iogurte-infinito-bulgaricus-skyr-caspian-filmjolk-viili-buttermilk-duvidas-problemas-talhou-azedou-estragou-heirloom-reusable cultures-yogurt-faq

Iogurtes Infinitos: FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O Iogurtes Infinitos são de fácil cultivo e manutenção, mas podem apresentar alterações de acordo com a nutrição recebida, tempo de fermentação, temperatura e outros fatores. Sendo assim, é fundamental entender essas ocorrências e saber o que fazer para manter suas culturas saudáveis e produtivas!

Antes de achar que seus Iogurtes Infinitos estão com problema, confira se você está seguindo as CONDIÇÕES DE CULTIVO abaixo. Esses parâmetros favorecem uma fermentação adequada para a maioria da culturas lácteas.

PROPORÇÃO: Para cada 1 colher sopa (15ml) de Leite Fermentado, usar 200 ml de Leite;

TEMPERATURA IDEAL: 23 a 28 graus;

TEMPO DE FERMENTAÇÃO: 24h em condição aeróbica (usando tecido que permita a entrada de oxigênio).

PROBLEMAS E CONDIÇÕES MAIS COMUNS OBSERVADAS NOS IOGURTES INFINITOS

NÃO FERMENTOU OU SÓ “TALHOU”: Verifique as proporções e/ou temperatura média abaixo da Tabela. Se for primeiras fermentações de Grãos Desidratados, isso é ocorrência comum do processo de Ativação.

IOGURTE BOLHOSO, ESPUMOSO OU COALHADO: Avalie se o tempo de fermentação foi excessivo e/ou a temperatura média está acima da Tabela.

IOGURTE LIQUIDO OU RALO: Perceba se o tempo de fermentação foi inferior a 24h e/ou a temperatura média está abaixo da Tabela. Se for primeiras fermentações de Grãos Desidratados, isso é comum no processo de Ativação.

Saiba mais: Como drenar / dessorar o seu Leite Fermentado de Iogurtes Infinitos?

SABOR “AMARGO” OU ÁCIDO DEMAIS”: Atente-se às proporções, geralmente com mais leite fermentado do que leite fresco e/ou tempo de fermentação excessivo acima de 24h em temperatura média acima da Tabela.

SABOR “AZEDO”: Em geral quando o leite fermentado pronto fica na geladeira depois de 7 dias ou mais.

SEPAROU EM DUAS CAMADAS (Creme Coalhado e Líquido Claro – Soro). MUITO SORO: Tempo de fermentação excessivo acima da Tabela. POUCO SORO: Ocorrência normal, você pode drenar o soro (dessorar) para obter um iogurte mais consistente ou misturar tudo para obter um iogurte mais ralo.

 MOFO: É raro um Iogurte Infinito mofar, já que o ácido lático produzido na fermentação atua como um conservante natural, impedindo a ação de fungos e leveduras, mas ele não tem uma taxa 100% eficiente, então se mofou, descarte sua cultura e use seu Backup de Segurança.

CHEIRO RUIM , FEDIDO, PODRE. Sua cultura sofreu algum tipo de Contaminação, então descarte e use o Backup de Segurança(*) Leia abaixo. Para evitar esse problema, certifique-se de higienizar todos os utensílios e o balcão / pia utilizados para a elaboração do iogurte. Avalie também o local de fermentação, se há alta circulação de ar onde possa ter ingressado algum agente contaminante, bem como fumaça de cigarro ou óleo de fritura. Caso tenha fermentado na geladeira com tecido cobrindo, pode ter ocorrido uma contaminação cruzada (Ex.: pote com carne mal tampada, ovos, fungos, bactérias ou outras fontes de alimentos animais ou vegetais) que migram facilmente para o leite.

CULTIVO COM LEITE CRU: Algumas bactérias presentes no leite cru (direto da vaca) competem com bactérias do iogurte, então em alguns casos a fermentação não funciona, mas não é uma regra. Outras vezes, observa-se um excesso de gordura na superfície. Se possível, use Leite Pasteurizado.

(*) Backup de Segurança: Reserve 100 ml – 200 ml de leite fermentado produzido com sua cultura láctea de Iogurte Infinito e coloque dentro de um pote plástico. Identifique com Nome e Data e leve ao Freezer por até 180 dias. Esse Backup serve para quando quiser dar uma Pausa de Cultivo ou então caso aconteça algo com sua cultura.

LEMBRE-SE: O Lote de Consumo, que é o leite fermentado pronto deve ser consumido no ato ou permanecer em geladeira em até 7 dias. As bactérias continuam seus processos biológicos de maneira mais lenta e cessam de transformar lactose em ácido lático, deixando o iogurte cada vez mais ácido e dependendo do tempo, inapetente.

Ótimas Fermentações a todos!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Já conhece os Tipos de Iogurtes Infinitos que temos? Clique nos nomes, saiba mais sobre eles e faça seu Pedido! AmasiBulgaricusButtermilkCaspianFilmjolk, LangfilPiimäSkyrViili

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat