scoby-afundou-desceu-fundo-flutua-boia-kombucha-doador-doacao-2

Meu Scoby afundou, desceu, ficou de lado. E agora?

Há uma preocupação de muitos cultivadores sobre o fato do Scoby afundar, ficar no fundo, descer, estar de lado, formando um “T” com o Scoby-Filho ou então no meio do recipiente, transitando, flutuando lateralmente, centralizado, diagonal.

A maioria das pessoas pensa que seu Scoby deve ter algum problema ou pode estar morrendo – e não tem certeza se deve ou não tomar a bebida pronta. Não se preocupe, está tudo bem. Vamos entender porquê isso ocorre.

MEU SCOBY AFUNDOU, CENTRALIZOU, FLUTUOU…  QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS DISSO?

CAUSA 1: Leis da Física – >  A Densidade, que determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume e a Flutuabilidade, que é a tendência de um objeto flutuar em um líquido.

Como o chá adoçado e Líquido Starter tem concentrações diferentes de um cultivador para outro, o Scoby flutuará ou afundará dependendo não só de sua densidade, mas também da densidade do líquido em que é colocado.

Então, podemos compreender que: Densidade maior: mais pesado; Densidade menor: mais leve. Se o Scoby subir / flutuar, a densidade dele está menor em relação ao meio. Se o Scoby descer / afundar, a densidade dele está maior em relação ao meio. Se o Scoby ficar no meio do recipiente, nem flutuar, nem afundar, a densidade dele está equilibrada / congruente em relação ao meio.

CAUSA 2: Baixa atividade de Leveduras

Muitas vezes, se Scoby foi armazenado no escuro, com adições pouco frequentes de chá no Scoby Hotel ou mantido na geladeira, as leveduras estarão em estado de ‘sono’. Isso significa que a atividade deles será um pouco menor.

As leveduras são responsáveis ​​pela produção de CO2 (dióxido de carbono), que forma o gás no Kombucha. Ele é produzido pelas leveduras e mantém o Scoby suspenso na superfície do recipiente. Um pouco de CO2 é capturado entre as camadas de celulose do próprio Scoby, ajudando na sua sustentação.

CAUSA 3: Temperatura do meio (Chá + Líquido Starter)

Isso também está ligado à atividade de leveduras. Às vezes os Scobys parecem afundar quando a temperatura cai (abaixo de 20 graus) e subir quando a temperatura aumenta (Acima de 20 graus).

As leveduras são termo-sensíveis sendo mais vigorosas em ambientes quentes e menos vigorosas em ambientes frios. Então, pouco ativas, produzem menos CO2 e o Scoby não tem subsídios para se manter no topo.

MAS NÃO EXISTE UM LOCAL PADRÃO OU COMUM DOS SCOBYS DURANTE A FERMENTAÇÃO?

Não há uma regra, mas em geral o Scoby desce / afunda nos primeiros dias e vai subindo nos dias seguintes. Algumas vezes até adere ao novo Scoby em formação na superfície.

Entenda que a posição do Scoby durante a fermentação não determina o seu estado de saúde ou se está ou não fermentando adequadamente. O importante é que a fermentação ocorra seguindo os padrões normais e se obtenha um Kombucha agradável ao seu gosto e paladar. Fique tranquilo/a!

Fotos de ótimas fermentações onde o Scoby ficou na parte debaixo do Recipiente.

scoby-afundou-desceu-fundo-flutua-boia-kombucha-doador-doacao-1

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não tem seu SCOBY? Saiba mais aqui e comece o quanto antes a desfrutar desse incrível mundo do Kombucha e todas as suas possibilidades! Conte com a gente!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat