tipos-cha-fazer-kombucha-melhor-adequado-correto-ideal-perfeito-saboroso-certo-como-onde-encontrar-scoby-1

Tipos de Chá para fazer Kombucha

ARTIGO EM PRODUÇÃO… 28/08/2020 – CONFIRA NOSSA PRÉVIA…

——————————————

Qual o melhor Chá para fazer Kombucha?

Qual o melhor, ideal, correto, perfeito ou mais saboroso Tipo de Chá para fazer sua Kombucha? Decidimos elaborar uma matéria bem completa pra você ficar craque na arte da fermentação dessa deliciosa bebida!

Se você é novo na fermentação de Kombucha, então guarde essa informação valiosa desde já: A Qualidade do Chá é o item mais importante para que suas fermentações ocorram com sucesso e obtenham os melhores resultados.

Recipientes lindos, utensílios especiais, garrafas maravilhosas, medidores de pH, termômetro, panelas fantásticas e outros materiais adicionais são bem menos importantes do que a Escolha do Chá.

MAS POR QUÊ A ESCOLHA DO CHÁ PARA KOMBUCHA  É TÃO IMPORTANTE?

O Chá é a bebida mais popular do mundo. Os humanos bebem mais chá do que todas as bebidas combinadas: refrigerantes, café, álcool. Em relação à produção de Kombucha, ele tem impacto nesses pontos:

  1. O Chá é o principal responsável pela saúde do nosso Scoby, fornecendo nutrientes essenciais à cultura, como minerais e nitrogênio em quantidades adequadas.
  2. O Chá de baixa qualidade pode retardar a formação de elementos saudáveis ​​em sua Kombucha.
  3. O Chá é o ponto crucial que confere o sabor final de sua Kombucha.

MAS O QUE É CHÁ?

Chá: Toda imersão ou infusão em água quente das folhas que provém da planta Camellia Sinensis: branco, preto, verde, oolong ou pós-fermentados (pu-erh).

Infusão: Toda imersão de folhas, raízes, sementes e plantas em água quente que não provém da planta Camellia Sinensis. Ex.: Erva Mate, Camomila, Hortelã, Gengibre, entre outras.

OU SEJA… Todo o Chá é uma infusão, mas nem toda a Infusão é um chá.

Comprar um Chá de procedência duvidosa ou de ‘saquinho’ pode não obter resultados agradáveis e te desanimar na produção de sua Kombucha. Ou seja, não adianta fazer uma 2a Fermentação (Saborização) x, y ou z usando um chá de baixa qualidade e porque a base da bebida é o Chá.

Se você aprecia uma marca “X’ de Kombucha, com certeza a produção dele utiliza o mais puro e produtivo chá para que o produto tenha qualidade e sabor; e já adianto: o investimento vale cada centavo e não é alto.

Vamos dar uma olhada nos melhores tipos de chá para a fermentação de Kombuchá a longo prazo.

Tradicionalmente, o Kombuchá é fermentado com chá preto (conhecido como “chá vermelho” na China, nomeado pela cor do líquido fermentado resultante, e não pela cor das próprias folhas). A pesquisa mostrou que o chá verde produz a cultura de aparência mais saudável. O melhor chá para o Kombuchá é geralmente uma mistura, e a receita mais comum para preparar o Kombuchá inclui uma combinação de chá verde e preto.

O chá é saudável?
A pesquisa mostra que o chá tem propriedades curativas que o processo de fermentação do Kombuchá ajuda a desbloquear. Com a ajuda do Kombuchá, os polifenóis e antioxidantes se tornam mais biodisponíveis, o que significa apenas que são mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo. Mais uma vez, o Kombuchá trabalha com os próprios sistemas da natureza para melhorar sua eficiência: Simbiose!

Alguns benefícios para a saúde atribuídos ao chá são:

Um desenho colorido de camelia sinensis mostra as diferentes partes da planta.
Camellia sinensis fornece nitrogênio para o SCOBY
melhora a microflora intestinal benéfica
fornece imunidade contra distúrbios intestinais
previne a cárie dentária devido à presença de flúor
normaliza a pressão arterial

HÁ ALGUM RISCO EM USAR OUTRO TIPO DE CHÁ PARA PRODUZIR KOMBUCHA?

Alguns tipos não contém os componentes necessários para que a fermentação tenha sucesso, especialmente no longo prazo. Além disso, certas plantas podem prejudicar o Scoby, retardar a formação de nutrientes saudáveis, além de afetar diretamente na síntese do Scoby-Filho, impactando a reprodução da colônia.

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat