kefir-leite-faq-duvidas-comuns-frequentes-graos-gelado-quente-quantidade-excesso-congelar-doador-doacao-comprar-adquirir-2

Kefir de Leite: FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O que é Kefir de Leite?

Popularmente conhecido como ‘bichinho do leite’, ‘lactobacilo do leite’, ‘bichinho do iogurte’. O nome KEFIR é originário do Turco “Keif” que significa “bem-estar” ou “bem-viver”. Trata-se de uma colônia de microrganismos que tem uma aparência de Grãos (sementes, canjiquinha, cogumelo, couve-flor, mudas, Starter). Tem aspecto gelatinoso, pegajoso, textura macia e firme, apresentando forma irregular e coloração amarelada ou esbranquiçada. Estes Grãos são formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras aglutinadas com a caseína (proteína do leite) e açúcares complexos que quando adicionados ao leite rico em lactose (vaca, cabra, ovelha) vão fermentá-lo, tornando-se um ‘Leite Fermentado’ ou ‘Leite Kefirado”, incorporando na sua composição esses microrganismos benéficos para a microbiota intestinal.

Como é produzido o leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite?

Os Grãos de Kefir de Leite são adicionados ao leite fresco, rico em lactose, num recipiente, o qual fermenta à temperatura ambiente (± 25Cº) por aproximadamente 24 horas. Após a fermentação, são coados, e o líquido resultante é o Leite de Kefir, que pode ser consumido fresco ou maturado. Nesse processo de fermentação, os microrganismos vão processar o leite, consumindo a lactose e reduzindo a caseína, albumina, além de sintetizar ácido lático, a lactose e outras enzimas. Também modificam os sais de cálcio, que se tornam mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo humano. Os grãos podem ser adicionados novamente a mais leite, e o processo é repetido infinitamente.

Quais os benefícios do Kefir de Leite?

Atualmente comprovam-se os seguintes benefícios associados ao consumo de Kefir de Leite: Fonte de proteína e cálcio de alta biodisponibilidade; Rico em vitaminas do complexo B e triptofano, que evitam o estresse e produzem um efeito calmante; Alimento rico em probióticos benéficos, sendo reconhecido mais de 30 tipos diferentes de bactérias e leveduras benéficas, incluindo Lactobacillus bulgaricus, Streptococcu thermophilus, Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus casei; Auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando a digestão; reduzem a flatulência por promovem maior mobilidade do intestino; redução do impacto da ação da lactose, já que catabolizam mais de 80% desse açúcar durante o processo de fermentação; redução da pressão arterial; equilíbrio do colesterol e glicemia (controle do açúcar no sangue); alivia os sintomas da SII (Síndrome do Intestino Irritável), como inchaço e dificuldade digestiva. Leia a matéria completa sobre os Benefícios do Consumo de Kefir de Leite

Qual o gosto do Kefir de Leite?

O sabor do Kefir de Leite é como iogurte, mas de sabor encorpado e maior acidez (azedinho) e efervescência. Algumas pessoas chamam de ‘champanhe do leite’. O odor é bem característico, mas lembra queijo suave, leite talhado.

Qual o cheiro do Kefir de Leite?

O odor do Kefir de Leite é como uma mistura de iogurte e cheesecake com um toque de pão fermentado. Dependendo da fermentação, chega até ao cheiro de queijo cheddar. Se reutilizar seus potes sem lavá-los, essa fragrância de queijo é amplificada. Se lavar, o odor sempre será mais suave.

Como consumir o Kefir de Leite?

A parte consumida é o Leite Fermentado gerado pela fermentação dos Grãos de Kefir de Leite no Leite Fresco. Ou seja, não deve conter os Grãos, que devem ser separados com a peneira para produção do próximo lote de Kefir.

O que é possível fazer com Kefir de Leite?

O Leite Fermentado pode ser apreciado puro (in natura ou refrigerado), adoçado, com mel, adoçante, cereais, frutas, vitaminas / batidos, shakes, drinks, na elaboração de diversas preparações culinárias, como sorvetes, pudim, gelatina, Smoothies, Cream Cheese, Sour Cream (Creme Azedo), Requeijão, Iogurte Tipo Grego, manteiga, queijos, molhos para salada, cremes, patês e muito mais! Aprenda Receitas com Kefir de Leite

Onde comprar Kefir de Leite?

Adquirir Grãos de Kefir de Leite é a melhor opção para quem deseja receber um produto de qualidade, procedência, seguro e livre de possíveis contaminações proveniente de Doadores. Saiba como pedir o seu clicando aqui. 

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

KEFIR DE LEITE E CULTIVO

 

Quais materiais e utensílios para o Cultivo do Kefir de Leite?

* Leite Animal * Pote de vidro com boca larga 500ml (Nunca de plástico, alumínio ou reutilizados), * Tecido fino , Voal, TNT ou Papel Toalha (Deve permitir a passagem de ar) ou nossa Redinha para Pote, , * Colher de plástico, aço inoxidável ou silicone (Evite madeira, metal ou alumínio), * Elásticos (Para prender na borda do recipiente) * Peneira de plástico ou alumínio (Deve ser de malha mais fina possível), * Recipiente com tampa para armazenar o leite fermentado (vidro ou plástico). Conheça também nosso KEFIRKIT LEITE com os itens essenciais para iniciar sua Fermentação de Kefir de Leite.

Quais recipientes usar para fazer Kefir de Leite?

Preferencialmente use recipientes de vidro que facilitam a higienização, reduzem as chances da presença de microrganismos patogênicos e a transferência de odores ao fermentado, além de resistirem a acidez. Não utilize recipientes plásticos, cerâmica sem esmalte, nem ferro ou inox. Se usar vidros reutilizáveis (palmito, azeitona, conservas), esterilize antes com água fervida de 2 a 3 minutos.

Qual Tipo de Leite posso usar para fazer Kefir de Leite?

Leia a matéria completa sobre o assunto, clicando aqui.

Posso lavar os Grãos de Kefir de Leite?

Leia nossa matéria completa! Clique aqui

Qual o tempo ideal de fermentação do Kefir de Leite?

Não há um tempo certo, fixo, padrão, já que depende da Temperatura Local, Proporção de Leite e Quantidade de Grãos. Numa fermentação regular, 24h até 48h, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas. Sugerimos não deixar os grãos no mesmo leite por mais de 3 dias, pois, podem morrer por falta de alimento.

Como o Kefir de Leite fica depois de pronto? Quando posso consumir o Kefir de Leite?

Quando você notar: alteração da textura do leite, que ficará mais viscoso; mudança do odor para leite fermentado; variação do pH (leve acidez) e alteração visual com a presença de pequenas bolhas (eventualmente). Caso separe entre Soro e Creme, provavelmente estará bem ácido, sendo necessário alguns ajustes no processo de fermentação.

Meu Kefir de Leite separou-se em 2 partes:  soro e creme, coalhada. O que aconteceu?

Esse processo é chamado de Coagulação Ácida, uma ação biológica que produz ácido lático por bactérias presentes nos Grãos de Kefir de Leite ou pela ação direta de ácidos orgânicos do leite. Leia mais nessa matéria.

Meu Kefir de Leite está ácido demais. O que devo fazer?

Não está conseguindo consumir seu Kefir de Leite por causa da acidez? Saiba aqui o que fazer nesse caso.

Posso apertar / espremer os Grãos de Kefir de Leite quando coar?

Não há problema, caso seja de forma suave. Em geral isso é feito para drenar o máximo de leite fermentado dos Grãos após a fermentação.

Qual Tipo de Leite posso usar para fazer Kefir de Leite?

Leia a matéria completa sobre o assunto, clicando aqui.

Precisa ferver o leite para fazer Kefir de Leite?

Se você usa Leite Cru (Leite de Fazenda), sim é necessário ferver o leite, aguardar que chegue em temperatura ambiente ou próximo dos 40oC e então adicionar aos Grãos de Kefir de Leite. Se você usa Leite de Caixinha (UHT) ou Leite Pasteurizado, não é necessário ferver o leite.

Posso usar Leite de Caixinha (UHT) para fazer Kefir de Leite?

Sim, pode usar normalmente o Leite de Caixinha fermentação dos seus Grãos de Kefir de Leite. 

Posso colocar leite gelado, frio nos Grãos de Kefir de Leite?

Pode, mas dependendo da temperatura do leite, a fermentação demora para iniciar, já que são microrganismos mesófilos, que apreciam médias entre 23°C a 28°C. Se puder, aqueça levemente o leite antes de adicionar aos Grãos. Depois leia essa matéria também pra te ajudar: Qual leite usar para fazer o Kefir de Leite?

Posso deixar o Kefir de Leite pronto fora da geladeira?

Por não possuir conservantes, ele pode estragar / contaminar facilmente. Então consuma preferencialmente no ato, depois de coado ou sob refrigeração por até 5 dias.

Posso deixar o Kefir de Leite fermentar dentro da geladeira?

Sim, mas o processo de fermentação do Kefir de Leite na geladeira é mais lento, os grãos ficarão em leve dormência. Essa é uma boa opção para pausas de cultivo ou viagem por até 5 dias.

Posso colocar açúcar para fermentar junto com os Grãos de Kefir de Leite?

Não. Use apenas para adoçar o Leite Fermentado, caso queira.

Posso transformar Kefir de Leite em Kefir de Água? Posso adaptar os Grãos de Kefir de Leite para Água? Como passar o Kefir de Leite para Água? Posso trocar o Leite do Kefir de Leite por Água?

Não é recomendado. Ao fazer isso modificamos o alimento principal dos Grãos. O Kefir de Leite consome lactose e outros nutrientes do leite animal, enquanto o Kefir de Água (Tibico) consome sacarose e outros nutrientes do açúcar, ou seja, não é o meio de cultura ao qual os Grãos necessitam para sobreviver. Apesar de encontrarmos sugestões desse processo em Textos e Vídeos da Internet, as chances de sobrevivência e continuidade são mínimas, então sugerimos que não coloque em risco seus Grãos.

Posso mexer o Kefir de Leite com colher de aço, inoxidável?

Sim, pode. Isso é um mito na cultura de cultivo do Kefir. Os grãos são muito mais antigos que a descoberta do aço inoxidável. Os metais antigos utilizados na época realmente oxidavam formando zinhavre, zinabre, azebre, cardenilho ou verdete (nome dado à camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, o óxido de cobre) e são sim altamente tóxicas e prejudiciais aos Grãos de Kefir. Existem alguns estudos que avaliaram a utilização de aço inoxidável e a questão da resistência elétrica entre os grãos, mas houve pouca significância, o que não impede a sua utilização.

Posso utilizar utensílios de madeira para mexer o Kefir de Leite?

Não é recomendado. Talheres de madeira são um dos grandes focos de contaminação de alimentos na cozinha. Isso se aplica também como regra geral, não apenas para o cultivo de Kefir. As bactérias e microrganismos conseguirem se fixar e viver nas ranhuras que se abrem na madeira e vivem por muito tempo, devido à dificuldade de retirá-los por completo ou por descuido na hora de lavar. Então, utilize aço inoxidável, plástico ou silicone.

Posso agitar o Kefir de Leite durante a fermentação?

Sim, agitar e até mexer o leite durante a fermentação é um procedimento recomendado para que os Grãos entrem em contato com a maior quantidade de leite disponível, já que muitas vezes eles podem ir pro topo e ficar com menos nutrientes.

Por que apareceu uma camada amarelada no Kefir de Leite?

O kefir deve ser agitado uma ou duas vezes ao dia para permitir que todo o leite tome contato com os grãos e haja uma fermentação homogênea. Quando isso não ocorre há a formação de uma camada amarelada sobre o kefir que são as gorduras contidas no leite (e sua espessura vai depender do tipo de leite utilizado, tanto mais grossa quanto maior a gordura contida) , que os grãos de kefir por serem compostos de bactérias e fermentos, não processam. Embora o desenvolvimento inicial dessa camada não seja prejudicial, fungos não desejados podem propagar-se nelas,a agitação impede que isso ocorra, possivelmente devido ao aumento de oxigênio disponível.

KEFIR DE LEITE E SUAS CARACTERÍSTICAS

Meus Grãos de Kefir de Leite estão pequenos, estranhos, não formam grãos.

Entenda mais sobre esse assunto nessa matéria completa clicando aqui

Os Grãos de Kefir de Leite são reutilizáveis? 

Sim, os grãos podem ser reaproveitados e cultivados novamente. Quando um lote de Kefir de Leite está pronto, o Leite Fermentado pode ser consumido e os Grãos são removidos e colocados em leite fresco para novo ciclo de fermentação.

Quanto tempo duram os Grãos de Kefir de Leite? Posso usar quantas vezes os Grãos de Kefir de Leite?

Se cultivados adequadamente, eles tem utilização infinita, fermentando ​​repetidamente para obter novo leite fermentado.

Como saber se o Kefir de Leite morreu ou estragou?

Qual a diferença entre Kefir de Leite Fresco e Kefir de Leite Desidratado?

A diferença principal é o tempo de Ativação dos Grãos para serem utilizados. Caso o Desidratado tenha sido feito de forma adequada, não há nenhuma perda das propriedades nutricionais e probióticas dos Grãos.

Existe algum risco em receber Grãos de Kefir de Leite pelos Correios?

Se for Desidratado, não há riscos. Mas algumas pessoas enviam Grãos de Kefir de Leite In Natura, Fresco ou Semi Desidratados, geralmente envoltos em leite em pó. Nesses casos o risco de contaminação é alto, colocando em risco a sua saúde. Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui.

Qual a diferença entre Kefir de Leite e Kefir de Água?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Qual a diferença entre Kefir de Leite e Kombucha?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Qual a diferença entre Kefir de Leite e Iogurtes Infinitos?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Qual a diferença entre Kefir de Leite e Iogurte Natural?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

KEFIR DE LEITE E SAÚDE

Há riscos para a saúde ao consumir Kefir de Leite?

Se o cultivo for feito de forma adequada, respeitando os cuidados higiênico sanitários de manipulação e conservação, não há riscos para a saúde. Mas caso isso não seja observado corretamente, há sim riscos para a saúde: contaminação física, biológica ou química, além de contaminação cruzada,  podendo proliferar microrganismos patogênicos causadores de doenças, além de náusea, vômitos, diarreia e até complicações para a imunidade.

Quais as contraindicações para consumir Kefir de Leite? 

De modo geral, qualquer pessoa pode consumir Kefir de Leite, salvo as condições seguintes: intolerância à lactose, alergias alimentares, doenças gástricas ou intestinais ou então pessoas com sistema imunológico comprometido (imunodeficiência, AIDS e outras condições), além de pacientes em tratamento de quimioterapia e idosos imunodebilitados.  Dependendo da forma como é preparado, o Kefir de Leite pode estar contaminado com microrganismos patogênicos e pela sensibilidade fisiológica, esses grupos podem ter maior probabilidade de desenvolver infecções pelas bactérias ou leveduras presentes no leite fermentado. Nesse caso a orientação o aval de NUTRICIONISTA ou MÉDICO é fundamental.

Tenho intolerância à lactose. Posso consumir Kefir de  Leite?

Quem tem Intolerância à Lactose precisa avaliar seu grau sensibilidade à lactose (açúcar do leite) antes de iniciar o consumo de Kefir de Leite. No processo de fermentação do Kefir de Leite há uma redução no teor de lactose, nunca uma eliminação e isso depende do tempo de fermentação, podendo ficar bem ácido e inapetente.  Informe seu NUTRICIONISTA ou MÉDICO sobre seu interesse, avalie a ingestão, observe e caso tenha reações, interrompa imediatamente. Saiba mais: Como reduzir o teor de lactose do Kefir de Leite Outra opção viável e tão benéfica quanto é o consumo de Kefir de Água. Saiba mais aqui

Tenho Doença Celíaca. Posso consumir Kefir de Leite ?

Sim, quem tem Doença Celíaca pode consumir Kefir de Leite. Tanto os Grãos de Kefir de Leite quanto o Leite Fermentado NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mas atenção! Caso receba os Grãos por Doação, avalie com rigor as condições de manipulação do Doador para não gerar riscos pra você. Os Grãos de Kefir de Leite da Probióticos Brasil Não Contém Glúten. Saiba mais aqui

Tenho Diabetes. Posso consumir Kefir de Leite?

Sim, quem tem Diabetes pode consumir Kefir de Leite normalmente dentro de um plano alimentar saudável. Há muitos estudos inclusive que constatam que o uso regular do leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite tem impacto positivo na redução da glicose sanguínea e tratamento da Diabetes. Saiba mais aqui 

Gestante pode consumir Kefir de Leite?

Depende. Se você já consome Kefir de Leite regularmente antes de engravidar e seu corpo está acostumado, poderá sim , mas se ainda não consome, esse não é o momento para isso, já que alterações intestinais e fisiológicas desagradáveis podem ocorrer no início do consumo. Avalie com seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA.

Quem está amamentando pode consumir Kefir de Leite?

Depende. O consumo de Kefir para a Nutriz pode ajudar na redução da constipação intestinal, na proteção da microflora vaginal, na melhoria das das cólicas do bebê, no aumento do aporte de cálcio da mamãe e do bebê, redução da alopécia (queda de cabelo), enfraquecimento de dentes e unhas e pele seca ou rachada. No entanto, é preciso avaliar a reação no organismo do bebê: fezes, gases, incômodos e sono. Avalie sempre com seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA.

Posso comer os Grãos de Kefir de Leite?

Sim, os Grãos podem ser ingeridos tranquilamente, eles tem as mesmas propriedades nutricionais do leite fermentado.  Saiba mais: O que fazer com Grãos Excedentes de Kefir de Leite

Posso tomar Kefir de Leite todos os dias?

É aconselhável, inicialmente, começar com uma pequena quantidade (100 ml) para habituar seu organismo com a colonização de bactérias, leveduras e ácidos orgânicos contidas no Leite Fermentado, e ir aumentando aos poucos para evitar reações “bruscas”, como desequilíbrio intestinal, erupções cutâneas, mal estar ou indisposições.

Faz mal tomar muito Kefir de Leite?

Geralmente não, mas é bom notar as reações em seu organismo e sua adaptação em consumir, seja puro ou adicionado em receitas e preparações. Pesquisas e consumidores sugerem de 200ml até 1 litro por dia, dependendo do seu hábito.

Quanto de Kefir de Leite devo consumir para obter os benefícios de saúde?

Sugerimos o consumo mínimo de 200 ml (1 copo americano) por dia, por pelo menos 15 dias consecutivos. Lembre-se: A frequência de consumo é mais importante do que a quantidade de consumo.

Como conseguir, obter, ganhar, adquirir doação de Kefir de Leite?

Temos um Banco de Dados Nacional obtido através do cadastro voluntário dos Doadores em nosso Site. Veja aqui. A partir daí, caso encontrarmos um Doador disponível, enviamos as informações dele (Contato, Localização e Probióticos para Doação) ao Adotante. O número de Adotantes (Quem quer Doação) é muito maior que o número de Doadores (Quem faz Doações), bem como suas quantidades disponíveis periodicamente. Desse modo, para quem não consegue sua Doação, enviamos pelos Correios, de modo seguro, prático e acessível. Saiba mais: Aguardar Doação ou Comprar Probióticos – Qual o melhor pra você?

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Mande suas DÚVIDAS para nossa Equipe ! Sua Pergunta pode ajudar muitas pessoas que desejam cultivar ou estão com problemas em seu Cultivo de Kefir de Leite. CLIQUE AQUI e escreva pra gente!

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já teve Grãos de Kefir de Leite e quer retomar o Cultivo com sucesso e excelência? Clique aqui e peça o seu ou então nosso Kit Completo de Fermentação Mais saúde e imunidade para sua família!

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat