo temos algumas fotos de Scobys saudáveis ​​que nossa Equipe retirou e também pedimos aos clientes que enviassem fotos de suas culturas para compor nosso portfólio.

Observe que alguns são lisos, outros irregulares, malformados, com aderências, buracos, entre outros, mas todos esses Scobys podem produzir Kombuchas de Alta de Qualidade, além de Scobys Filhos saudáveis.

Vamos conhecer as principais ocorrências com nossos Scobys para Kombucha?

Meu Scoby tem borras escuras, filamentos , massas compactas
Está tudo bem. São apenas resíduos de chá fermentado agregados a leveduras naturais que se formam como parte do processo normal de fermentação.

Não é necessário lavar o Scoby, ele não está contaminado, mas se for pela aparência, lave-os apenas com água filtrada. Você pode removê-los durante a fermentação ou coar / filtrar antes da colheita de sua Kombucha.

Aliás, quanto mais Scobys você tiver ou mais tempo de repouso ficarem no Scoby Hotel, mais esses filamentos podem aparecer. Essa ocorrência também está ligada à baixa qualidade do chá utilizado, então invista em chás adequados para Kombucha (Saiba mais).

Meu Scoby é muito fino
Está tudo bem. Quanto mais tempo o Scoby fica em fermentação com proporções adequadas, mais nutrientes e líquidos ele absorve e agrega à camada de celulose, deixando-o volumoso, robusto, espesso. Isso não tem a ver com o ponto correto de colheita da Kombucha, já que quanto mais tempo, mais ácido, então nosso foco na fermentação deve ser o sabor da bebida e não a aparência, tamanho ou peso do Scoby gerado.

IMPORTANTE: Não espere o Scoby ficar grosso para fazer a colheita da bebida. Talvez o pH terá reduzido demais, gerando um Vinagre de Kombucha e não uma Bebida de Kombucha palatável.

Saiba mais: O que fazer quando vira Vinagre de Kombucha ?

Meu Scoby é irregular, fino, espedaçado, gosmento

Atenção. Essa imagem abaixo nos permite explicar 3 situações. 1) Talvez o pote de fermentação não ficou estático num local e a formação das camadas do Scoby foi comprometida. 2) A coloração aparenta ter películas mais velhas (escuras) com películas mais novas (claras); o ideal é sempre manter Scobys mais recentes em suas fermentações. 3) Baixa qualidade do chá influencia diretamente na elaboração de uma bebida saborosa mas também na formação do Scoby. Saiba mais aqui. Então, nesse caso sugerimos o descarte dessa “massa” e utilizar um Líquido Starter + Scoby consistente do seu Scoby Hotel.

Meu Scoby tem bolhas, protuberâncias, elevações em cima

Está tudo bem. Isso indica que há muita atividade de bactérias e principalmente de leveduras. Demonstra também que há produção de CO₂ (Gás Carbônico), a responsável por inflar a película do Scoby, então provavelmente o líquido está bem carbonatado.

Como minimizar ou eliminar essa ocorrência na minha Kombucha? Leia no próximo tópico as Orientações e Sugestões para esse equilíbrio.

Meu Scoby tem buracos, furos, orifícios

Está tudo bem. Os orifícios / buracos em um Scoby surgem pela formação de bolhas de CO₂ que estouram para liberar a pressão, impedindo então a formação de um Scoby uniforme.

Existem 3 sugestões para driblar essa ocorrência:

1) Controle a Temperatura: Seja no local de fermentação na sua casa ou pela temperatura média mais alta na sua região, procure deixar seu Pote de Fermentação de Kombucha em local mais fresco, com temperatura entre 22°C a 26°C. As leveduras preferem faixas quentes de temperatura, enquanto as bactérias se dão melhor em faixas mais frias. Lembre-se de NUNCA armazenar no escuro, isso pode tornar os microrganismos mais lentos e atrair umidade. Considere também ter uma Manta Térmica de Proteção, ela ajuda muito nesses casos.

2) Faça um Chá mais fraco / equilibrado: Os taninos do chá são consumidos para a formação do Scoby, mas em excesso podem comprometer essa síntese. Utilize no máximo 6g chá/litro, monitore a Temperatura (85°C a 90°C) e o Tempo de Infusão (Máximo de 10 minutos). Considere também melhorar a qualidade do seu Chá para Kombucha, isso faz toda a diferença também. Saiba mais aqui.

3) Substitua um pouco de açúcar por glicose: Isso estimula a ação das bactérias, permitindo melhor formação do Scoby. Karo (glucose de milho), xarope de milho, xarope de glucose são boas fontes de glicose, geralmente encontrados em lojas para confeitaria, bolos, doces. Use proporções de 30% (glicose) + 70% (açúcar) e avalie seus novos ciclos de fermentação de Kombucha.

Meu Scoby está enrugado, rugoso

Está tudo bem. Não existe um Scoby verdadeiramente “perfeito”, mesmo aquelas ‘bolachinhas’ lisas, uniformes, compactas. Até elas tem suas imperfeições porque nenhum Scoby tem a mesma aparência que o outro.

Isso é ótimo e demonstra que são seres vivos únicos, especiais, individuais e que interagem e se moldam de acordo com o meio e condição em que vivem. Então, é normal que possam diferir drasticamente devido a ingredientes, temperaturas, estações do ano e de suas próprias bactérias e leveduras únicas que já residem nele.

Em sua jornada de produção de Kombucha, você terá a oportunidade de observar essa riqueza da natureza dos Scobys. Note que os Scobys acima tem muitas cores, texturas e irregularidades, mas perfeitamente saudáveis.

Meu Scoby afundou, desceu, foi pro fundo, está boiando, flutuando

Está tudo bem. Saiba mais: Meu Scoby afundou, desceu, ficou de lado. E agora?

Meu Scoby está com espuma e/ou bolhas de gás

Está tudo bem. A espuma é a formação natural de pequenas bolhas de gás que se formam na superfície de um líquido quando ele é agitado, movimentado, fermentado ou fervido. Essas formações são simplesmente bolsões de gás da fermentação presos sob a superfície.

Caso evoluam ou estourem, podem impactar na formação do Scoby (buracos, protuberâncias), mas como falamos acima, isso não afeta o sabor ou saúde de nossa Kombucha, então fique tranquilo.

E como saber quando NÃO ESTÁ TUDO BEM COM O SCOBY?

Saiba mais: Veja nossa Galeria de Fotos de Scobys (Saudáveis ou Não)

Um Scoby espesso mostra que as leveduras e as bactérias estão crescendo e aumentando a camada de celulose em que vivem,

Sinta o cheiro da sua bebida com frequência e use isso como uma verificação para ver se está tudo bem, ao invés da aparência de SCOBYs. Os SCOBYs variam muito na aparência, desde os brancos bem jovens, até os mais velhos de aparência nojenta!

Quer uma AVALIAÇÃO de nossa Equipe para saber se seu SCOBY está adequado? Clique aqui e mande um zap  com as Fotos (Mínimo de 6: superfície e lateral do recipiente e se quiser, dos Scobys Filhos também!).

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não tem seu Scoby 8 cm ou nosso Kombukit? Chegou a hora de “Kombuchar” com a gente! Acesse os links acima e faça já seu Pedido! Mais saúde, alegria e nutrição pra você e sua família!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat