misso-origem-fungo-curso-alimentos-fermentados-grao-bico-comprar-onde-encontrar-meu-fermentado

O que é Missô?

O misso é o principal ingrediente da tradicional sopa japonesa, o missoshiro.

Ele é um dos tesouros da culinárias japonesa, tanto pela utilidade e versatilidade quanto pelas propriedades medicinais extraordinárias.

Ele é feito geralmente de arroz, soja, sal e um fungo.

Em geral se prepara o arroz cozinhando e colonizando o arroz com um fungo muito específico, isso gera muitas enzimas digestivas, na sequência esse arroz é misturado a soja (que foi cozida e moída), ao sal e vai ficar repousando.

O processo de repouso é longo, hoje em dia existem forma de fazer um misso com 1-2 meses, mas tradicionalmente ele fica 6 meses, 1 ano e até mesmo mais que 4 anos. Depende do tipo e variedade, e o conhecimento cultural diz que quanto mais antigo melhor ele fica.

Inclusive existem pesquisas com missos com 2 anos de cura e eles tem propriedades especiais e diferenciadas. Dizem que o misso e o shoyu em sua forma tradicional jamais estragam e ele poderia ser um dos fatores de longevidade com saúde da população japonesa.

Hoje em dia já existem novas receitas e variações nos ingredientes, então é possível encontrar coisas muito especiais por aí.

Por: Paulo Yamaçake – Meu Fermentado

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Está gostando de aprender mais sobre Alimentos Fermentados? Faça a Semana Grátis do Meu Fermentado com vídeos, receitas e dicas por E-mail. INSCREVA-SE AQUI!

Créditos da imagem destaque: Missô Origem

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat