Kombucha: O que é Liquido Starter, Chá de Arranque, Chá Starter?
Líquido Starter, Chá de Arranque ou Chá Starter são sinônimos. Ele desempenha dois papéis vitais no processo de produção de Kombucha.
PRIMEIRO: Ele é o responsável principal pela inoculação / introdução de microrganismos nativos da fermentação anterior (bactérias e leveduras), distribuindo-os uniformemente em um novo lote de chá fresco e adoçado para dar início ao próximo ciclo de fermentação.
Você sabia que o SCOBY nem sempre é necessário para o preparo do Kombucha?
Isso mesmo! Um Líquido Starter maduro e equilibrado contém uma enorme quantidade de bactérias e leveduras necessárias para que a fermentação do Kombucha ocorra. Em linhas gerais, o Starter é como um Scoby ‘líquido’.
O Scoby é a forma física, palpável, visível do acúmulo desses microrganismos, profundamente incorporados em cada fibra dessa película de celulose (biofilme). A síntese dele que é gerada durante a fermentação é o meio visual de comunicação para nossos milhões de amiguinhos microscópicos.
Certamente que ter um Scoby + Líquido Starter é um impulso duplo na fermentação, uma sinergia que evita a contaminação e permite consumir o nosso delicioso Kombucha em menor tempo.
SEGUNDO: Ele tem a função de diminuir o pH da bebida inicial, alcançando um nível seguro que impeça a ação de microrganismos patogênicos, como os fungos formadores de mofo. Saiba mais aqui sobre pH. Além disso, o ambiente ácido é perfeito para os microrganismos saudáveis do Kombucha prosperarem e fermentar o chá doce.
Se você medir o pH do seu chá adoçado antes de adicionar o Líquido Starter, mesmo com a variação do pH da água, marca do chá ou duração do preparo, ele deve medir em torno de 6,5 a 7 na escala de pH, ou seja, neutro para levemente ácido. Esse nível é propício para a ação de alguns microrganismos indesejados.
Com a adição do Líquido Starter numa faixa abaixo de 4,5 pH -< pH ácido, a bebida se equilibra, o duelo de inoculação ocorre facilmente e há a redução natural do pH, impedindo a ação desses indesejados parceiros do mofo.
COMO CONSEGUIR / OBTER O LÍQUIDO STARTER DE KOMBUCHA?
Ele deve vir junto com seu SCOBY, seja adquirido em Site ou via Doação. Talvez não venha o total que você precisa para o primeiro ciclo de fermentação (10%), mas é imprescindível que o pH seja ácido.
Você deve reservar o seu Líquido Starter na hora da colheita da bebida, quando avaliar que seu Kombucha está pronto para consumo. Ex.: Vou fazer 3 litros no próximo ciclo, separo 300 ml de Starter e 2700 ml eu consumo.
COMO MEDIR O PH DA BEBIDA?
1) Via Medidor de pH (Peagametro), adquirido em lojas especializadas. Lembre-se de comprar alguns Kits de Calibragem.
2) Via Fitas de pH (Papel de Tornassol), adquirindo aqui com a gente ou em lojas especializadas.
Esperamos que essa breve matéria tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o maravilhoso mundo do Kombucha! Conte conosco!
Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil
QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ah! Você ainda não tem seu SCOBY? Temos duas opções que atendem sua necessidade! Veja aqui como pedir o seu e começar o quanto antes sua produção de Kombucha com excelência!
Já produz e quer melhorar seus conhecimentos? Faça o Curso de Produção Artesanal de Kombucha!
Comments (6)
Comprei o scoby 8cm que já vem com o liquido, certo? E para as próximas fermentações? Como faço para ter o liquido starter?
Olá, Judith! Grato pelo contato! Sim, ele segue com 100ml de Líquido Starter. O seu próprio líquido será obtido no final do ciclo de fermentação. Você vai separar um percentual do kombucha pronto para essa finalidade e o restante é para seu consumo. Exemplo: 3 litros de kombucha, reserve 300 ml como líquido Starter e consuma 2700 ml. https://blog.probioticosbrasil.com.br/wp-admin/edit-comments.php#comments-form
Olá. Ganhei meu scoby semana passada, e veio junto à uma pequena quantidade de líquido. Fiz todo o procedimento corretamente, mas até agora não vejo nenhum crescimento dele, a não ser pequenas partes mais escuras que se acumulam no fundo (parecem pequenos “novelos”). O scoby parece saudável, sem nenhuma indicação de mofo ou manchas.
Olá, Rosana. Então, está tudo bem com seu Scoby. Nem sempre ele cresce e fica espesso, às vezes, apenas uma película já é sinal de ótima fermentação, então fique tranquila.
Boa noite. Eu esqueci de colocar o líquido starter, pedi a KOMBUCHA ? Como devo proceder agora ? Meu scoby está no chá adocicado, mas esqueci de colocar o líquido starter Tô com medo de ter estragado.
Olá, Carol. Puxa, o risco de contaminação é grande, já que a acidez do pH que protege a solução de ataque por microrganismos é justamente do Líquido Starter.