kefir-agua-faq-duvidas-comuns-frequentes-graos-gelado-quente-quantidade-excesso-congelar-doador-doacao-comprar-adquirir-2

Kefir de Água: FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O que é Kefir de Água?

Popularmente conhecido como “Tibicos, tibi ou sugar kefir grains“. O nome KEFIR é originário do Turco “Keif” que significa “bem-estar” ou “bem-viver”. Trata-se de uma colônia de microrganismos que tem uma aparência de pequenos cristais gelatinosos, delicados e firmes, apresentando forma irregular e coloração amarronzada ou transparente.

Como é produzido o leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Água?

Os Grãos de Kefir de Água são formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras aglutinadas que quando adicionados a uma solução de água + açúcares próprios (sacarose, frutose) , ovelha) o qual fermenta à temperatura (± 25Cº) por aproximadamente 24 horas. Nesse processo de fermentação, os microrganismos vão processar os açúcares, consumindo a sacarose ou frutose, sintetizando em ácidos lático, álcool e outras enzimas. Após a fermentação, os grãos são coados, e o líquido resultante é uma ‘Bebida Fermentada e Carbonatada’ ou ‘Água Kefirada”, que pode ser consumido in natura, refrigerada ou seguir para Saborização / 2a Fermentação.   Os grãos podem ser adicionados a uma nova solução adoçada e o processo é repetido infinitamente.

Quais os benefícios do Kefir de Água?

Leia essa matéria completa – Clique aqui

Como consumir o Kefir de Água?

A parte consumida é a Bebida Fermentada da fermentação dos Grãos de Kefir de Água na Água Adoçada. Ou seja, não deve conter os Grãos, que devem ser separados com a peneira para produção do próximo lote de Kefir.

O que é possível fazer com Kefir de Água?

A bebida fermentada pelos Grãos de Kefir de Água pode ser apreciada pura (in natura ou refrigerada), saborizada / aromatizada (Aprenda aqui) com frutas frescas, secas, sucos, chás, infusões, gengibre, ou especiarias (canela, cravo) e produzir sua própria bebida gaseificada (Kefrigerante), além de usar em shakesdrinks, entre outros. O excedente de grãos pode ser consumido puro ou em preparações, como vitaminas, batidas, sendo possível também fermentar em outros líquidos vegetais. Aprenda Receitas com Kefir de Água

Qual o gosto do Kefir de Água?

Tem sabor levemente azedo, mas efervescente suave e doce, lembra como um pão fermentado fresco com perfume adocicado.

Qual o cheiro do Kefir de Água?

O odor do Kefir de Água lembra limão doce, às vezes com um leve toque de vinagre. O odor pode variar dependendo do nutriente utilizado (tipos de açúcar, frutas, mel).

Onde comprar Kefir de Água?

Adquirir Grãos de Kefir de Água é a melhor opção para quem deseja receber um produto de qualidade, procedência, seguro e livre de possíveis contaminações proveniente de Doadores. Saiba como pedir o seu clicando aqui. 

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

KEFIR DE ÁGUA E CULTIVO

Posso usar Açúcar Refinado no Kefir de Água? Posso usar Açúcar Cristal no Kefir de Água? Posso usar Açúcar Demerara no Kefir de Água? Posso usar Açúcar de Coco no Kefir de Água? Posso usar Rapadura no Kefir de Água? Posso usar Melado de Cana no Kefir de Água? Posso usar Mel no Kefir de Água?

Saiba mais em nossa Matéria: Qual Tipo de Açúcar usar no Kefir de Água?

Posso usar Suco Natural no Kefir de Água? Posso usar Leite Vegetal no Kefir de Água? Posso usar Água de Coco no Kefir de Água? Posso usar Leite de Coco no Kefir de Água?

Qual Tipo de Água posso usar para fazer o Kefir de Água?

Mineral, Filtrada, Torneira, Fervida, Alcalina, Com Gás, Destilada, Deionizada, Osmose Reversa, pH ajustado, Radioativa, Salobra,  Termal, com ou sem Cloro, Fluor. Qual deles é o correto? Leia a matéria completa aqui.

Qual Tipo de Açúcar posso usar para fazer o Kefir de Água?

Refinado, Cristal, Demerara, Mascavo, Rapadura, Melado, Caldo de cana, de Coco, Mel, xarope de milho, Melaço, Adoçantes, Stevia, Agave, Sacarina, light, invertido, glucose, malte. Qual usar? Leia a matéria completa aqui. 

Quais materiais e utensílios para o Cultivo de Kefir de Água?

* Água * Açúcar (Leia mais aqui) * Pote de vidro com boca larga 500ml (Nunca de plástico alumínio ou reutilizados), * Tecido fino , Voal, TNT ou Papel Toalha (Deve permitir a passagem de ar) ou nossa Redinha para Pote, * Colher de plástico, aço inoxidável ou silicone (Evite madeira, metal ou ferro), * Elásticos (Para prender na borda do recipiente), * Peneira de plástico (Deve ser de malha mais fina possível), * Recipiente de vidro com Tampa ou Jarra para armazenar o fermentado. * Garrafas PET com Tampa (Opcional). Conheça também nosso KEFIRKIT ÁGUA com os itens essenciais para iniciar sua Fermentação de Kefir de Água.

Quais recipientes usar para fazer Kefir de Água?

Preferencialmente use recipientes de vidro que facilitam a higienização, reduzem as chances da presença de microrganismos patogênicos e a transferência de odores ao fermentado, além de resistirem a acidez. Não utilize recipientes plásticos, cerâmica sem esmalte, nem ferro ou inox. Se usar vidros reutilizáveis (palmito, azeitona, conservas), esterilize antes com água fervida por 3 minutos ou mais.

Posso lavar os Grãos de Kefir de Água?

Diferente dos Grãos de Kefir de Leite que criam uma proteção natural (Kefiran), os Grãos de Kefir de Água não realizam esse processo. Mas lembre-se de usar água de ótima procedência: filtrada (filtro na validade) ou mineral. De maneira geral no cultivo diário, não é necessário. Faço isso apenas se formar algum tipo de Película ou Borra durante a fermentação e que dificulte a remoção, utilize apenas com uma colher.

Saiba mais: Apareceu uma película marrom no Kefir de Água. O que é isso?

Qual o tempo ideal de fermentação do Kefir de Água?

Não há um tempo certo, fixo, padrão, já que depende da Temperatura Local, Proporção de Água x Açúcar e Quantidade de Grãos. Numa fermentação regular, 24h até 48h, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas. Sugerimos não deixar os grãos no mesmo leite por mais de 3 dias, pois, podem morrer por falta de alimento.

Como o Kefir de Água fica depois de pronto? Quando posso consumir o Kefir de Água?

Quando você notar: alteração do odor e sabor bem menos doce e levemente ácido, mudança da cor da água (especialmente no Açúcar Mascavo); variação do pH (acidez sutil). alteração visual com a presença de bolhas.

Posso apertar / espremer os Grãos de Kefir de Água quando coar?

Não há problema, caso seja de forma suave, mas não há necessidade, já que o líquido não fica viscoso.

Posso colocar água gelada nos Grãos de Kefir de Água?

Pode, mas dependendo da temperatura da água, a fermentação pode demorar pra iniciar, já que são microrganismos mesófilos, ou seja, apreciam temperaturas entre 23°C a 28°C. Se puder, aqueça levemente a água antes de adicionar aos Grãos, isso vai facilitar inclusive a dissolver melhor o açúcar utilizado.

Posso colocar leite no Kefir de Água?

Se for Leite de origem animal, não. Sugerimos apenas Leites Vegetais, mas é preciso fazer esse uso com atenção. Saiba mais: Como fazer Kefir de Água com Leite de Coco ou Água de Coco?

Pode deixar o Kefir de Água fermentar na geladeira?

Sim, mas a fermentação será mais lenta. Essa é uma boa opção para pausas de cultivo ou viagem por até 5 dias.

Posso adaptar os Grãos de Kefir de Água para Kefir de Leite? Como passar o Kefir de Água para Leite? Posso trocar a água do Kefir de Água por leite?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Posso fermentar os Grãos de Kefir de Água por mais de 48 horas?

Se a temperatura regular se mantiver abaixo de 15°C ou menos durante a fermentação, não há problema. Mas se tiver entre 20°C a 30°C, o tempo de 24h, 36h já é suficiente. Se passar de 48h nessa temperatura, poderá apresentar sabor avinagrado e a bebida fermentada ficar inapetente, além do possível enfraquecimento dos Grãos. Em muitos casos, pode também surgir uma película (como um Scoby) ou filamentos marrons, que indicam excesso de fermentação. Saiba mais aqui.

Como fazer meus Grãos de Kefir de Água crescer, multiplicar, aumentar?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Como fortalecer meus Grãos de Kefir de Água?

Leia a matéria completa sobre o assunto clicando aqui

Meu Grãos de Kefir de Água estão crescendo, multiplicando, aumentando muito. O que fazer?

Leia a matéria completa em nosso Blog, orientado o que fazer com os Grãos de Kefir de Água Excedentes. Clique aqui

Posso comer os Grãos de Kefir de Água?

Sim, essa é uma possibilidade, leia essa matéria e conheça Receitas com Kefir de Água.

Preciso lavar o recipiente de vidro a cada fermentação do Kefir de Água?

Sim. Devem ser lavados normalmente com água e detergente ou sabão e enxaguados. Não há necessidade de esterilização com água fervida ou produtos químicos.

Como saborizar / aromatizar, envasar, fazer 2a fermentação do Kefir de Água?

Há inúmeras formas de realizar isso. Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Posso usar frutas ou aromas para fermentar com os Grãos de Kefir de Água ?

Não recomendamos. Algumas frutas e aromas podem ser prejudiciais aos Grãos de Kefir de Água

KEFIR DE ÁGUA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Qual a diferença entre Kefir de Água e Kefir de Leite?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Qual a diferença entre Kefir de Água e Kombucha?

Leia a matéria completa em nosso Blog, clicando aqui

Os Grãos de Kefir de Água são reutilizáveis?

Sim! Quando um lote de Kefir de Água está pronto, os grãos são removidos e colocados em nova solução de água e açúcar ou suco ou água de coco. Para as duas últimas é necessário separar grãos exclusivos para essa finalidade.

Quanto tempo duram os Grãos de Kefir de Água?

Se cultivados adequadamente, eles tem vida infinita, fermentando ​​repetidamente suas bebidas fermentadas.

Posso usar sucos para fermentar o Kefir de Água?

Sim, mas após usar os Grãos em sucos e depois movê-los para água açucarada, resultará numa bebida desagradável. Recomendamos que não sejam misturados, mas separados cada um para um tipo de fermentação. Obs.: Não é necessário colocar açúcar adicional ao fermentar com sucos naturais.

Como fazer Kefir de Água com Água ou Leite de Coco?

Aprenda como fazer essa fermentação em nosso Blog, clicando aqui

Quanto tempo posso guardar o Kefir de Água pronto?

Temperatura ambiente (20°C a 25°C): 5 a 7 dias. Na geladeira (4°C a 10°C): 4 a 6 semanas. No freezer (0°C a -3°C): 6 meses.

Qual quantidade de álcool tem no Kefir de Água pronto?
Como em todas as culturas fermentadas, a formação de álcool ocorre naturalmente. Embora varie de lote para lote, no período típico de fermentação, a quantidade é bem baixa, menor que 1% (0,2% a 0,3%).

Preciso manter distância do Kombucha em relação ao Kefir de Água?  

Sim. Sugerimos uma distância de pelo menos 1,50 m para evitar interações indesejadas entre microrganismos e possíveis odores. Caso leve a geladeira com uma tampa bem apertada, essa distância não é necessária.

KEFIR DE ÁGUA E SAÚDE

Há riscos para a saúde ao consumir Kefir de Água?

Se o cultivo for feito de forma adequada, respeitando os cuidados higiênico sanitários de manipulação e conservação, não há riscos para a saúde. Mas caso isso não seja observado corretamente, há sim riscos para a saúde: contaminação física, biológica ou química, além de contaminação cruzada,  podendo proliferar microrganismos patogênicos causadores de doenças, além de náusea, vômitos, diarreia e até complicações para a imunidade.

Quais as contraindicações para consumir Kefir de Água? 

De modo geral, qualquer pessoa pode consumir Kefir de Leite, salvo as condições seguintes: intolerância à lactose, alergias alimentares, doenças gástricas ou intestinais ou então pessoas com sistema imunológico comprometido (imunodeficiência, AIDS e outras condições), além de pacientes em tratamento de quimioterapia e idosos imunodebilitados.  Dependendo da forma como é preparado, o Kefir de Leite pode estar contaminado com microrganismos patogênicos e pela sensibilidade fisiológica, esses grupos podem ter maior probabilidade de desenvolver infecções pelas bactérias ou leveduras presentes no leite fermentado. Nesse caso a orientação o aval de NUTRICIONISTA ou MÉDICO é fundamental.

TENHO INTOLERÂNCIA À LACTOSE. CONSUMIR KEFIR DE ÁGUA É UMA BOA ALTERNATIVA?

Sim! O Kefir de Água não contém lactose, sendo cultivado em água filtrada e açúcar próprio, geralmente mascavo, demerara ou melado de cana de açúcar.

TENHO DOENÇA CELÍACA. POSSO CONSUMIR KEFIR DE ÁGUA?

Sim. Tanto os Grãos de Kefir de Água quanto a Bebida Fermentada pelos Grãos, NÃO CONTÉM GLÚTEN.

SOU PORTADOR DE DIABETES. POSSO CONSUMIR KEFIR DE ÁGUA?

Sim. Não há contraindicações para o uso da Bebida Fermentada pelos Grãos de Kefir de Água, já que durante o processo de fermentação, o açúcar inserido é consumido quase em sua totalidade pelas bactérias e leveduras.

SOU GESTANTE OU ESTOU AMAMENTANDO (NUTRIZ). POSSO CONSUMIR KEFIR DE ÁGUA? 

Se você já consome Kefir de Água regularmente antes de engravidar e seu corpo está acostumado, poderá sim , mas se ainda não consome, esse não é o momento para isso. Consulte sempre seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA.

QUAL QUANTIDADE DE KEFIR DE ÁGUA POSSO CONSUMIR POR DIA?

É aconselhável, inicialmente, começar com uma pequena quantidade (100 ml) para habituar seu organismo com a colonização de bactérias, leveduras e ácidos orgânicos contidas na Bebida Fermentada, e ir aumentando aos poucos para evitar reações “bruscas”, como desequilíbrio intestinal, erupções cutâneas, mal estar ou indisposições.

QUANTO DE KEFIR DE ÁGUA DEVO CONSUMIR PARA OBTER OS BENEFÍCIOS DE SAÚDE?

Sugerimos o consumo mínimo de 200 ml (1 copo americano) por dia, por pelo menos 15 dias consecutivos. Lembre-se: A frequência de consumo é mais importante que a quantidade de consumo.

COMO CONSEGUIR, OBTER, GANHAR, ADQUIRIR DOAÇÃO DE KEFIR DE ÁGUA?

Temos um Banco de Dados Nacional obtido através do cadastro voluntário dos Doadores em nosso Site. Veja aqui. A partir daí, caso encontrarmos um Doador disponível, enviamos as informações dele (Contato, Localização e Probióticos para Doação) ao Adotante. O número de Adotantes (Quem quer Doação) é muito maior que o número de Doadores (Quem faz Doações), bem como suas quantidades disponíveis periodicamente. Desse modo, para quem não consegue sua Doação, enviamos pelos Correios, de modo seguro, prático e acessível. Saiba mais: Aguardar Doação ou Comprar Probióticos – Qual o melhor pra você?

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Mande suas DÚVIDAS para nossa Equipe ! Sua Pergunta pode ajudar muitas pessoas que desejam cultivar ou estão com problemas em seu Cultivo de Kefir de Água. CLIQUE AQUI e escreva pra gente!

PERGUNTAS E RESPOSTAS  SOBRE KEFIR DE ÁGUA ATUALIZADAS EM 03/08/2021

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já teve Grãos de Kefir de Água e quer retomar o Cultivo com sucesso e excelência? Clique aqui e peça o seu ou então nosso Kit Completo de Fermentação Mais saúde e imunidade para sua família!

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat