kefir-leite-morreu-contaminacao-separou-dividiu-soro-creme-azedo-cheiro-cor-talhado-contaminou-graos-doador-doacao-duvida-1

Será que meu Kefir morreu? Veja a Galeria de Fotos

Uma das principais preocupações entre os Cultivadores de Grãos de Kefir de Leite é essa: “Será que meu Kefir morreu?“. Sim, isso pode acontecer, mas são casos bem raros e que ilustraremos pra vocês.

De modo geral, frequentemente nos procuram quando ocorre a ‘Coagulação Ácida’, que é o fenômeno de separação de substâncias, ficando no pote um precipitado sólido (Creme/Coalho) e o líquido na parte inferior (Soro).

A fase sólida, que fica na parte superior, uma espécie de “queijinho furadinho”, chamamos de Kefir Leban ou Kefiran, uma espécie de proteção natural dos Grãos.

A fase líquida, que fica na parte inferior, que é transparente ou amarelado-esverdeado, chamamos de Kefiraride, Soro do Kefir de Leite ou Whey Protein Natural, já que é fonte de proteínas de alto valor biológico.

Nesse período provavelmente o pH está baixo (menor que 4,0) indicando alta acidez e talvez não esteja bom para consumo, mas fica à seu gosto pessoal. Apenas misture bem, coe, consuma ou leve para refrigeração.

Essa ocorrência da coagulação pode variar e depende do leite, da quantidade de grãos, temperatura local ou tempo de fermentação (em geral acima de 24h, mas pode começar a ocorrer em 12 horas).

Por quê isso acontece?

Motivo 1: Seus grãos cresceram, mas a quantidade de leite está baixa, não suprindo o teor de nutrientes necessários para uma fermentação correta, equilibrada. Solução: Aumente a proporção de leite para o próximo ciclo.

Motivo 2: Temperaturas constantes acima de 28 graus aceleram o processo de fermentação, demandando maior nutrição dos grãos. Solução: Deixe 12h em temperatura ambiente e outras 12h em refrigeração.

Motivo 3: Evite deixar fermentando mais do que 36h, exceto se o clima está frio, abaixo de 15 graus constantes. Os grãos podem ser danificados nesse ambiente de alta acidez. Solução: Controle melhor o tempo de fermentação.

Confira nossa Galeria de Fotos e aprenda mais!

FOTOS RECIPIENTES DE FERMENTAÇÃO – KEFIR DE LEITE COM COAGULAÇÃO ÁCIDA

FOTOS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE

SINAIS DE QUE SEUS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE ESTÃO MORTOS, CONTAMINADOS, ESTRAGADOS, RUINS, IMPRÓPRIOS, DETERIORADOS E DEVEM SER DESCARTADOS:

Odor: cheiro fétido, fedorento, podre, estragado.

Cor: azul, esverdeado, laranja, rosa, marrom. PS.: Cor amarela indica normalidade, não se preocupe.

Atividade biológica 1: Demora mais que 48h para fermentar ou não fermenta? Troque o tipo de leite por pelo menos 3 vezes. Se não funcionar, estão mortos.

Atividade biológica 2: Não se multiplica como habitualmente. Sua natureza, devido às bactérias é multiplicar, sendo observado dobrar sua quantidade no decorrer das semanas de cultivo. Se isso não ocorrer mais, estão mortos.

ATENÇÃO ÀS CONTAMINAÇÕES EXTERNAS: Formiga, moscas, barata, animais domésticos, proximidade com cigarro, produtos químicos, poeira, fumaça, odores de cozinha (fritura), entre outros.

Casos em que os Grãos de Kefir de Leite NÃO estão mortos

Formação de manta aveludada: São leveduras que algum momento podem aparecer na superfície e são indesejadas. Remova com uma colher, descarte esse leite e fique atento às contaminações externas descritas acima.

Formação de película amarelada: São gorduras do leite ou aceto-bactérias que formaram colônia na superfície. Não sejam prejudiciais, apenas misture tudo e consuma normalmente.

Baba/gosma/meleca/viscosidade: É o Kefiran, um gel polissacarídeo, que serve como proteção dos grãos contra contaminações. Então, fique tranquilo, eles estão super saudáveis.

Não está ficando cremoso: Para isso ocorrer é necessário equilíbrio da temperatura e proporções corretas, o que nem sempre é exato. Em geral se consegue isso deixando maturar pelo menos 24h na geladeira, então está ok!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Quer uma AVALIAÇÃO de nossa Equipe sobre sua Fermentação e Grãos de Kefir de Leite? Clique aqui e mande um zap pra gente com as Fotos (Mínimo de 5, sendo dos Grãos na Peneira e também da Lateral do recipiente).

Ainda não tem seus Grãos de Kefir de Leite? Obtenha aqui o seu e comece o quanto antes suas Fermentações!

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

  • Rosangela Santos moraes Reply

    Muito obrigado pela ajuda ok

    24 de dezembro de 2019 em 00:33
    • Probióticos Brasil Reply

      Grato a você, Rosangela pelo envio das fotos do seu Kombucha e solicitação de ajuda. É muito bom poder contribuir com a cultura probiótica no Brasil! Até mais!

      27 de dezembro de 2019 em 14:59

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat