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Kefir e Intestino: 12h solta, 24h regula e 48h prende?

Há um clichê sobre esse assunto no Cultivo dos Grãos de Kefir (Leite ou Água). Em nossas pesquisas, não conseguimos identificar a origem dessa informação, mas podemos sim discutir se é Mito ou Verdade.

Perguntas como essas são comuns também: Como usar Kefir como laxante, normalizar o intestino,  qual o tempo de fermentação, quantas horas ou quanto tempo leva para o Kefir soltar ou prender o intestino?

Sabemos alguns dos efeitos positivos  que a bebida fermentada pelos Grãos realiza no intestino humano, favorecendo a microbiota em suas funções normais, além de adicionar bactérias benéficas (pró-bióticas).

Mas a afirmação de que se a bebida for consumida após 12h de fermentação, ela “solta” o intestino, se consumida em 24h, regula o intestino ou então se consumida em 48h, prende o intestino, precisa ser analisada.

Sabemos que 3 aspectos são essenciais para uma fermentação equilibrada, a saber: Proporção, Tempo e Temperatura. Conhecendo e regulando esse trio, atingiremos exatamente nossos objetivos.

Saiba mais: Qual a importância da Temperatura na fermentação de Kefir, Kombucha, Iogurtes?

Para ilustrar, criamos um Quadro Comparativo: as Proporções estão fixas, alterando apenas a Temperatura do local de fermentação e o Tempo sugerido desse ciclo, inserindo ao final, Bebida Pronta, com essas variáveis.

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ATENÇÃO! A Tabela acima NÃO É um padrão, nem sugestão, nem recomendação de TEMPO X TEMPERATURA para que o fermentado fique pronto. São apenas hipóteses de situações para validar o tema proposto.

OBS.: Consideramos Leite Fermentado Pronto para Kefir de Leite quando o leite coagulou todo e o soro começa a aparecer na fermentação. Consideramos Bebida Fermentada Pronta para o Kefir de Água quando a solução alterou de cor (marrom clara), sabor 80% menos doce, odor e sabor característico e bolhas na fermentação.

Analisando então nosso Quadro, veja que interessante: Se a temperatura da sua região aumentar durante a fermentação, ficará pronta mais cedo. Se a temperatura reduzir, ficará pronta mais tarde.

Ou seja, a fermentação dos seus Grãos pode passar por todos esses ciclos devido às estações do ano ou simplesmente pela mudança climática sazonal, ficando pronta para consumo mais rápido ou mais lentamente.

Além disso, se a Proporção (há o aumento dos grãos) for alterada, o líquido sofrerá mais ação fermentativa, ficando pronto mais cedo. Se tiver menos leite ou então menos açúcar, ficará pronta antes também.

Somado a isso, existe uma atividade biológica única de cada colônia de Grãos (maior ou menor) e sua interação com os ingredientes e nutrientes disponibilizados, bem como a qualidade nutricional desses itens.

Assim, fermentações com TEMPO FIXO não tem significado sem avaliar as condições pela qual foram submetidas.

MAS ENTÃO, QUANTO TEMPO DE FERMENTAÇÃO PARA TER EFEITOS NO INTESTINO? 

Sugerimos que deixe o ciclo terminar, observando se a fermentação está completa e o sabor equilibrado. Quanto tempo? Pode ser 12h, 24h, 36h, 48h, 60h, 72h, vai depender dos fatores explicados no início da matéria.

Efeito laxante do Kefir, ‘soltar’ o intestino contra constipação, obstipação, prisão de ventre, fezes ressecada ou então efeito de ‘prender’ o intestino contra diarreia, disenteria são diferentes para cada pessoa, não há uma regra.

Faça anotações do seu ciclo, veja os resultados no seu organismo, já que varia individualmente. Consuma 100 ml, depois 200 ml e compare se houve mudanças positivas ou não no período de ao menos 1 semana de testes.

Lembre-se que nem todos reagem da mesma forma. Alguns notam diferença logo no primeiro dia, outros precisam de mais tempo. Somos seres com características únicas! Não se baseie nos outros, mas em sua experiência!

O que conta é como seu organismo reage e como você se sente ao consumir seu Leite Fermentado ou Bebida Fermentada. Lembre-se de NUNCA utilizá-los como um remédio (que não são), mas como um alimento.

Se está usando apenas por indicação médica ou nutricional para melhorar seu intestino, mas não está gostando do sabor, aprenda a cultivar, usar, criar e extrair resultados prazerosos, não apenas fisiológicos, ok?

Que o  motivo principal não seja tomar Kefir pra ‘ir ao banheiro’, ‘evacuar’,’fazer cocô’,’curar ou melhorar diarreia’,’intestino preso’,’intestino solto’. Todas essas ações podem ou não acontecer de imediato.

Isso pode gerar ansiedadedesânimo em cultivar os Grãos de Kefir de Leite ou  Kefir de Água por não obter os resultados rapidamente, por isso incentivamos que os cultive com carinho, respeito e eles lhe retribuirão!

Ficou com DÚVIDAS sobre alguns Termos utilizados? Acesse nosso Glossário de Fermentação. Tem Dúvidas sobre a matéria ou quer acrescentar algo? Mande uma mensagem pro nosso WhatsApp aqui!

Até a próxima!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Uau! Muitas informações , não é mesmo? Esperamos ter esclarecido esse mito pra você! Se ainda não tem seus Grãos de Kefir e quer obtê-los ainda hoje clica aqui e conheça nossa Lojinha!

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Comments (2)

  • Ana Paula Rocha Reply

    Muito legal!!! Informação bem clara! Quero aprender mais!!!

    22 de abril de 2020 em 23:55
    • Probióticos Brasil Reply

      Grato pela participação, Ana Paula! Sim, claro. Acompanhe-nos sempre que puder. Muitas informações e aprendizados!

      27 de abril de 2020 em 09:10

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