Qual é o melhor Iogurte: Finito ou Infinito?

Qual o melhor iogurte? Finito ou Infinito?

Historicamente, o iogurte tem sido consumido há milênios, pois, acredita-se que foi descoberto espontaneamente. Antigamente, as pessoas usavam sacos de pele de animal e faziam bolsas para transportar líquidos, como água ou leite.

Nesse contexto primitivo, bactérias boas se formavam nessas bolsas devido à fermentação do leite, o que ampliou a capacidade de preservação do leite, em até dois dias sem refrigeração.

Ao observarem isso, usavam parte do iogurte pronto (cultura mãe) para iniciar um novo lote, acrescentando mais leite para as bactérias fermentarem novamente.

Esse método foi utilizados por milênios como a principal forma de transportar e distribuir iogurtes. Mais tarde, alguns vasos de cerâmica também foram usados.

No entanto, em viagens mais distantes, especialmente em climas quentes, a cultura mãe estragava, enfraquecia ou contaminava, inviabilizando sua utilização para fermentar novos lotes de iogurte.

Saiba mais: Clique aqui para ver como escolher um Starter de Iogurte

Essa prática foi usada até os anos 1950-1960, até a invenção da desidratação e liofilização de culturas. Em ambos os processos, as bactérias são concentradas, preservando-se no leite para sobrevivam por meses em estado de hibernação.

Em seguida, basta adicionar leite, aguardar a ativação do Starter por alguns dias em novas fermentações até que as bactérias retornem sua atividade normal, podendo ser reutilizada várias vezes.

Culturas de Iogurtes podem ser usadas infinitamente?

Depende. As culturas de iogurte, comerciais por exemplo, tornam-se fracas não porque não são uma “herança”, mas porque foram contaminadas com outras bactérias quando estão fora de seu ambiente nativo ou porque foram usados ​​componentes (aromas, espessantes, adoçantes ou mel, nozes e frutas) ou aditivos que reduzem a atividade bacteriana ou mesmo pela higienização inadequada de materiais e utensílios ou por terem ficado muito tempo expostos sem a devida troca de leite.

Saiba mais: O que são Iogurtes Infinitos?

Iogurtes Finitos. A indústria de alimentos criou muitos tipos de alimentos chamados de iogurte, mesmo quando eles não são, por exemplo: iogurte de amêndoa ou iogurte de coco. Esses produtos comerciais contém aditivos, espessantes, aromatizantes e conservantes para ampliarem sua validade e somente no final, as culturas de iogurte são adicionadas.

Nesse ambiente, as culturas iniciais estão hibernando e não podem iniciar a fermentação nessa mistura ou fermentam de modo limitado, reduzindo ou até impedindo a obtenção dos benefícios à nossa saúde. E claro, esses “iogurtes” não podem ser recultivados em uma geração posterior.

A indústria de alimentos também criou Starters liofilizados – Lactobacilos Vivos Super Concentrados (thermophilus, acidophilus e Lactis BLC1), no Brasil a Top Therm e Bio Rich são alguns exemplos. A melhor característica é que este tipo de starter faz um verdadeiro iogurte, mas geralmente é necessário adquirir sempre novos Sachês para conseguir reproduzir as cepas bacterianas inoculadas naquele pó.

Os Iogurtes Infinitos são culturas desidratadas e preservadas hibernadas no próximo leite de origem Clique aqui, produzindo um excelente leite fermentado (iogurte), requerendo apenas paciência e prática, adquirida com suas experiências diárias para colher o leite no tempo certo e controlando tempo, temperatura, proporções na fermentação.

A grande vantagem, é que a cultura mãe está totalmente desenvolvida e o segundo, terceiro lote e seguintes são melhores e exigem muito menos tempo de incubação, entregando um iogurte ideal.

Se você cuidar adequadamente do seu leite fermentado, seguindo práticas de troca de leite, tempo ideal e higiene correta, com certeza terá iogurte por muito tempo!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Agora que você aprendeu mais sobre os Iogurtes Infinitos  Clique aqui e saiba mais como obter o seu!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat