scoby--de-kombucha-fungo-mofo-saudavel-ruim-estragou-contaminado-contaminou

Será Mofo na Kombucha? Galeria de Fotos

Só de pensar nessa palavra, o coração de qualquer Kombucheiro novato se aflige! Mas esse medo, em grande parte, é  infundado já que o aparecimento de mofo  numa fermentação adequada é relativamente raro.

Por falta de conhecimento ou por informações erradas na Internet, muitos desanimam ou se intimidam na arte da fermentação de Kombucha , com receio de não conseguir produzir corretamente sua bebida fermentada.

Você sabia? Que a formação de um Scoby nem sempre é necessária para produzirmos um Kombucha de qualidade?

Isso mesmo! Ele tem várias finalidades: 1) Proteção física, uma barreira natural para que microrganismos nocivos não penetrem no líquido. 2) Indicativo de uma fermentação adequada, o resultado visível da interação do Scoby-Mãe com os componentes do chá, açúcar e starter nesse ambiente de baixo pH. 3) Descendente de gerações futuras de novos Scobys; em geral são mais jovens, vivos e fortes, visando a perpetuação do colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

Saiba mais: Socorro! Meu Scoby é feio e outras dúvidas comuns

A microbiologia de um Scoby é fascinante e também variável, já que se trata de fermentação selvagem, podendo se comportar diferente de acordo com o ambiente (local, temperatura), tempo, ingredientes (água, chá, açúcar).

Muitas vezes podemos confundir a formação normal de um Scoby (irregular, estranha, não uniforme, fina, com bolhas) com alguma contaminação e então descartar de forma desnecessária! Alguns aspectos como bolhas

Sim! Há boas razões para ter cuidado, pois a contaminação pode deixar seu SCOBY doente, mas tudo o que você precisa para obter excelentes resultados é de 1) processos corretos e 2) paciência!

Saiba mais: Como evitar o surgimento do mofo em seu Kombucha?

Confira nossa Galeria de Fotos , uma coleção de imagens coletadas em alguns sites, mas sua maioria proveniente de nossos clientes e outros cultivadores de Kombucha. Somos gratos a todos vocês por compartilhar e buscar excelência e novos aprendizados. Pra nós da Probióticos Brasil, isso é incrível!

Veja abaixo então: Se seu Scoby apresenta foco de mofo, leia. Saiba mais: Scoby com Mofo: O que fazer?

Quer uma AVALIAÇÃO de nossa Equipe para saber se seu Scoby está adequado? Mande um zap  com as Fotos (Mínimo de 6: superfície e lateral do recipiente e se quiser, dos seus filhos Scobys também!).

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

SCOBYS COM MOFO

SCOBYS SAUDÁVEIS

Compartilhe este Artigo

Comments (52)

  • leci Reply

    sou novata .Ganhei de minha irmã o combucha., mas ainda não trocamos idéias específicas sobre isso. Busquei primeiro na internet e encontrei essa explicação excelente. obrigada

    23 de maio de 2019 em 23:06
    • Probióticos Brasil Reply

      Que ótimo, Leci! Grato por compartilhar e boas experiências com Kombucha pra você! Conte com a gente.

      24 de maio de 2019 em 11:38
  • Camila Reply

    Obrigada pelas fotos. Achei que o meu estava contaminado, mas pela segunda foto das kombuchas saudáveis vi que era por conta da temperatura.

    29 de maio de 2019 em 15:30
    • Equipe Probióticos Brasil Reply

      Que bom, Camila! Ficamos felizes que seu Scoby está ótimo e saudável! Conte com a gente sempre que quiser.

      29 de maio de 2019 em 18:24
  • Debora Reply

    Pessoal, meu Scoby parece saudável (liso e brilhoso), mas na segunda fermentação aparecem pontinhos brancos na superfície do líquido. Isso pode ser fungo também? Na dúvida, eu tenho descartado tudo.

    8 de julho de 2019 em 10:11
  • Diogo Reply

    Muito grato pelo trabalho de vocês e pelo Scoby para Kombucha que comprei com vocês. Tô bem feliz!

    15 de outubro de 2019 em 02:14
    • Probióticos Brasil Reply

      Legal, Diogo! Ficamos bem felizes e gratos pelo seu comentário e apreciação. Conte sempre conosco e visite o Blog regularmente pra aprender mais. =)

      17 de outubro de 2019 em 09:54
  • Tania Reply

    A minha kombucha fica embaixo e uma película estranha vai se formando em cima? Na minha segunda fermentação coloquei suco de uva e se criou uns fios pretos, isso é normal?

    18 de dezembro de 2019 em 17:59
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Tania. Sim, essa película na superfície do recipiente é o novo Scoby em formação. Sobre os ‘fios pretos’ na 2F, provavelmente são resíduos de levedura da 1F que não foram coados e estão ativos durante esse processo.

      20 de dezembro de 2019 em 14:25
  • Miguel Reply

    Estou usando a proporção de 2,5 litros de agua mais uns 500 ml do starter e colonia(total 3 litros) para 1 xícara de açúcar e 3 colheres de sopa de cha verde/preto. Essa proporção é adequada? Obrigado

    21 de dezembro de 2019 em 04:15
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Miguel. Tudo bem? Nossa recomendação para o Preparo de Kombucha é 5g de Chá / 1 litro, 50g de açúcar / litro, 10% de Starter em relação ao volume total. Aprenda mais sobre Produção Artesanal de Kombucha no BLOG e também nesse Curso Online.

      22 de dezembro de 2019 em 15:27
  • Brigido Reply

    Como faço pra entrar em contato com vocês, mandar foto para avaliação?

    22 de dezembro de 2019 em 14:27
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Luiz! Temos os links do WhatsApp e E-mail ali em cima na matéria. Estamos aguardando suas fotos.

      27 de dezembro de 2019 em 15:00
  • Fabiana Reply

    Fiz a primeira preparação. Após tirar a kombucha da geladeira, deixei a colônia cair no chá, de mau jeito, e ela afundou. Será que ainda pode dar certo? Ou devo descartar tudo?

    5 de janeiro de 2020 em 19:05
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Fabiana. Os Scobys seguem a mesma lei da física sobre a Densidade, que determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Nossa comparação é com o Scoby na água, ou seja: Densidade maior: mais pesado; Densidade menor: mais leve. Se o Scoby subir / flutuar, a densidade dele está menor em relação à água. Se o Scoby descer / afundar, a densidade dele está maior em relação à água. Se o Scoby ficar no meio do recipiente, nem flutuar, nem afundar, a densidade dele está equilibrada / congruente em relação à água. Então, pode ficar tranquila em qualquer um dos casos.

      6 de janeiro de 2020 em 10:40
  • Paula Reply

    Parabéns pelo trabalho. Artigo muito bem escrito e esclarecedor. Mandei algumas fotos, por E-mail, pois sou novata nesse processo. Passei a fazer Kombucha para o meu próprio consumo e estou na minha segunda produção; porém, diferentemente da primeira, essa segunda produção apresenta alterações que eu gostaria de confirmar se a minha colônia mãe foi contaminada ou se são apenas as leveduras. Desde já agradeço pela gentileza da avaliação. Abraços

    9 de fevereiro de 2020 em 07:22
    • Probióticos Brasil Reply

      Muito bom, Paula! E grato mesmo pelo carinho das palavras de incentivo. Já respondemos na ocasião a sua dúvida e estamos em contato pra te ajudar. Conte conosco para que seu Kombucha fique cada vez melhor! Wow!

      9 de fevereiro de 2020 em 17:09
  • EDDA BINS Reply

    Boa tarde, iniciando o mundo da kombucha e as fotos era tudo o que eu precisava para ter a noção se os meus estão saudáveis. Quase descartei todos ontem, porque estão feios. Nos youtubers da vida, todos são tão lisinhos e perfeitos. Muito obrigada!

    21 de fevereiro de 2020 em 14:38
    • Probióticos Brasil Reply

      Ah, sim Edda! Fundamental conhecer a saúde dos seus Scobys, especialmente durante o processo de fermentação, já que podem influenciar negativamente a nossa saúde caso não esteja adequado. Sobre ficarem lisinhos/perfeitos, isso é mais uma questão estética do que qualidade/sabor do produto final. Podemos ter Scobys mal formados e bebidas deliciosas e o contrário, Scobys lisinhos e bebida avinagrada/acética. O que manda é uma boa colheita no período correto. Boas fermentações pra você!

      22 de fevereiro de 2020 em 09:01
  • Roberta Reply

    Ai que triste descobrir essa página 20 minutos depois de descartar um baby scoby que, agora eu sei, estava perfeito, cheinho de leveduras.
    Bom, agora é começar tudo de novo!

    28 de março de 2020 em 16:56
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Ah, Roberta… que peninha mesmo =(, bom mas agora que já sabe a fonte de onde obter informações corretas sobre o Cultivo de Kombucha e Como cuidar do seu Scoby, só voltar aqui e pesquisar. Grato pelo carinho!

      7 de fevereiro de 2022 em 16:16
  • Ester Reply

    Esqueci o açúcar posso colocar depois lembrei já tinha passado 3 dias.

    15 de abril de 2020 em 00:58
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Ester. Sim, pode sem nenhum problema, só fique atenta agora ao novo tempo de fermentação para que dê tempo de reduzir essa sacarose e transformar nos ácidos benéficos da Kombucha. Sucesso nas fermentações!

      9 de fevereiro de 2022 em 18:01
  • Ester Reply

    Boa noite. Estou fazendo meu primeiro Scooby. Já tentei duas vezes mas acho q meu chá não tinha muito açúcar. Agora a bebida está se modificando a casa dia mas não sei se formando um scooby ou mofando. Eu poderia mandar uma foto pra você me ajudar ? Estou quase jogando fora e começando de novo.

    15 de abril de 2020 em 18:40
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Ester. Sim, claro. Acesse nosso WhatsApp e nos envie informações de sua Fermentação de Kombucha e também fotos do Scoby em formação e vamos te ajudar!

      10 de fevereiro de 2022 em 10:20
  • Sidalva Reis Silva Reply

    Comprei minha colônia recentemente, mas não sei se está saudável, como faço pra saber??

    3 de junho de 2020 em 22:05
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Silvada. Para saber se seu Scoby de Kombucha está bom, saudável, contaminado, envie fotos dele para nosso WhatsApp e podemos responder também.

      11 de fevereiro de 2022 em 15:55
  • Matheus Reply

    Tenho Jun do Mel, parecido com kombuchá, deixei uma semana fui olhar estava com mofo, coloquei em baixo da torneira , lavei e tirei a película que estava mofada, ele ficou bem , não teve mais problemas, fiz certo? ,

    15 de junho de 2020 em 05:00
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Matheus. Tudo bem? Não recomendamos, já que o mofo começa de baixo pra cima, então já uma reação no próprio líquido da Kombucha. Você somente lavou, mas de forma macroscópica, não microscópica.

      11 de fevereiro de 2022 em 15:57
  • maria celeste laporte Reply

    Menino, ficou bem difícil para iniciantes distinguir, eu achava que o saudável era gordinho e perfeito, agora……, não sei mais qual é qual.
    Eu fiz um scoby do zero, comprei kombucha pronta sem sabor,no Pão de Açucar, e depois de 20 dias fez uma película fininha, então iniciei o segundo passo, fazer a Kombucha, percebo que se está formando nova camadinha, porém a outra ficou feia, estranha, o sabor está adocicado e azedinho, não sei se está correto.
    Como fica o sabor, quando mofa, muda muito ?
    Preciso de mais, para saber se está tudo bem…

    22 de junho de 2020 em 13:33
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Maria Celeste. Precisa mesmo identificar o que é mofo, porque não é difícil de saber mas o processo de fazer Kombucha a partir de Garrafas, pode ser um pouco arriscado, já que o teor de leveduras necessárias e também o pH precisa ser bem certinho, pra não ocorrer mofo.

      11 de fevereiro de 2022 em 16:01
  • Emanuelle Albuquerque Reply

    Olá meu Scoby-mãe está normal mais no pote dele em cima tem casquinhas meio brancas oque pode ser é normal?

    2 de julho de 2020 em 11:17
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Emanuelle. Grato pelo contato. Então, o ideal é mandar suas Fotos para nossa Equipe e vamos avaliar a saúde do seu Scoby de Kombucha, pode deixar. Manda um WhatsApp pra gente.

      13 de fevereiro de 2022 em 18:53
  • Tatiana Corsini Reply

    O que fazer no caso da Kombucha se contaminar, aparecer larvas? Jogar tudo fora? ou descartar o líquido, lavar bem o scooby e começar uma nova fermentação?

    3 de agosto de 2020 em 19:09
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Tatiana. Tudo bem? DES-CAR-TAR TUDO e iniciar principalmente com novo Líquido Starter e também novo Scoby. Nunca tente salvar esse tipo de ocorrência, é bem perigoso! Lembre-se que são microrganismos e não temos como saber se nossa Kombucha está ou não contaminada a olho nu, ok?

      14 de fevereiro de 2022 em 08:36
  • Daiane Bispo Ferreira Reply

    me ajudou muito , fiquei muito assutada vendo o meu novo scoby se formando, pensei que tinha dado errado…. ja estava triste….

    18 de agosto de 2020 em 09:57
  • Thayse Reply

    Muito esclarecedor esse post. Meu scoby estava com um negócio preto, mas já vi numa foto que é saudável. Ufa! Rsrs. Abraços e muito obrigada!!

    30 de agosto de 2020 em 12:09
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Thayse! Ah, que legal. Ainda bem, né? rs. Ótimo saber que pudemos ajudar em saber que seu Scoby de Kombucha está saudável. Conte com a gente!

      15 de fevereiro de 2022 em 22:27
  • Márcia Reply

    Bom dia!! Fotos muito boas e que nos ajudam muito a identificar possíveis contaminações. Tenho culturas no chá de hibisco e me ajudou muito as fotos que eu vi de vocês! Muito agradecida.

    6 de setembro de 2020 em 12:58
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Márcia! Ah, que legal! Ficamos felizes que as fotos de Scobys e Kombuchas te auxiliem a identificar possíveis focos de mofo em sua produção caseira. Sucesso nas suas fermentações e vamos kombuchar! =)

      14 de fevereiro de 2022 em 18:58
  • Julio Reis Reply

    Esse post salvou minha kombucha! Estava com receio de estar contaminada mas olhando as fotos vi que ela está muito saudável! Parabéns pelo trabalho!

    15 de setembro de 2020 em 16:59
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Julio. Puxa, que bacana poder te ajudar nessa questão de seu Scoby de Kombucha não estar contaminado. É um alívio, né? rs. Conte com a gente!

      16 de fevereiro de 2022 em 14:29
  • Luciene Batista Ferreira Reply

    Mais uma vez obrigada pela atenção, seus artigos sobre kombucha são muito esclarecedores!!! Tirei todas minhas dúvidas .

    27 de setembro de 2020 em 22:42
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Luciene! Puxa, que legal seu carinho e feedback. É muita alegria ajudar tantas pessoas que estão iniciando ou já tem prática com o Cultivo Caseiro de Kombucha. Escreva-nos sempre!

      17 de fevereiro de 2022 em 10:19
  • Michelle Reply

    Posso beber o chá depois da primeira fermentação , sem passar pela segunda?

    19 de outubro de 2020 em 00:33
  • Maria Reply

    Uau… obrigada pelas informações! Adoro fazer Kombucha para meu próprio consumo. Ia jogar meus scobys todos fora, achando que estavam contaminados. Com as fotos finais percebi que meus scobys estão saudáveis! Isso é maravilhoso! Amei as informações, me ajudou bastante!

    20 de dezembro de 2021 em 08:12
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Maria. Que legal seu retorno. Importante mesmo buscar informações corretas sobre como fazer sua Kombucha em casa de maneira saudável e sem risco de contaminação de seus Scobys. Sucesso e conte com a gente!

      23 de fevereiro de 2022 em 09:56
  • Maria neto Reply

    Ganhei um Scoby de Kombucha e fiz certinho, só que ele está no fundo do vidro. É normal, ou fiz algo arrado?

    29 de dezembro de 2021 em 18:05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat