kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-gas-gaseificacao-1

Como fazer a segunda fermentação da Kombucha?

Como fazer a segunda fermentação da Kombucha?

Após o término da primeira fermentação de sua Kombucha, você poderá saborizar e até produzir um refrigerante natural usando a segunda fermentação, um processo bem divertido e repleto de possibilidades.

Assim como os vinhos e espumantes, a Kombucha também possibilita a alteração do seu sabor e do resultado final através de algumas técnicas.

Um dos maiores benefícios de fazer seu próprio Kombucha em casa é a possibilidade de influenciar o sabor de sua Bebida Pronta, fermentada pelo SCOBY, além de criar novas combinações para você e sua família se deliciarem!

Você pode adicionar Aromas, alterar o Tipo de Chá ou até ajustar Tempo de Fermentação para obter resultados diferenciados. Os processos podem ser combinados, mas são distintos. Entenda qual o objetivo de cada um:

A saborização ou aromatização é a adição de sabores  ouna Kombucha Pronta. A 2ª Fermentação, pode ou não ter novos sabores e tem geralmente o objetivo de criar um efeito gaseificado.

Na 2ª Fermentação, as leveduras já existentes na Kombucha Pronta são alimentadas pelos açúcares (*) contidos no sabor escolhido, transformando-os em gás carbônico, permitindo a produção de gases de fermentação, resultando em uma bebida probiótica levemente carbonatada (gaseificada), pela qual é frequentemente conhecida, sendo um ótimo substituto do refrigerante, mas com propriedades biológicas e naturais muito superiores!

Saiba mais: Como formar gás na Kombucha?

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-2

COMO INFLUENCIAR O SABOR DO KOMBUCHA

Opção 1. Escolha um chá diferente
O Tipo de Chá utilizado na 1ª Fermentação do Kombucha pode alterar o sabor final, mesmo sem a adição de aromas adicionais. Do verde, ao preto ou branco, cada variedade confere seu diferencial.

Experimente também combinações em Blend (50% de um e 50% de outro) ou faça sua própria mescla de proporções. Você encontrará sabores bem especiais.

SAIBA MAIS: Quais Tipos de Chá posso utilizar para fazer Kombucha?

Opção 2. Modifique o tempo de fermentação
Quanto mais tempo o Scoby e o Líquido Starter fermentarem, menos doce e mais ácida / vinagrada será a bebida. Por isso, em nosso clima brasileiro com média de 20 a 30°C, recomendamos fermentação mínima de 5 a 8 dias.

Dica: Após 5 dias, comece a provar sua Kombucha, usando uma colher de plástico, inox, um canudo, uma seringa ou até uma pipeta. Quando o sabor atingir a doçura ou acidez desejada, interrompa o processo despejando a Kombucha Pronta em garrafas ou recipientes para dar sabor OU seguir para 2ª Fermentação OU beber puro.

Opção 3. Adicione sabor / aroma

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

-> Kombucha Pronta após a 1ª Fermentação (Remover o Scoby)
-> Sabor de sua preferência – Veja abaixo: OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA
-> Garrafa PET (Plástica) com Tampa

MODO DE PREPARO
1. Coloque um pouco da Kombucha Pronta dentro da Garrafa PET.

2. Adicione a Saborização de sua preferência.

3. Complete a Garrafa com o restante da Kombucha Pronta, deixando de 2 a 3 dedos de distância da tampa.

4. Caso não queira uma bebida gasosa, leve à geladeira. Caso queira uma bebida gasosa, tampe bem a garrafa e deixe fermentando fora da geladeira de 24 a 72 horas ou até que perceba o endurecimento da garrafa.

5. Após a carbonatação, leve à geladeira pelo menos 12h para ficar bem geladinho.

6. Abra com cuidado a Garrafa, o conteúdo pode estar sob pressão. Deguste e aprecie seu novo Kombucha!

RECOMENDAÇÕES:

  • “Arrote” a Garrafa pelo menos 1x por dia para liberar a pressão. (Para “arrotar”, basta abrir lentamente o recipiente para liberar o gás e selar novamente).
  • Se sua garrafa ficou rígida e está com medo de abrir, coloque uma toalha por cima da garrafa e abra a tampa, liberando o gás suavemente. Se preferir abre sobre a pia ou em local mais seguro pra você.

Saiba mais: Escolhendo Garrafas para Armazenar Kombucha

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-4

OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA

Um bom equilíbrio fica entre 10 até 20% de sabor em relação ao volume de Kombucha Pronta.

Suco de Fruta: ½ copo (100 ml) a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.Uva, Manga, Pêssego, Goiaba.

Frutas Secas ou Desidratadas: Adicione 15g (1 colher sopa) a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: 20 uvas passas ou 4 ameixas ou 3 tâmaras ou 3 damascos.

Frutas Frescas ou Congeladas: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: 1 maçã ou 1 laranja ou 1 pera ou 1 goiaba  ou 1 pêssego pequeno. 5 morangos ou 1 fatia de melão picado.

Cascas de frutas cítricas: Adicione uma ou duas tiras de casca de laranja ou limão ou Ou  1 colher de (sopa) de raspas. Prefira frutas orgânicas, sem pesticidas.

Gengibre: 1-2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado ou fatiado a cada 1 litro de Kombucha Pronta.

Vegetais Frescos: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: Beterraba, Cenoura, Batata Yakón.

Chás Diversos: ½ copo (100 ml) de chá pronto a cada 1 litro de Kombucha Pront\. Ex.: Camomila, Hortelã, Erva Cidreira, Hibisco, Canela, Chá Indiano, Frutas Vermelhas, entre outros.

Ervas e Especiarias: Adicione pequenas porções / punhado à gosto. Ex.: Canela, Cravo, Cardamomo, Lavanda, Alecrim, Anis Estrelado, Baunilha, Noz-Moscada.

EXTRAÇÃO A FRIO – UM TRUNFO DA SABORIZAÇÃO

Saborizações como Frutas Secas, Ervas, Flores, Vegetais, Flores de Chá, Gengibre, Cascas tem melhores resultados se extraídos pela Técnica de Extração a Frio, muito comum no preparo de bebidas e drinks comerciais.

COMO FAZER? Em um Recipiente de Vidro com Tampa despeje até 200 ml do sua Kombucha Pronta, coloque o sabor desejado, tampe e leve à geladeira por até 12h ou temperatura ambiente por até 6h. Coe a bebida, retirando o sabor utilizado, despeje junto com o restante de sua Kombucha Pronta e siga normalmente o Passo a Passo do Envase, Refrigeração ou Consumo .

POSSO APENAS  SABORIZAR A KOMBUCHA PRONTA SEM A FORMAÇÃO DE GÁS?

Sim, essa é uma ótima opção também! Adicione o sabor desejado e leve para a geladeira imediatamente. O processo de fermentação continuará em Refrigeração, mas de forma mais lenta, incorporando o aroma gradualmente.

Saiba mais: 10 ideias legais para saborizar sua Kombucha

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-3

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Se usar frutas inteiras, pique ou esmague para liberar mais sabor , removendo após 24 horas. Algumas frutas ficam viscosas depois desse período. Se usar frutas secas, verifique se são livres de conservantes e sulfitos.
  • Frutas como Abacaxi tem Leveduras Selvagens e Manga e Tâmara tem alto teor de frutose e formam muito gás carbônico. Use com critério!
  • Limite o tempo da 2ª Fermentação, no máximo, por 3 dias para que o sabor não fique intenso ou até amargo.

Saiba mais: Kefir de Água vs. Kombucha: Diferenças e Semelhanças

ATENÇÃO: Não consuma Kombucha apenas por modismo, indicação médica, remédio ou uma opção mais barata de probiótico. Se isso for sua motivação, é melhor repensar! Faça dele uma oportunidade de contato com um alimento vivo, natural e principalmente que você tenha gosto, vontade, interesse em consumir e melhorar sua saúde, a partir de suas experiências e resultados fermentativos prazerosos e deliciosos.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Há um milhão de formas diferentes de dar sabor ao seu Chá Fermentado pelo Scoby  Sua única limitação é a sua imaginação. Você tem outras ideias para aromas? Escreva pra gente!

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que era possível fazer essa Bebida tão versátil com um Scoby (Kombucha)? Legal, né? Se ainda não tem o seu clica aqui e peça o seu ou adquira logo um KOMBUKIT.

Já produz Kombucha e quer se Profissionalizar? Faça o Curso Básico e depois procure-nos para o Avançado!

Compartilhe este Artigo

Comments (12)

  • ALESSANDRO LINS Reply

    Bom dia.
    Sobre a nova IN do MAPA, exclusiva para produção industrial de kombuchas, assim como já visto em outros países, a bebida não pode mais ser enquadrada como PROBIÓTICA. Os produtos originados pela fermentação que justificam suas atividades funcionais.
    Acredito que isso estimule uma pesquisa ampla para saber quais as substâncias ativas e em que nível estão no produto. Análises serão fundamentais para uma segurança alimentar.
    Que bom que o mercado está se profissionalizando.

    15 de setembro de 2020 em 10:25
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Alessandro! Ótima observação, isso mesmo! Grato pela contribuição com essas informações sobre o Mercado de Kombucha e Bebidas Fermentadas!

      16 de fevereiro de 2022 em 14:29
  • Elaine Reply

    Posso usar sucos prontos para a saborizacao, ou polpa de fruta?

    23 de setembro de 2020 em 15:14
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Elaine. Sim, é possível usar tanto suco quanto polpa de fruta para saborizar, fazer a segunda fermentação de Kombucha. Prefira usar o mais natural possível para manter a proposta saudável da Kombucha, ok?

      16 de fevereiro de 2022 em 14:25
  • Vanessa Reply

    Qual a quantidade que devemos beber ao dia?

    15 de dezembro de 2021 em 14:30
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Vanessa. Em relação a quantidade que podemos tomar de Kombucha diariamente é muito individual, não há um padrão. Sugerimos que, pelo nível de microrganismos presentes, caso seu cultivo tenha sido correto, não ultrapasse 1000ml, mas depende de sua tolerância mesmo.

      23 de fevereiro de 2022 em 09:58
  • Elaine Cristina Guilherme de Paula Reply

    Na verdade não é um comentário, é uma pergunta, quero muito saber se posso fazer chá mate para o Scooby?

    6 de janeiro de 2022 em 16:55
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Elaine. Grato pelo contato! Pode sim, não há problema em fazer Kombucha com Chá Mate. No entanto, sempre recomendamos que faça isso com Scobys Excedentes e não misture-os novamente aos Scobys com Chá Verde ou Chá Preto.

      10 de fevereiro de 2022 em 13:43
  • Allan Reply

    Na segunda fermentação eu normalmente deixo de 2 a3 dias fora da geladeira e 2 dentro da geladeira antes de tomar ,mas eu percebi que alguns sabores :uva,pêssego , limão etc ,ficando formando leveduras dentro da garrafa de plástico , tem algo que eu possa fazer pra não ter que coar sempre antes de tomar ?

    23 de janeiro de 2022 em 11:02
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Allan. Tudo joia? Sim, isso ocorre, basicamente por 2 motivos: 1) Falta de coar bem antes de envasar, assim você reduz significativamente a quantidade de leveduras. 2) Frutas com mais de frutose, como a uva e pêssego. Verifique esses parâmetros.

      10 de fevereiro de 2022 em 13:42
  • Conceição Coelho Reply

    Amei suas informações, extremamente valiosas!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Um grande abraço!

    25 de janeiro de 2022 em 11:46
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Que legal, Conceição! Puxa, é uma alegria mesmo receber esses feedbacks, nos anima mais e mais a trazer novos conteúdos de Kombucha e Alimentos Fermentados pra vocês! Sucesso!

      2 de fevereiro de 2022 em 16:31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat