Quantas gramas de Scoby devo usar para fazer Kombucha?

Quantas gramas de Scoby devo usar, colocar, qual a quantidade de Scoby para fazer Kombucha? Quantas gramas de Scoby por litro de chá?

As gramas, peso, tamanho ou diâmetro do Scoby é o menos relevante. O mais importante, no geral, é o Líquido Starter (Chá de Arranque) da Kombucha , que é principal responsável por inocular a bebida com leveduras e bactérias e garantir um pH (acidez) em um nível seguro (em geral 3-4) para uma ótima fermentação e livre do risco de mofo (ataque de microrganismos indesejados).

O Scoby é uma camada de celulose que se forma como defesa natural do líquido e para otimizar o processo aeróbico e anaeróbico de fermentação da Kombuch, além de auxiliar no equilíbrio da acidez.

Mas o que fazer se tenho muitos Scobys?
Se o pH do seu Líquido Starter está adequado (acidez entre 3 – 4), você usa até 10% dele e seus Scobys são grossos, densos, sugerimos como proporção: 50 a 60g de Scoby por litro de Kombucha.

O restante dos Scobys você pode colocar em seu Scoby Hotel. Em alguns casos você terá que cortá-los em partes, mas isso não tem problema, fique tranquilo!

E se eu colocar muitos Scobys para fazer minha Kombucha?

Sua Kombucha atingirá mais rapidamente um alto grau de acidez (baixo pH), o que pode atrapalhar a formação de compostos bioativos, vitaminas e ácidos orgânicos importantes, pois, isso necessita de um tempo mais lento.

A medida sugerida acima (50-60g Scoby/Litro de Chá) é apenas uma ideia. Essa quantidade pode aumentar, até dobrar e mesmo assim sua Kombucha ficar ótima. O mesmo princípio se aplica se colocarmos mais Líquido Starter do que o sugerido (Até 10% se ele estiver em pH 3 – 4). No caso do Starter, a acidez será mais marcante, já que atinge o líquido como um todo, diferente do Scoby, que é apenas uma fração do volume total.

No mais, é uma questão de experimentação caseira, do seu cotidiano e receitas semanais, mas principalmente o controle das proporções. Faça um Caderno de Anotações de suas Produções de Kombucha. Ajuda muito!

Saiba mais: Como fazer seu Hotel de Scobys de Kombucha

Meus Scobys de Kombucha são finos. O que fazer?
Se o pH do seu Líquido Starter está adequado (acidez entre 3 – 4), você usa até 10% dele, existe a opção de não colocar Scobys. Sua fermentação vai ocorrer de modo adequado também.

Você também pode colocá-los no próximo ciclo de fermentação, porque mesmo sendo finos, já possuem uma quantidade de bactérias e leveduras ativas.

Se seus Scobys ainda não ficam grossos, densos, isso não é um problema. Para que isso ocorra, faça seu Scoby Hotel e eles se formarão. Se quiser que eles fiquem grossos, leia essas dicas (clique aqui).

Com os Scobys finos, você pode descartar ou então utilizar de algum modo, como sugerimos na matéria aqui: Saiba mais: Dicas de uso para seus Scobys de Kombucha

Recebi um Scoby sem Líquido Starter. Consigo fazer Kombucha?

Não recomendamos que inicie nenhum tipo de Ativação, principalmente com Vinagre, recomendado pelas pessoas que enviam (vendem) ou doam desse jeito. Leia aqui sobre os riscos desse procedimento.

Saiba mais: O que é Líquido Starter de Kombucha?

Como medir o pH do seu Líquido Starter e de sua Kombucha?

1) Via Medidor de pH (Peagametro), adquirido em lojas especializadas. Lembre-se de comprar alguns Kits de Calibragem (Soluções próprias).
2) Via Fitas de pH (Papel de Tornassol), adquirindo aqui com a gente ou em lojas especializadas.

Fique atento então a essas Orientações e Ótimas Kombuchas pra vocês!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não tem sua cultura Scoby? CLICA AQUI!, puxa vida! Está na hora de entrar nesse universo incrível dos alimentos fermentados e produzir sua própria bebida rica, biogênica e probiótica!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat