kefir-leite-graos-diferenca-crescimento-multiplicacao-grande-pequeno-flocos-couve-flor-doador-doacao-comprar-adquirir-obter-1

Qual a diferença entre multiplicação e crescimento do Kefir de Leite?

Multiplicação dos Grãos de Kefir de Leite se refere à quantidade de novas cepas bacterianas que nasceram, na maioria das vezes, microscópicas, não visíveis a olho nu. Em geral a multiplicação é observada em pequenas frações, como grânulos parecido com coalho, que se desprendem dos grãos principais. Com o tempo eles vão se agregando uns aos outros ou ficam dispersos, formando suas próprias colônias bacterianas com seus formatos variados.

Crescimento dos Grãos de Kefir de Leite tem a ver com a aderência de novas camadas aos pequenos grânulos, dando volume, encorpando o grão e proporcionando a forma dos mesmos.

Multiplicação e Crescimento andam juntos e podem se manifestar de diversas formas, já que os Grãos de Kefir de Leite são biologicamente ativos e interagem com o meio em que são cultivados (nutrientes e tipo de leite, temperatura, tempo e local de fermentação) e reagem de modo único, não padronizado, já que estamos falando de uma fermentação selvagem, natural.

O mais comum de ser observado é a multiplicação, já que o crescimento nem sempre é ocorre em todos os tipos de culturas de Kefir de Leite (couve flor, esponja, grão de arroz, películas ligadas, cajiquinha) e pode variar: multiplica, mas não cresce; cresce mas não multiplica. Em ambos os casos, é uma ocorrência normal.

MAS MEUS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE NÃO ESTÃO MULTIPLICANDO, NEM CRESCENDO…

Reveja então o seu Cultivo (Proporções, Tipo de Leite, Tempo de Fermentação), obtendo mais informações aqui no BLOG – ASSUNTOS SOBRE KEFIR DE LEITE

Saiba mais: 8 ideias para encorajar seus Grãos de Kefir de Leite

Caso tenha recebidos seus Grãos de Kefir de Leite: Frescos, Congelados ou Desidratados, o mais importante é cuidar deles com carinho e principalmente paciência! Eles não são um pó de gelatina, que se mistura, coloca na geladeira e pronto. São seres vivos, que se nutrem por necessidade, hábitos e ambiente.

Então, MULTIPLICAR ou CRESCER não é nem parâmetro de saúde, nem parâmetro de qualidade do valor probiótico e nutricional do leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite.

É comum recebermos e-mails pedindo ajuda para Excedentes de Grãos, justamente porque suas culturas ficaram ativas demais, inviabilizando por alta acidez, o consumo regular do Cultivador (200 – 400 ml ao dia, por exemplo).

Extraia os benefícios do leite fermentado gerado, independente se os Grãos estão ou não multiplicando / crescendo. Isso é fator secundário, que vai acontecendo e no tempo certo, sem pressa, pressão ou preocupação.

Ótimas fermentações a todos! =) Qualquer dúvida, clica aqui e manda um Zap pra gente!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você pode cultivar Kefir de Leite em casa e extrair o melhor leite fermentando, rico em bactérias do bem para você e sua família! Temos os GRÃOS e um KIT DE FERMENTAÇÃO bem legal!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat