scoby-kombucha-excesso-excedente-extra-muitos-quantidade-que-fazer-receita-jogar-fora-fungo-obter-comprar-adquirir-doador-doacao-2

Scobys de Kombucha em Excesso: O que fazer?

Tenho muitos Scobys sobrando, o que fazer? Estou com Scobys excedentes.

Se você está iniciando a produção de Kombucha, já percebeu que a cada ciclo de fermentação, uma nova colônia-filho pode ser gerada na superfície do seu recipiente. E quando a quantidade de Scobys vai aumentando… o que fazer com tantos deles? Muita calma nessa hora porque “nem só de Kombucha vive um Scoby!

O que fazer com Scobys de Kombuchs em excesso? 

Sugestão 1: Faça seu Scoby Hotel

Elaboramos uma matéria bem legal sobre o assunto. Clique aqui e aprenda como fazer o seu!

Sugestão 2: Experimente outros Tipos de Chá

Além do Chá Verde, Chá Preto, Chá Branco ou Chá Oolong (bases do Kombucha) você pode fermentar seu Scoby em  Chá Mate, Chá de Hibisco, Capim Limão, Erva-Doce, Erva Cidreira ou qualquer outro Chá que desejar, além de adaptações em Suco de Frutas (conhecido como Kombucha do Himalaia) ou Mel (conhecido como Jun). Alguns experimentos legais podem ser feitos com Café e até Cevada em Grãos.

Importante: Essas adaptações alteram o perfil microbiológico dos Scobys, use sempre o mesmo tipo de chá para esse Scoby, mas nunca coloque-o no Scoby Hotel com o seu Chás base, reserve-os em outro Pote.

Sugestão 3: Compartilhe

Fale com amigos e parentes sobre sua experiência e compartilhe essa riqueza! Faça também seu Cadastro em nossa Listagem Nacional de Doadores de Kombucha. Ao fazer sua doação, entregue também o nosso MANUAL DE CULTIVO e oriente o novo Adotante o sempre que precisar.

Sugestão 4: Use em Receitas ou consuma Puro.

Um estudo feito por Murugesan et al. (2005) afirma que o Scoby pode ter até 18% de proteína, 12% de fibra bruta, 4% de fósforo e 6% de cálcio. É um ótimo alimento! Em nossa Seção RECEITAS você encontrará algumas ideias.

Mesmo puro adicionado em lanches saudáveis ​, salgados ou doces, ficam ótimos! Eles são um pacote em camadas de celulose, bactérias, leveduras e açúcar, com baixíssimas calorias. Ao serem processados num liquidificador, por exemplo, perdem sua textura ‘borrachuda’ e apreciados crus, acrescentam seus fortes benefícios probióticos.

Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo.

Sugestão 5: Ofereça como Petisco Animal 

Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole. Higienieze-os com água para retirar parte da acidez, corte em cubinhos com uma faca limpa ou processe num liquidificador / mixer até virar um purê e ofereça ao seu animal. Muitas pessoas utilizam para animais de estimação (gato, cachorro) e até para animais de criação (galinhas, porcos). ATENÇÃO: A acidez do Scoby pode não ser legal para gatos e cachorros, então informe o seu MÉDICO VETERINÁRIO sobre seu interesse em oferecer Scoby..

Sugestão 6: Utilize como Adubo ou em sua Composteira

Um Scoby pode ajudar na renovação e nutrição da terra seja para suas plantas, horta ou composteira. Higienieze-os com água para retirar parte da acidez, processe no liquidificador / mixer até virar um purê e misture bem na terra, já que o odor acético proveniente do Scoby pode atrair facilmente insetos como drosófilas (moscas de banana).

Sugestão 7: Substituto do peixe cru  – Sushi / Sashimi Vegano

Com textura semelhante à lula crua, o Scoby pode ser cortado em pedacinhos e consumido com nori, ceviche, arroz, legumes. Use sua criatividade! Para maiores benefícios consuma-o cru, sem processamento térmico.

Sugestão 8: Máscara facial

Use o Scoby inteiro, preenchendo seu rosto ou faça como aquelas ‘máscaras de lama’, adicionando um pouco de argila e deixe por até 10 minutos. Alguns ácidos e enzimas ativam a circulação local e esfoliam levemente, ajudando na remoção de células mortas, além de deixar pele macia e suave. ATENÇÃO: Antes de qualquer procedimento, informe seu DERMATOLOGISTA ou MÉDICO.

Sugestão 8: Ação cicatrizante

Se sofreu algum corte ou arranhão, coloque um pequeno pedaço de Scoby sobre o ferimento. As culturas bacterianas benéficas inibem a infecção e atuam como cicatrizante natural. Sua leve acidez não causa dor, fique tranquilo.

Existem usos dermatológicas e relatos pontuais de uso prolongado de Scoby, por meio de um cataplasma, aplicado três vezes ao dia, por 15 minutos com excelentes efeitos cicatrizantes! Fale com seu DERMATOLOGISTA.

Tem mais sugestões de uso de Scoby de Kombucha? 

Mande um zap pra gente contando suas experiências e aplicações dos Scobys Extras / Excedentes e vamos inserir aqui com seus Créditos. Será bem legal esse compartilhamento.

Murugesan G.S., Sathishkumar M., Swaminathan K. 2005. Supplementation of waste tea fungal biomass as a dietary ingredient for broiler chicks. Bioresource Technology, 96(16): 1743-8

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não tem sua cultura Scoby? CLICA AQUI!, puxa vida! Está na hora de entrar nesse universo incrível dos alimentos fermentados e produzir sua própria bebida rica, biogênica e probiótica!

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

  • Catalina Reply

    Olá, com relação a oferecer scoby aos cães e gatos, não ficou claro se é bom ou não.

    Outra dúvida: sendo ácido o scoby não deve ser bom para plantas que preferem solo alcalino ou neutro, não é? O composto orgânico normalmente já é acido, acredito.

    Poderia me esclarecer esses pontos? Gostaria de usar o scoby para esses fins mas fiquei receosa. Obrigada

    14 de março de 2020 em 23:17
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Catalina. Vamos lá! 1) Os Pets podem sim consumir Scoby de Kombucha excedente, a única ressalva é a questão do pH mesmo, que não pode estar muito alto, mas se você higienizar e triturar bem, adicionando a outros alimentos do cão ou gato, pode oferecer, sim. 2) Segue o mesmo princípio, mas em geral o mais ácido é o Líquido Starter, em menor proporção o Scoby.

      7 de fevereiro de 2022 em 16:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat