kombucha-scoby-faq-duvidas-comuns-frequentes-perguntas-mofo-excesso-agua-acucar-cha-doador-doacao-comprar-adquirir-obter

Kombucha (Scoby): FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O QUE É KOMBUCHA?

Pronúncia: “kombútcha”: É uma bebida produzida pela fermentação de um chá com açúcar por uma Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras (SCOBY) e seu Líquido Starter, que transformam o chá doce em uma bebida levemente adocicada, ácida e com uma fragrância frugal muito saborosa. Essa bebida pode ser gaseificada naturalmente através de uma segunda fermentação que pode ser feita com frutas, especiarias, ervas e flores dentro de uma garrafa fechada.

QUAIS OS OUTROS NOMES PARA A KOMBUCHA? 

Kombucha é também conhecido como Cajnyj Kvas, Cembuya Orientalis, Chá da Levedura, Chá da Saúde, Chá de Bicho, Chá de Kargasok, Chá de Kombucha, Chá de Manchurian, Chá do Cogumelo, Chá do Gout, Cha Gu, Chá Kvas, Cogumelo da Longa Vida, Combuchu, Elixir da Vida, Esponja Japonesa, Fungo do Chá, Fungo do Milagre, Fungo Indo-Japonês do Chá, Fungo japonês, Fungo Mágico, Fungo Russo, Gerbstoffe, Heldenpilz, Japonicus fungus, Kambucha,Kombuchia, Kwassan, Levedura de Pichia, Mo Gu, Mola de Volga, Olinka, Organismo de Kombucha, Pseudo Lichen, Tea Kwass, Teekwass, Tschambucco, Tsche Divino, Vinho Indiano, Vinho Mongol.

O QUE É SCOBY?

Biologicamente é um aglomerado de bactérias e leveduras (S.C.O.B.Y.*) *Em inglês: Symbiotic Culture Of Bacterias and Yeasts. * Em português: C.S.D.B.L. (Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras). Ele é um composto de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Junto com o Líquido Starter, ela facilita o processo de Fermentação para a produção segura de Kombucha.

COMO É PRODUZIDA A KOMBUCHA? 

Ela pode ser feito tanto pelo Scoby quanto pelo Líquido Starter já que ambos formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras aglutinadas que quando adicionados a uma solução de água + chá adoçado, fermentam nesse ambiente , consumindo os açúcares e taninos presentes. A bebida fica pronta geralmente entre 7 a 10 dias, com base numa temperatura média de 25Cº. Nesse processo, geralmente um novo biofilme é gerado na superfície (Scoby Filho), uma proteção física para o líquido contra microrganismos patogênicos externos, além de concentrar bactérias e leveduras. Ao final do processo, o líquido resultante é chamado de “Kombucha”, tendo como subprodutos: uma multiplicação de bactérias e leveduras dentro do chá adoçado, ácidos orgânicos, enzimas, dióxido de carbono, um traço de álcool e vitaminas do complexo B. Após a fermentação, os Scobys são removidos e reservados para um próximo ciclo de fermentação e o processo é repetido infinitamente. O Kombucha pode ser consumido in natura, refrigerado ou seguir para Saborização / 2a Fermentação.

COMO É O GOSTO DA KOMBUCHA?

De maneira geral ela deve ser uma Bebida Adocicada, Levemente Gasosa e Levemente Ácida. Algumas pessoas referem notas avinagradas, o que é comum já que há uma enorme quantidade de bactérias acéticas (ácido acético / vinagre), mas isso pode variar de um lote para outro. Em casa você poderá saborizar sua Kombucha (Leia essa matéria) , produzindo novas e criativas combinações. Atualmente também há no mercado inúmeros Produtores de Kombucha (Veja aqui).

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DA KOMBUCHA?

Atualmente comprovam-se os seguintes benefícios associados ao consumo de Kombucha: Ação anti-inflamatória devido aos polifenóis da fermentação com Chá Camelia sinensis; Auxilia o sistema digestivo com ação probiótica de bactérias e leveduras; Fortalecimento do sistema imunológico pela quantidade de antioxidantesAumenta a energia com as enzimas e vitaminas do complexo BAlivia dor nas articulações e ajuda a prevenir artrite pela presença de glucosaminas; coadjuvante para amenizar sintomas durante o tratamento antibiótico. Há também diversos estudos científicos que trazem relatos de suas propriedades antimicrobianas, anti inflamatórias, anticancerígenas, com
resultados promissores no tratamento de doenças metabólicas.

ATENÇÃO: Outros benefícios associados requerem estudos científicos comprovados, não acredite em falsas promessas como: alimento milagroso, rejuvenescedor, mágico, curandeiro ou textos que sugiram os 15, 30, 50 benefícios do Kombucha ou alegações de que possa substituir medicamentos  já prescritos  ou tratamentos. ATENÇÃO: O consumo de Kombucha não tem o objetivo de curar nenhum tipo de doença. Seu uso regular deve ser acompanhado por seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA. 

COMO CONSUMIR O KOMBUCHA?  

A parte consumida é a Bebida Fermentada gerado pela fermentação do Scoby e do Líquido Starter no Chá adoçado. Ou seja, retira-se o Scoby, que deve ser separado para produção do próximo lote de Kombucha.

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM KOMBUCHA?

A Bebida Fermentada pode ser consumida pura, refrigerada ou saborizada, produzindo seu próprio “Refrigerante” Natural”; Vinagre Probiótico: Utilizar líquido fermentado em Conservas, Molhos e Preparações; Catchup, Mostarda, Geleias, Chutneys e muito mais! Aprenda Receitas com Kombucha

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

KOMBUCHA E CULTIVO

O QUE É LÍQUIDO STARTER, CHÁ DE ARRANQUE, CHÁ STARTER DO KOMBUCHA?

É a solução essencial para a produção de Kombucha. Ele tem 2 funções: 1) Inocular / introduzir microrganismos nativos da fermentação anterior e 2) Diminuir o pH da bebida inicial, alcançando um nível seguro que impeça a ação de microrganismos patogênicos, como os fungos formadores de mofo. Leia a matéria completa clicando aqui

O QUE É 1ª FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA (F1)? PRIMEIRA FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA (F1) : É o processo inicial de fermentação realizado pelas culturas probióticas em seus meios de cultivo. Ou seja, é a etapa onde adicionamos o Scoby ao Chá adoçado + Líquido Starter para a fermentação básica desses ingredientes.

O QUE É A 2ª FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA (F2)? SEGUNDA FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA: É o processo onde o líquido já fermentado na 1a fermentação, sofra uma nova fermentação por outro período de tempo, mas sem a cultura inicial (Scoby). Nessa etapa, em geral anaeróbica (garrafa fechada), podemos adicionar alimento para as bactérias e leveduras (Açúcares, frutas, sabores) para a incorporação no líquido, visando saborizar  / aromatizar ou gerar carbonatação (gás).

EM QUANTO TEMPO FICA PRONTA UMA BEBIDA DE KOMBUCHA? 

Isso varia de acordo com os ingredientes utilizados, mas principalmente a variação de temperatura no local de fermentação. Caso se mantenha entre 23º a 28ºC, um período médio é de 7 – 10 dias.

KOMBUCHA TEM DATA DE VALIDADE? QUAL A VALIDADE DA KOMBUCHA? ATÉ QUANDO A KOMBUCHA PODE FICAR NA GELADEIRA? Depois de pronta, a Kombucha preferencialmente deve ser conservada em geladeira. Apesar da Kombucha ser uma bebida fermentada que se preserva muito bem, assim como vinho, ela contém uma série de bactérias, como as acéticas, que com o tempo podem conferir notas avinagradas à bebida, chegando a um ponto que deixa de ser palatável. Recomendamos o consumo em até 6 meses após a fabricação porque neste tempo, se mantido refrigerado, o sabor da Kombucha ainda permanece o mesmo, lembrando que mesmo na geladeira, a fermentação não para, apenas desacelera. 

COMO EU SEI QUANDO MINHA KOMBUCHA ESTÁ PRONTA PARA CONSUMIR?

Quando você notar: alteração do odor e sabor menos doce e levemente ácido / frisante, antes de vinagrar, variação do pH (abaixo de 4,5), formação de novo Scoby na superfície (disco ou fina película).

NÃO FORMOU UM SCOBY NA SUPERFÍCIE. A BEBIDA ESTÁ PRONTA PARA CONSUMIR? 

A bebida estará pronta quando o sabor estiver do seu agrado ou no ponto de colheita, independente se criou um Scoby espesso / grosso / ou não. Também não há relação direta entre Scoby ‘bonito’ e bebida boa ou vice-versa.

MEU KOMBUCHA FICOU VINAGRADO, AVINAGRADO, COM GOSTO DE VINAGRE. O QUE FAZER?

Isso ocorre quando há a transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas durante a fermentação do Kombucha. Em geral isso é observado quando a bebida fermentada excedeu o tempo de colheita. Existem dois caminhos: 1) Faça uma nova solução com chá adoçado e adicione a esse lote para equilibrar o sabor e tentar salvá-lo. 2) Envase e use como um excelente Vinagre Probiótico.

QUAIS RECIPIENTES POSSO USAR PARA FERMENTAR O KOMBUCHA?

Preferencialmente use recipientes de vidro que facilitam a higienização, reduzem as chances da presença de microrganismos patogênicos e a transferência de odores ao fermentado, além de resistirem a acidez. Não utilize recipientes plásticos, cerâmica sem esmalte, nem ferro ou inox. Se usar vidros reutilizáveis (palmito, azeitona, conservas), esterilize antes com água fervida de 2 a 3 minutos.

POSSO LAVAR O SCOBY? SCOBY DE KOMBUCHA PRECISA SER LAVADO?

Não é necessário. O enxágue regular pode prejudicar a atividade biológica do Scoby. Mas caso queira remover possíveis excedentes de resíduos de chá e leveduras (aquele filamentos esverdeados), higienize em água filtrada e retorne-o para seu Scoby Hotel ou Ciclo de Fermentação regular.

KOMBUCHA PODE SER FEITO SEM SCOBY? POSSO FAZER KOMBUCHA SEM USAR SCOBY?

Sim, há dois métodos para isso. 1) Use uma Kombucha Pronta sem sabor e faça um Chá adoçado e adicione o conteúdo dessa Garrafa e deixe fermentando por pelo menos 20 dias. O processo pode ser instável ou incerto, podendo até gerar mofo, devido à baixa acidez, mas é uma possibilidade. 2) Usar apenas Líquido Starter com pH ácido controlado. Caso você receba ou adquira esse Líquido, poderá fazer a mesma Receita do Kombucha feito com um Scoby e terá os mesmos resultados.

QUAL TIPO DE ÁGUA USAR PARA O PREPARO DO KOMBUCHA?

Mineral, Filtrada, Torneira, Fervida, Alcalina, Com Gás, Destilada, Deionizada, Osmose Reversa, pH ajustado, Radioativa, Salobra,  Termal, com ou sem Cloro, Fluor. Qual delas é a correta? Leia a matéria completa aqui.

QUAL TIPO DE AÇÚCAR USAR PARA O PREPARO DO KOMBUCHA?

Refinado, Cristal, Demerara, Mascavo, Rapadura, Melado, Caldo de cana, de Coco, Mel, xarope de milho, Melaço, Adoçantes, Stevia, Agave, Sacarina, light, invertido, glucose, malte. Qual usar? Leia a matéria completa aqui. 

POSSO USAR MEL PARA FERMENTAR O SCOBY?

Sim, esse é o método de criação do chamado “Jun“, uma das adaptações possíveis do Scoby . Leia essa matéria para entender melhor, mantendo a integridade de sua colônia.

POSSO USAR FRUTAS OU SUCOS PARA FERMENTAR JUNTO COM O SCOBY?

Sim, esse é o método de criação do chamado “Kombucha do Himalaia“, uma das adaptações possíveis do Scoby . Leia essa matéria para entender melhor, mantendo a integridade de sua colônia.

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

QUAL TIPO DE CHÁ USAR PARA O PREPARO DO KOMBUCHA?

Leia essa matéria pra te ajudar -> Saiba mais: Tipos de Chá para fazer Kombucha

POSSO FAZER UM SCOBY A PARTIR DE UMA GARRAFA DE KOMBUCHA PRONTA?

Sim, mas deve ser utilizada em último recurso, quando não for possível adquirir um Scoby. Nesse processo, a ocorrência de contaminação / mofo é muito comum e seu trabalho e espera podem ser desanimadores, além da necessidade de que o Kombucha deve ser sem sabor. Se o seu objetivo é ter o máximo de benefícios que o Kombucha pode oferecer, invista em uma Colônia com Líquido Starter já prontos para iniciar sua fermentação com qualidade.

POSSO MEXER MEU POTE DURANTE A FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA?

Caso faça isso, talvez não forme um Scoby espesso já que a cada movimentação, a fina película se movimenta e novas camadas inferiores serão sintetizadas e nem sempre se aderem à superior. Para a fermentação, em si não há problema nenhum, mas lembre-se que o Scoby é também uma camada de proteção contra a ação de agentes externos, então a formação dele é natural e prevista, auxiliando na integridade do líquido em fermentação.

É NORMAL A FORMAÇÃO OU APARECIMENTO DE UMA ‘SUJEIRA MARROM’, ‘BORRA’, ‘FILAMENTOS VERDES’ DURANTE A FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA?

Sim, se estiverem boiando junto com o chá ou aderidos na parte inferior do Scoby, eles são normais. Tratam-se de sedimentos, resíduos do chá aderidos à leveduras naturais do processo de fermentação. Não é necessário lavar o Scoby, ele não está contaminado, mas se for pela aparência, lave-os apenas com água filtrada. Sugerimos que esses sedimentos seja removidos apenas quando fizer a coagem durante o processo de colheita da bebida. Caso tenha Dúvidas sobre a integridade de seu Scoby, acesse aqui e veja nossa Galeria de Fotos.

QUANTAS VEZES POSSO USAR O MESMO SCOBY? POSSO USAR UM SCOBY ATÉ QUANDO?
Com o cultivo adequado, um Scoby pode ser reutilizado muitas vezes. Eles tendem a ficar escuros com o tempo, seja pela aderência de resíduos de chá e leveduras em seu corpo ou pelo tempo que foram utilizados mesmo, mas ainda funcionam muito bem. Se eles começarem a parecer um pouco sombrios e velhos demais, você pode utilizá-los em Receitas ou outras finalidades e então substituir por novos Scobys-Filhos de seu Scoby Hotel 

QUANTOS SCOBYS POSSO COLOCAR PARA FERMENTAR? POSSO COLOCAR MAIS DE UM SCOBY NO POTE? Sugerimos que use apenas 01 Scoby por Pote, considerando, em média, uma proporção de 5%  a cada 1000 ml, ou seja, .50g de Scoby por litro.

KOMBUCHA E SUAS CARACTERÍSTICAS

O QUE É “SCOBY-MÃE” OU “SCOBY-MOTHER” E O QUE É  “SCOBY-FILHO” OU “BABY-SCOBY’ ?

Chamamos de Scoby-Mãe, a colônia matriz que é inserida na solução de chá adoçado + Líquido Starter.  Chamamos de Scoby-Filho, a colônia gerada após alguns dias na superfície do recipiente durante o ciclo de fermentação do Kombucha com os ingredientes: chá adoçado + Líquido Starter + Scoby-Mãe.

QUAL A QUANTIDADE DE ÁLCOOL NA KOMBUCHA PRONTA?
Como em todas as culturas fermentadas, a formação de álcool ocorre naturalmente. Embora varie de lote para lote, seguindo processos controlados de produção, a quantidade de álcool gerado fica abaixo de 0,5%, não sendo classificada como Bebida Alcóolica.

EXISTE UMA VERSÃO ALCÓOLICA DA KOMBUCHA?
Sim, chamamos de Hard Kombucha. Nesse processo anaeróbico, há mais transformação de açúcares em álcool, aumentando sua concentração na bebida.

EXISTE CAFEÍNA NA KOMBUCHA?

Sim, se o Kombucha for feito com Chá Verde, Chá Mate ou Café contém naturalmente cafeína. Já com outros tipos de Chá, não. Porém a quantidade é pequena. Assim como o açúcar, boa parte da cafeína também é consumida pelos microrganismos. No entanto, para quem é muito sensível a cafeína, recomendamos que tome sua Kombucha durante o dia.

QUAL A QUANTIDADE DE CAFEÍNA NA KOMBUCHA PRONTA?

Varia muito, já que as receitas e outros fatores como tipo / qualidade do chá, tempo de infusão, ciclo de fermentação e temperatura alteram o teor de cafeína presente na bebida. Clique aqui e leia a matéria completa.

O QUE É KOMBUCHA DO HIMALAIA? SCOBY PARA KOMBUCHA DO HIMALAIA?

É um tipo de Scoby adaptado para fermentar em açúcar mascavo + frutas / sucos naturais. Aprenda aqui como fazer

O QUE É JUN? SCOBY DE JUN?

É um tipo de Scoby adaptado para fermentar em chá verde + mel. Aprenda aqui como fazer.

O QUE É KOMBUCHA DE HIBISCO? SCOBY DE HIBISCO?

É um tipo de Scoby adaptado para fermentar em Chá de Hibisco. Aprenda aqui como fazer.

O QUE É KOMBUCHA DE CAFÉ? SCOBY DE CAFÉ?

É um tipo de Scoby adaptado para fermentar em Café Preto. Aprenda aqui como fazer.

O QUE É SCOBY GRINGA, SCOBY ALEMÃO (WELLNESS DRINKS), SCOBY TONICA KOMBUCHA (CANADENSE), SCOBY WHITE LABS (AMERICANO), ENTRE OUTROS “IMPORTADOS”?

Leia a matéria completa sobre Tipos de Scobys clicando aqui

QUAIS AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O KOMBUCHA E O KEFIR DE ÁGUA?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

QUAIS AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O KOMBUCHA E O KEFIR DE LEITE?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

É POSSÍVEL COMPRAR KOMBUCHA PRONTA? ONDE COMPRAR KOMBUCHA PRONTA? ONDE ENCONTRAR KOMBUCHA PRONTA PARA BEBER?

Sim. A compra de Kombucha Pronta é um modo mais prático e rápido de consumir Kombucha do que produzir o produto em casa. O ambiente caseiro tem suas vantagens sim, mas nem sempre é fácil controlar aspectos importantes da fermentação, como pH, Acidez, Sabor, Formação de Álcool, Gás, Ingredientes, Temperatura, entre outros. Há diversas opções no mercado e você deve escolher aquela opção que lhe agrade e que combine mais com seu estilo de vida, além de buscar um Produtor Local para maior garantia de qualidade. Em nosso Site você poderá encontrar o Cadastro de Produtores de Kombucha no Brasil. Ele está segmentado por Estado e Cidade. Acesse o Produtor mais próximo de você e adquira com ele sua Kombucha Pronta.

KOMBUCHA E SAÚDE

TOMAR KOMBUCHA EMAGRECE? KOMBUCHA AJUDA NO EMAGRECIMENTO?
A bebida tem seu benefício principal no auxílio ao bom funcionamento do intestino, aumentando a sensação de bem-estar. Mas de forma isolada, o consumo de Kombucha não é responsável pela perda ou redução de peso. Ele contém sim, ácidos importantes para o intestino, além de vitaminas e aminoácidos que favorecem um estado de renovação da microbiota intestinal, com eliminação de toxinas que podem auxiliar no emagrecimento, mas para que um plano alimentar tenha sucesso, uma alimentação adequada aliada a uma vida saudável é fundamental.

TENHO INTOLERÂNCIA À LACTOSE. POSSO CONSUMIR KOMBUCHA?

Sim! O Kombucha não contém lactose, sendo cultivado em água filtrada, chá e açúcar.

TENHO DOENÇA CELÍACA. O KOMBUCHA CONTÉM GLÚTEN?

Não, tanto o Scoby, quanto Líquido Starter, quanto a Bebida Pronta de Kombucha não contém glúten.

SOU GESTANTE OU ESTOU AMAMENTANDO (NUTRIZ). POSSO CONSUMIR KOMBUCHA? 

Se você já consome Kombucha regularmente antes de engravidar e seu corpo está acostumado, poderá sim ter benefícios, mas se ainda não consome, esse não é o momento para isso. Consulte seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA. Saiba mais: Posso consumir Kombucha na Gestação ou Amamentação?

QUANTO KOMBUCHA POSSO BEBER POR DIA? 
Isso varia de forma individual, então preste atenção como seu corpo reage ao consumo. De maneira geral, sugerimos iniciar com 1 copo (200 ml) ao dia e aumentar conforme seu organismo se comporta. Caso tenha Dúvidas, consulte sempre seu Nutricionista ou Médico.

POSSO TOMAR KOMBUCHA TODO DIA?

Sim, conforme seu organismo reagir bem e se sentir bem, fique à vontade em beber Kombucha todos os dias. É um hábito muito saudável e recomendado!

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR KOMBUCHA?

Não há uma recomendação padrão, consuma no horário mais conveniente para você. Há sugestões para consumir somente em jejum ou antes de dormir, mas não há nenhuma regra.

O QUE ACONTECE SE TOMAR MUITO KOMBUCHA?

1) Apesar do Kombucha ser uma bebida e não de um remédio, o consumo deve ser moderado, já que há uma concentração enorme de microrganismos, que mesmo sendo benéficos podem ocasionar um efeito reverso no intestino. 2) O Kombucha geralmente é feito à base de Chá rico em cafeína, então poderá afetar a pressão arterial e diretamente o coração, então fique atento e consuma com parcimônia.

QUEM TEM GASTRITE PODE TOMAR KOMBUCHA?

Sim. Alguns estudos apontam que o consumo de Kombucha alivia os sintomas de Gastrite e também auxilia no combate à H. pylori, bactérias que ocasiona sintomas de dor e queimação (pirose). De modo geral, sugerimos que avalie como seu organismo se comporta durante o consumo regular de Kombucha e se os sintomas reduzem ou não.

PRECISO LAVAR O RECIPIENTE DE VIDRO A CADA FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA?

Sim. Devem ser lavados normalmente com água e detergente ou sabão e enxaguados. Não há necessidade de esterilização com água fervida ou produtos químicos.

COMO SABORIZAR / AROMATIZAR, ENVASAR, FAZER 2A FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA?

Há inúmeras formas de realizar isso. Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

QUAL SCOBY USAR A CADA NOVA FERMENTAÇÃO? “SCOBY-FILHO” OU “SCOBY-MÃE”?

Uma das principais funções do Scoby é vedar a superfície do Recipiente para que microrganismos externos contaminem seu Kombucha, então utilize o Scoby que oferece melhor vedação. Caso o Scoby-Filho ainda não tenha ou diâmetro ou espessura adequados para essa função, continue utilizando o Scoby-Mãe.

POSSO USAR O SCOBY-MÃE E SCOBY-FILHO JUNTOS?

Sim, mas avalie o tamanho e peso deles. Quanto mais Scobys na solução, menor o tempo de fermentação e maiores as chances de vinagrar, o que pode não ser seu objetivo como bebida de Kombucha.

POSSO FAZER UM SCOBY A PARTIR DE UMA GARRAFA DE KOMBUCHA PRONTA?

Sim, isso é possível, mas é preciso ter atenção para usar uma Kombucha Natural, Sem Sabor e com Acidez adequada para que a solução preparada não gere mofo e estrague todo o processo.

POSSO FAZER

COMO CONSEGUIR, OBTER, GANHAR, ADQUIRIR DOAÇÃO DE SCOBY PARA KOMBUCHA?

Temos um Banco de Dados Nacional obtido através do cadastro voluntário dos Doadores em nosso Site. Veja aqui. A partir daí, caso encontrarmos um Doador disponível, enviamos as informações dele (Contato, Localização e Probióticos para Doação) ao Adotante. O número de Adotantes (Quem quer Doação) é muito maior que o número de Doadores (Quem faz Doações), bem como suas quantidades disponíveis periodicamente. Desse modo, para quem não consegue sua Doação, enviamos pelos Correios, de modo seguro, prático e acessível. Saiba mais: Aguardar Doação ou Comprar Probióticos – Qual o melhor pra você?

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Mande suas DÚVIDAS para nossa Equipe ! Sua Pergunta pode ajudar muitas pessoas que desejam cultivar ou estão com problemas em seu Cultivo de KombuchaCLIQUE AQUI e escreva pra gente!

PERGUNTAS E RESPOSTAS  SOBRE KOMBUCHA / SCOBY ATUALIZADAS EM 19/04/2020

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já teve Scoby de Kombucha e quer retomar o Cultivo com sucesso e excelência? Clique aqui e peça o o Kit Completo de Fermentação Mais saúde e imunidade para sua família!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat