liquido-starter-kombucha-scoby-o-que-e-para-que-serve-encontrar-doador-adquirir-comprar-2

Kombucha: O que é Liquido Starter, Chá de Arranque, Chá Starter?

Líquido Starter, Chá de Arranque ou Chá Starter são sinônimos. Ele desempenha dois papéis vitais no processo de produção de Kombucha.

PRIMEIRO: Ele é o responsável principal pela inoculação / introdução de microrganismos nativos da fermentação anterior (bactérias e leveduras), distribuindo-os uniformemente em um novo lote de chá fresco e adoçado para dar início ao próximo ciclo de fermentação.

Você sabia que o SCOBY nem sempre é necessário para o preparo do Kombucha?

Isso mesmo! Um Líquido Starter maduro e equilibrado contém uma enorme quantidade de bactérias e leveduras necessárias para que a fermentação do Kombucha ocorra. Em linhas gerais, o Starter é como um Scoby ‘líquido’.

O Scoby é a forma física, palpável, visível do acúmulo desses microrganismos, profundamente incorporados em cada fibra dessa película de celulose (biofilme). A síntese dele que é gerada durante a fermentação é o meio visual de comunicação para nossos milhões de amiguinhos microscópicos.

Certamente que ter um Scoby + Líquido Starter é um impulso duplo na fermentação, uma sinergia que evita a contaminação e permite consumir o nosso delicioso Kombucha em menor tempo.

SEGUNDO: Ele tem a função de diminuir o pH da bebida inicial, alcançando um nível seguro que impeça a ação de microrganismos patogênicos, como os fungos formadores de mofo. Saiba mais aqui sobre pH. Além disso, o ambiente ácido é perfeito para os microrganismos saudáveis do Kombucha prosperarem e fermentar o chá doce.

Se você medir o pH do seu chá adoçado antes de adicionar o Líquido Starter, mesmo com a variação do pH da água, marca do chá ou duração do preparo, ele deve medir em torno de 6,5 a 7 na escala de pH, ou seja, neutro para levemente ácido. Esse nível é propício para a ação de alguns microrganismos indesejados.

Com a adição do Líquido Starter numa faixa abaixo de 4,5 pH -< pH ácido, a bebida se equilibra, o duelo de inoculação ocorre facilmente e há a redução natural do pH, impedindo a ação desses indesejados parceiros do mofo.

COMO CONSEGUIR / OBTER O LÍQUIDO STARTER DE KOMBUCHA?

Ele deve vir junto com seu SCOBY, seja adquirido em Site ou via Doação. Talvez não venha o total que você precisa para o primeiro ciclo de fermentação (10%), mas é imprescindível que o pH seja ácido.

Você deve reservar o seu Líquido Starter na hora da colheita da bebida, quando avaliar que seu Kombucha está pronto para consumo. Ex.: Vou fazer 3 litros no próximo ciclo, separo 300 ml de Starter e 2700 ml eu consumo.

COMO MEDIR O PH DA BEBIDA?

1) Via Medidor de pH (Peagametro), adquirido em lojas especializadas. Lembre-se de comprar alguns Kits de Calibragem.
2) Via Fitas de pH (Papel de Tornassol), adquirindo aqui com a gente ou em lojas especializadas.

Esperamos que essa breve matéria tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o maravilhoso mundo do Kombucha! Conte conosco!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ah! Você ainda não tem seu SCOBY? Temos duas opções que atendem sua necessidade! Veja aqui como pedir o seu e começar o quanto antes sua produção de Kombucha com excelência!

Já produz e quer melhorar seus conhecimentos? Faça o Curso de Produção Artesanal de Kombucha!

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

  • Judith Vieira de Freitas Gonzalez Reply

    Comprei o scoby 8cm que já vem com o liquido, certo? E para as próximas fermentações? Como faço para ter o liquido starter?

    4 de março de 2020 em 10:14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat