kefir-leite-graos-viajar-carro-onibus-aviao-viagem-internacional-guardar-adormecer-hibernar-congelar-conservar-transportar-levar-tempo-pausa-cultivo-2

Kefir de Leite: Em caso de viagem ou pausa de cultivo

Vai viajar de carro, ônibus ou avião? Viagem nacional ou internacional? Como guardar, adormecer, hibernar, congelar ou conservar seus Grãos de Kefir de Leite? Quer transportar, levar com você? Ou simplesmente dar um tempo ou fazer uma pausa de cultivo?

Seja qual for a sua necessidade, esse é o Guia Definitivo que vai te ajudar em todos esses sentidos! Vamos lá?

VOU VIAJAR MAS NÃO QUERO / NÃO POSSO LEVAR MEU KEFIR DE LEITE

Para períodos de ATÉ 5 dias. Use REFRIGERAÇÃO. 1) Coe normalmente seus Grãos de Kefir de Leite e coloque-os no Recipiente de Vidro 2) Adicione 50% de leite a mais que o habitual. Por exemplo: Se você está fermentando 300 ml / dia, coloque 600 ml. 3) Cubra com tecido, prenda com elástico e leve à geladeira. 4) Quando voltar, coe os grãos, experimente o leite fermentado, se o sabor estiver bom, consuma senão descarte-o e retorne o cultivo em temperatura ambiente com novo leite fresco.

ATENÇÃO: Garanta as condições higiênico-sanitárias adequadas de sua geladeira para que não ocorra nenhuma Contaminação Cruzada (Vide Glossário).

Para períodos ACIMA de 5 dias. Use CONGELAMENTO. 1) Coe o leite fermentado. 2) Separe os grãos. 3) Acondicione-os em saco ou pote plástico. 4) Identifique com Nome e Data 5) Leve ao Freezer por até 180 dias. 6) Para descongelar, adicione 100ml de leite e deixe 24h em temperatura ambiente. 7) Descarte o líquido e retorne o cultivo. Descarte as 3 primeiras fermentações que não estarão com sabor e fermentação adequada e consuma a partir do 4º ciclo. Período máximo de congelamento sugerido: Até 180 dias (6 meses).

kefir-leite-graos-viajar-carro-onibus-aviao-viagem-internacional-guardar-adormecer-hibernar-congelar-conservar-transportar-levar-tempo-pausa-cultivo-1

VOU VIAJAR E QUERO LEVAR MEU KEFIR DE LEITE

Primeiro separe os Utensílios para o cultivo dos seus Grãos de Kefir de Leite por lá. Saiba mais aqui

SUGESTÃO 1: CONGELAMENTO prévio 24h antes da viagem. 1) Coe o leite fermentado. 2) Separe os Grãos. 3) Acondicione-os em saco ou pote plástico 4) Leve ao Congelador. 5) Pouco antes de sair, coloque-os em uma Bolsa ou Caixa Térmica. Eles ficam bem até 48h nesse estado. 6) Chegando no destino, volte ao cultivo normal com leite fresco.

SUGESTÃO 2: Caso não consiga fazer o Congelamento, leve-os FRESCOS.  1) Coe o leite fermentado. 2) Separe os Grãos. 3) Acondicione-os em saco ou pote plástico 4) Coloque-os em uma Bolsa ou Caixa Térmica. Eles ficam bem até 24h nesse estado. 5) Chegando no destino, volte ao cultivo normal com leite fresco.

SUGESTÃO 3: Leve-os FRESCOS e com leite num Recipiente. 1) Coe o leite fermentado. 2) Separe os Grãos. 3) Coloque-os num Pote Plástico ou Recipiente de Vidro com boa Tampa de vedação. 4) Insira 100 ml de leite gelado, preferencialmente, e tampe bem. Eles ficam bem até 24h nesse estado. 5) Chegando no destino, volte ao cultivo normal com leite fresco.

POSSO COLOCAR LEITE EM PÓ PARA ENVOLVER OS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE?

Algumas pessoas sugerem esse procedimento, mas não há necessidade, já que a intenção nesse momento é reduzir a fermentação e nutrientes disponíveis para os Grãos, levando-os a um estágio de leve hibernação. Além disso, nem todos as pessoas tem esse alimento disponível em suas casas. Mas fique à vontade, a opção é sua.

Dicas Complementares

  • Caso não tenha Bolsa / Caixa Térmica, deixe-os em local do veículo sem incidência de luz solar direta com temperatura mais baixa.
  • Caso utilize material plástico, certifique-se de que ele é isento de Bisfenol A (BPA Free).
  • Para melhorar o fechamento de seu pote plástico, prenda-o com 2 elásticos na tampa.

Esperamos ter te ajudado! Se tiver outras opções de como pausar ou como levar seus Grãos, conta pra gente!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil.

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Puxa! Quantas informações legais, não é mesmo? Se você ainda tem Dúvidas, clique aqui e vamos te ajudar! E  se ainda não tem seus Grãos e quer entrar pra esse mundo incrível dos Alimentos Fermentados Lácteos, clique aqui e peça já o seu!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat