Como equilibrar seus Iogurtes Infinitos?

“Meu Iogurte Infinito tá ralo, talhando, coalhando, criando coágulos , está ácido demais. Meu iogurte infinito está ficando amarelado, com uma camada / nata por cima, cheio estranho, estragado. O que fazer?”

Essas são as principais alegações dos Cultivadores de Iogurtes Infinitos e que são facilmente controladas, seguindo as orientações a seguir.

DÚVIDA 1: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ RALO DEMAIS

Lembre-se sempre da Regrinha da Proporção para cada Tipo de Cultura. Seja Iogurte Infinito, Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Levain e outros Alimentos Fermentados, equilibrar e monitorar esse parâmetro é fundamental para obter resultados satisfatórios.

Para Iogurtes Infinitos, sugerimos 1 colher (sopa) rasa, cerca de 10 a 15 g de Leite Fermentado Pronto para cada 200 a 250 ml de Leite Fresco.

Deixar 24h em temperatura ambiente, sem mexer. Se ficar ralo, simplesmente reduza a quantidade de Leite Fermentado Pronto para o próximo ciclo, até encontrar o equilíbrio de sua produção.

Lembrando que : 1) Utilizou Leite Integral? Semidesnatado ou Desnatado não são indicados. 2) Mudou a Marca de Leite? Observe possíveis alterações. 3) Temperatura oscilou? Resultados alteram, então monitore, lembre-se ou anote tudo, sempre que possível.

Por que preciso reduzir a quantidade de Leite Fermentado Pronto?
Porque haverá maior disponibilidade de nutrientes do leite e menor disputa de microrganismos, permitindo uma fermentação leve, suave.

Outra dica bacana é fazer a Maturação do Leite Fermentado: Leve o leite fermentado à geladeira, por pelo menos 12h. Temperaturas mais baixas diminuem a acidez, além de maturar o leite, aumentando seu aporte de vitaminas do Complexo B e deixando-o mais consistente e encorpado.

Saiba mais: Iogurtes Infinitos: FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

DÚVIDA 2: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ COALHANDO, TALHANDO

Esse aspecto é observado como minúsculas partículas, massinhas de leite em parte líquida do fermentado. Além da orientação do item acima, é importante observar a Temperatura da sua região ou no local de Fermentação.

Quanto menor a temperatura (média de 20°C), mais lento será o processo de fermentação. Quanto maior a temperatura , (média de 30°C), mais rápido será o processo de fermentação.

Se necessário, deixe fermentando: 12h em temperatura ambiente e 12h sob refrigeração. Atenção apenas à possível Contaminação Cruzada dentro de sua geladeira!

Saiba mais: A temperatura influencia na Fermentação?

DÚVIDA 3 – MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ ÁCIDO DEMAIS

O impacto na acidez é que no processo de fermentação, os microrganismos do Iogurte Infinito, convertem / consomem o açúcar do leite, lactose (composto por Galactose + Glicose) em Ácido Láctico e esse, em grandes quantidades justamente pelo desequilíbrio de proporções,  fica em maior quantidade, então o gosto ‘ácido’ ´prevalece. Nesse caso, observe e equilibre os aspectos citados nas Dúvidas 1 e 2.

Outra sugestão para que consiga consumir na hora é adicionar um pouco de leite fresco, o que vai aumentar o pH e deixar a bebida mais suave.

LEMBRE-SE.: AS culturas lácteas precisam de novo leite fresco periodicamente para sua nutrição adequada. Caso não tenham, o microrganismos continuam consumindo ao máximo a lactose disponível, saturando em ácido láctico, levando à acidez.

Saiba mais: Glossário – Dicionário de Fermentação de Alimentos

DÚVIDA 4: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ FICANDO AMARELADO, COM UMA NATA POR CIMA.

Fique tranquilo, isso também ocorre com o leite fresco fervido e depois em repouso. Apenas remova essa película e consuma normalmente.

Fique atento apenas se ficar um amarelo muito escuro, o que pode ocorrer se a fermentação ultrapassar 48h ou mais sem a troca de leite, porque pode ter alguma contaminação.

Diferente do seu parente próximo, o Kefir de Leite, os microrganismos contidos nas culturas de Iogurtes Infinitos são extremamente sensíveis e podem deteriorar e contaminar facilmente caso não sejam cuidados de forma contínua, com as trocas de leite regulares e cotidianas.

ORIENTAÇÕES EXTRAS PARA O CULTIVO DOS IOGURTES INFINITOS

1) Mantenha uma rotina diária de troca. Ex.: Ao acordar; Antes ou após o trabalho; Antes de dormir; Após o almoço, lanche ou jantar. Nos finais de semana, mantenha esse padrão o máximo que puder e seja rigoroso, evitando deixar por mais de 48h sem a troca de leite.

2) Plano de Troca: Se seus horários oscilam demais, coloque uma Etiqueta no Recipiente de Vidro para melhor organização do horário de início e término previsto da fermentação.

3) Redução de tempo: Se está fermentando demais, consuma antes:  Fermente por 20 -24 horas se fermentava em 36 ou 48 horas; Fermente 12 horas – 15 horas se fermentava em 24 horas. Com o cultivo regular, você mesmo vai descobrir o tempo ideal de fermentação de acordo com o seu paladar.

4) Ciclo de alternância: Se a média de temperatura no local de fermentação é acima dos 28ºC, então num ciclo de 24h, faça 12h em temperatura ambiente, mexa bem o líquido, tampe com o tecido e leve para a geladeira por outras 12h. Desse modo, o processo de fermentação é retardado e a chance da bebida equilibrar, é alta.

5) Equilibrar temperatura: a) Você pode colocar seu Recipiente de fermentação dentro de uma bacia com água fria ou com cubos de gelo, uma espécie de Banho-Maria Frio. b) Outra opção é deixar um mini ventilador de pilhas ligado e direcionado para o recipiente durante esse período de temperaturas mais altas. c) Se algum cômodo da sua casa ou trabalho fica com o ar condicionado ligado, deixe seu Recipiente nesse local.  d) Use sempre leite gelado na troca, assim ele vai demorar mais para atingir as temperaturas mais elevadas. Se quiser controlar rigorosamente, use um Termômetro comum ou adquira nosso Termômetro de Fita

Tem outras Dicas para o Cultivo dos Iogurtes Infinitos. Conte-nos sua Experiência! Fale com a gente clicando aqui!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Agora que você aprendeu mais sobre os Iogurtes Infinitos  Clique aqui e saiba mais como obter o seu!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat