scoby--de-kombucha-fungo-mofo-saudavel-ruim-estragou-contaminado-contaminou

Será Mofo na Kombucha? Galeria de Fotos

Só de pensar nessa palavra, o coração de qualquer Kombucheiro novato se aflige! Mas esse medo, em grande parte, é  infundado já que o aparecimento de mofo  numa fermentação adequada é relativamente raro.

Por falta de conhecimento ou por informações erradas na Internet, muitos desanimam ou se intimidam na arte da fermentação de Kombucha , com receio de não conseguir produzir corretamente sua bebida fermentada.

VOCÊ SABIA? Que a formação de um SCOBY não é necessária para fazer um Kombucha de qualidade?

Isso mesmo! Ele tem várias finalidades: 1) Proteção física, uma barreira natural para que microrganismos nocivos não penetrem no líquido. 2) Indicativo de uma fermentação adequada, o resultado visível da interação do Scoby-Mãe com os componentes do chá, açúcar e starter nesse ambiente de baixo pH. 3) Descendente de gerações futuras de novos Scobys; em geral são mais jovens, vivos e fortes, visando a perpetuação do colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

A microbiologia do SCOBY é fascinante mas também variável, já que se trata de fermentação selvagem, podendo se comportar diferente de acordo com o ambiente (local, temperatura,tempo), ingredientes (água, chá, açúcar).

Muitas vezes podemos confundir a formação normal de um SCOBY (irregular, estranha, não uniforme, fina, com bolhas) com alguma contaminação e então descartar de forma desnecessária! Alguns aspectos como bolhas

Sim! Há boas razões para ter cuidado, pois a contaminação pode deixar seu SCOBY doente, mas tudo o que você precisa para obter excelentes resultados é de 1) processos corretos e 2) paciência!

Saiba mais: Como evitar o surgimento do mofo em seu Kombucha?

Confira nossa Galeria de Fotos , uma coleção de imagens coletadas em alguns sites, mas sua maioria proveniente de nossos clientes e outros cultivadores de Kombucha. Somos gratos a todos vocês por compartilhar e buscar excelência e novos aprendizados. Pra nós da Probióticos Brasil, isso é incrível!

Veja abaixo então: Se seu Scoby apresenta foco de mofo, leia. Saiba mais: Scoby com Mofo: O que fazer?

Quer uma AVALIAÇÃO de nossa Equipe para saber se seu SCOBY está adequado? Clique aqui e mande um zap  com as Fotos (Mínimo de 6: superfície e lateral do recipiente e se quiser, dos seus filhos Scobys também!).

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

SCOBYS COM MOFO

SCOBYS SAUDÁVEIS

FOTOS ATUALIZADAS em 03/04/2020

 

 

Compartilhe este Artigo

Comments (20)

  • leci Reply

    sou novata .Ganhei de minha irmã o combucha., mas ainda não trocamos idéias específicas sobre isso. Busquei primeiro na internet e encontrei essa explicação excelente. obrigada

    23 de maio de 2019 em 23:06
    • Probióticos Brasil Reply

      Que ótimo, Leci! Grato por compartilhar e boas experiências com Kombucha pra você! Conte com a gente.

      24 de maio de 2019 em 11:38
  • Camila Reply

    Obrigada pelas fotos. Achei que o meu estava contaminado, mas pela segunda foto das kombuchas saudáveis vi que era por conta da temperatura.

    29 de maio de 2019 em 15:30
    • Equipe Probióticos Brasil Reply

      Que bom, Camila! Ficamos felizes que seu Scoby está ótimo e saudável! Conte com a gente sempre que quiser.

      29 de maio de 2019 em 18:24
  • Debora Reply

    Pessoal, meu Scoby parece saudável (liso e brilhoso), mas na segunda fermentação aparecem pontinhos brancos na superfície do líquido. Isso pode ser fungo também? Na dúvida, eu tenho descartado tudo.

    8 de julho de 2019 em 10:11
  • Diogo Reply

    Muito grato pelo trabalho de vocês e pelo Scoby para Kombucha que comprei com vocês. Tô bem feliz!

    15 de outubro de 2019 em 02:14
    • Probióticos Brasil Reply

      Legal, Diogo! Ficamos bem felizes e gratos pelo seu comentário e apreciação. Conte sempre conosco e visite o Blog regularmente pra aprender mais. =)

      17 de outubro de 2019 em 09:54
  • Tania Reply

    A minha kombucha fica embaixo e uma película estranha vai se formando em cima? Na minha segunda fermentação coloquei suco de uva e se criou uns fios pretos, isso é normal?

    18 de dezembro de 2019 em 17:59
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Tania. Sim, essa película na superfície do recipiente é o novo Scoby em formação. Sobre os ‘fios pretos’ na 2F, provavelmente são resíduos de levedura da 1F que não foram coados e estão ativos durante esse processo.

      20 de dezembro de 2019 em 14:25
  • Miguel Reply

    Estou usando a proporção de 2,5 litros de agua mais uns 500 ml do starter e colonia(total 3 litros) para 1 xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de cha verde/preto. Essa proporção é adequada? Obrigado

    21 de dezembro de 2019 em 04:15
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Miguel. Tudo bem? Nossa recomendação para o Preparo de Kombucha é 5g de Chá / 1 litro, 50g de açúcar / litro, 10% de Starter em relação ao volume total. Aprenda mais sobre Produção Artesanal de Kombucha no BLOG e também nesse Curso Online.

      22 de dezembro de 2019 em 15:27
  • Brigido Reply

    Como faço pra entrar em contato com vocês, mandar foto para avaliação?

    22 de dezembro de 2019 em 14:27
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Luiz! Temos os links do WhatsApp e E-mail ali em cima na matéria. Estamos aguardando suas fotos.

      27 de dezembro de 2019 em 15:00
  • Fabiana Reply

    Fiz a primeira preparação. Após tirar a kombucha da geladeira, deixei a colônia cair no chá, de mau jeito, e ela afundou. Será que ainda pode dar certo? Ou devo descartar tudo?

    5 de janeiro de 2020 em 19:05
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Fabiana. Os Scobys seguem a mesma lei da física sobre a Densidade, que determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Nossa comparação é com o Scoby na água, ou seja: Densidade maior: mais pesado; Densidade menor: mais leve. Se o Scoby subir / flutuar, a densidade dele está menor em relação à água. Se o Scoby descer / afundar, a densidade dele está maior em relação à água. Se o Scoby ficar no meio do recipiente, nem flutuar, nem afundar, a densidade dele está equilibrada / congruente em relação à água. Então, pode ficar tranquila em qualquer um dos casos.

      6 de janeiro de 2020 em 10:40
  • Paula Reply

    Parabéns pelo trabalho. Artigo muito bem escrito e esclarecedor. Mandei algumas fotos, por E-mail, pois sou novata nesse processo. Passei a fazer Kombucha para o meu próprio consumo e estou na minha segunda produção; porém, diferentemente da primeira, essa segunda produção apresenta alterações que eu gostaria de confirmar se a minha colônia mãe foi contaminada ou se são apenas as leveduras. Desde já agradeço pela gentileza da avaliação. Abraços

    9 de fevereiro de 2020 em 07:22
    • Probióticos Brasil Reply

      Muito bom, Paula! E grato mesmo pelo carinho das palavras de incentivo. Já respondemos na ocasião a sua dúvida e estamos em contato pra te ajudar. Conte conosco para que seu Kombucha fique cada vez melhor! Wow!

      9 de fevereiro de 2020 em 17:09
  • EDDA BINS Reply

    Boa tarde, iniciando o mundo da kombucha e as fotos era tudo o que eu precisava para ter a noção se os meus estão saudáveis. Quase descartei todos ontem, porque estão feios. Nos youtubers da vida, todos são tão lisinhos e perfeitos. Muito obrigada!

    21 de fevereiro de 2020 em 14:38
    • Probióticos Brasil Reply

      Ah, sim Edda! Fundamental conhecer a saúde dos seus Scobys, especialmente durante o processo de fermentação, já que podem influenciar negativamente a nossa saúde caso não esteja adequado. Sobre ficarem lisinhos/perfeitos, isso é mais uma questão estética do que qualidade/sabor do produto final. Podemos ter Scobys mal formados e bebidas deliciosas e o contrário, Scobys lisinhos e bebida avinagrada/acética. O que manda é uma boa colheita no período correto. Boas fermentações pra você!

      22 de fevereiro de 2020 em 09:01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat