kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-gas-gaseificacao-1

Saborizando e Envasando seu Kombucha

Um dos maiores benefícios de fazer seu próprio Kombucha em casa é a possibilidade de influenciar o sabor de sua Bebida Pronta, fermentada pelo SCOBY, além de criar novas combinações para você e sua família se deliciarem!

Você pode adicionar aromas, alterar o tipo de chá ou até ajustar tempo de fermentação para obter resultados diferenciados. Os processos podem ser combinados, mas são distintos. Entenda qual o objetivo de cada um:

A saborização ou aromatização é a adição de sabores ao Kombucha Pronto. A 2ª Fermentação, pode ou não ter novos sabores e tem geralmente o objetivo de criar um efeito gaseificado.

Na 2ª Fermentação, as bactérias já existentes no Kombucha Pronto são alimentadas pelos açúcares (*) contidos no sabor escolhido, transformado-os em gás carbônico, permitindo a produção de gases de fermentação, resultando em uma bebida probiótica levemente carbonatada (gaseificada), pela qual é frequentemente conhecida, sendo um ótimo substituto do refrigerante, mas com propriedades biológicas e naturais muito superiores!

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-2

COMO INFLUENCIAR O SABOR DO KOMBUCHA

Opção 1. Escolha um chá diferente
O Tipo de Chá utilizado na 1ª Fermentação do Kombucha pode alterar o sabor final, mesmo sem a adição de aromas adicionais. Do verde, ao preto ou branco, cada variedade confere seu diferencial.

Experimente também combinações em Blend (50% de um e 50% de outro) ou faça sua própria mescla de proporções. Você encontrará sabores bem especiais e diferenciados.

SAIBA MAIS: Quais Tipos de Chá posso utilizar para fazer Kombucha?

Opção 2. Modifique o tempo de fermentação
Quanto mais tempo o Scoby e o Líquido Starter fermentarem, menos doce e mais ácida / vinagrada será a bebida. Por isso, em nosso clima brasileiro com média de 20 a 30°C, recomendamos fermentação mínima de 5 a 7 dias.

Dica: Após 5 dias, comece a provar o Kombucha usando uma colher de plástico, inox ou um canudo. Quando o sabor atingir a doçura ou acidez desejada, interrompa o processo despejando a Kombucha Pronta em garrafas ou recipientes para dar sabor OU seguir para 2ª Fermentação OU beber puro.

Opção 3. Adicione sabor / aroma

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

-> Kombucha Pronto após a 1ª Fermentação (Remover o Scoby)
-> Sabor de sua preferência – Veja abaixo: OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA
-> Garrafa PET (Plástica) com Tampa

MODO DE PREPARO
1. Coloque um pouco do Kombucha Pronto dentro da Garrafa PET.

2. Adicione a Saborização de sua preferência.

3. Complete a Garrafa com o restante do Kombucha Pronto, deixando de 2 a 3 dedos de distância da tampa.

4. Caso não queira uma bebida gasosa, leve à geladeira. Caso queira uma bebida gasosa, tampe bem a garrafa e deixe fermentando fora da geladeira de 24 a 72 horas ou até que perceba o endurecimento da garrafa.

5. Após a carbonatação, leve à geladeira pelo menos 12h para ficar bem geladinho.

6. Abra com cuidado a Garrafa, o conteúdo pode estar sob pressão. Deguste e aprecie seu novo Kombucha!

RECOMENDAÇÕES:

  • “Arrote” a Garrafa pelo menos 1x por dia para liberar a pressão. (Para “arrotar”, basta abrir lentamente o recipiente para liberar o gás e selar novamente).
  • Se sua garrafa ficou rígida e está com medo de abrir, coloque uma toalha por cima da garrafa e abra a tampa, liberando o gás suavemente. Se preferir abre sobre a pia ou em local mais seguro pra você.

Saiba mais: Escolhendo Garrafas para Armazenar Kombucha

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-4

OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA

Um bom equilíbrio fica entre 10 a 15% de sabor em relação ao volume de Kombucha Pronto.

Suco de Fruta: ½ copo (100 ml) a cada 1 litro de Kombucha Pronto. Ex.Uva, Manga, Pêssego, Goiaba.

Frutas Secas ou Desidratadas: Adicione 15g (1 colher sopa) a cada 1 litro de Kombucha Pronto. Ex.: 20 uvas passas ou 4 ameixas ou 3 tâmaras ou 3 damascos.

Frutas Frescas ou Congeladas: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronto. Ex.: 1 maçã ou 1 laranja ou 1 pera ou 1 goiaba  ou 1 pêssego pequeno. 5 morangos ou 1 fatia de melão picado.

Cascas de frutas cítricas: Adicione uma ou duas tiras de casca de laranja ou limão ou Ou  1 colher de (sopa) de raspas. Prefira frutas orgânicas, sem pesticidas.

Gengibre: 2-3 colheres (chá) de gengibre fresco ralado ou fatiado a cada 1 litro de Kombucha Pronto

Vegetais Frescos: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronto. Ex.: Beterraba, Cenoura, Batata Yakón.

Chás Diversos: ½ copo (100 ml) de chá pronto a cada 1 litro de Kombucha Pronto. Ex.: Camomila, Hortelã, Erva Cidreira, Hibisco, Canela, Chá Indiano, Frutas Vermelhas, entre outros.

Ervas e Especiarias: Adicione pequenas porções / punhado à gosto. Ex.: Canela, Cravo, Cardamomo, Lavanda, Alecrim, Anis Estrelado, Baunilha, Noz-Moscada.

EXTRAÇÃO A FRIO – UM TRUNFO DA SABORIZAÇÃO

Saborizações como Frutas Secas, Ervas, Flores, Vegetais, Flores de Chá, Gengibre, Cascas tem melhores resultados se extraídos pela Técnica de Extração a Frio, muito comum no preparo de bebidas e drinks comerciais.

COMO FAZER? Em um Recipiente de Vidro com Tampa despeje até 200 ml do seu Kombucha Pronto, coloque o sabor desejado, tampe e leve à geladeira por até 12h ou temperatura ambiente por até 6h. Coe a bebida, retirando o sabor utilizado, despeje junto com o restante do seu Kombucha Pronto e siga normalmente o Passo a Passo do Envase, Refrigeração ou Consumo .

POSSO APENAS  SABORIZAR A KOMBUCHA PRONTA SEM A FORMAÇÃO DE GÁS?

Sim, essa é uma ótima opção também! Adicione o sabor desejado e leve para a geladeira imediatamente. O processo de fermentação continuará em Refrigeração, mas de forma mais lenta, incorporando o aroma gradualmente.

Saiba mais: 10 ideias legais para saborizar o seu Kombucha

kombucha-scoby-segunda-fermentacao-2-saborizacao-aromatizacao-sabor-fruta-suco-seca-suco-refrigerante-natural-bebida-fermentada-3

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • (*) A formação de gás ocorre apenas se o sabor adicionado tiver açúcar disponível para consumo das bactérias. (Ex.: Frutose de frutas doces ou secas, sucos integrais, polpas) ou se o seu Kombucha tiver açúcar residual não fermentado completamente.
  • Caso queira gás, mas sem adição de sabor, adicione 1 colher (café) de açúcar mascavo, demerara, melado ou mel de abelha puro, antes de envasar.
  • Sempre deixe sempre um pequeno espaço livre na garrafa para a formação de gás, antes de envasar / ir para 2a fermentação. Não encha até o topo, ele transbordará ou não obterá o resultado desejado.
  • A produção, mesmo natural, de gás carbônico é um efeito sem benefícios nutricionais, apenas gustativo e visual e pode ter risco de explosão, além da sujeira gerada. Use com moderação e sempre em Garrafa PET.
  • Se usar frutas inteiras, pique ou esmague para liberar mais sabor , removendo após 24 horas. Algumas frutas ficam viscosas depois desse período. Se usar frutas secas, verifique se são livres de conservantes e sulfitos.
  • Use Garrafas de Vidro ou Flip Top na 2ª Fermentação somente quando se sentir seguro, já que a consequências de explosão desse tipo de material podem ser danosas e até fatais!
  • Frutas como Abacaxi tem Leveduras Selvagens e Manga e Tâmara tem alto teor de frutose e formam muito gás carbônico. Use com critério!
  • Limite o tempo da 2ª Fermentação, no máximo, por 3 dias para que o sabor não fique intenso ou até amargo.
  • Se não gerar gás ou ficar pouco, não se preocupe. Pode ser que a 1ª Fermentação não tenha gerando tantas bactérias OU o teor de açúcar da saborização foi baixo OU a temperatura de fermentação foi baixa. Acontece… Tente novamente com outras combinações de variáveis e faça novos testes. Uma hora dará certo!

Saiba mais: Kefir de Água vs. Kombucha: Diferenças e Semelhanças

ATENÇÃO: Não consuma Kombucha apenas por modismo, indicação médica, remédio ou uma opção mais barata de probiótico. Se isso for sua motivação, é melhor repensar! Faça dele uma oportunidade de contato com um alimento vivo, natural e principalmente que você tenha gosto, vontade, interesse em consumir e melhorar sua saúde, a partir de suas experiências e resultados fermentativos prazerosos e deliciosos.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Há um milhão de formas diferentes de dar sabor ao seu Chá Fermentado pelo Scoby  Sua única limitação é a sua imaginação. Você tem outras idéias para aromas? Clique aqui e escreva pra gente!

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que era possível fazer essa Bebida tão versátil com um Scoby (Kombucha)? Legal, né? Se ainda não tem o seu clica aqui e peça o seu ou adquira logo um KOMBUKIT.

Já produz Kombucha e quer se Profissionalizar? Faça o Curso Básico e depois procure-nos para o Avançado!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat