iogurte-infinito-bulgaricus-skyr-caspian-filmjolk-viili-buttermilk-duvidas-problemas-talhou-azedou-estragou-heirloom-reusable cultures-yogurt-faq

Iogurtes Infinitos: FAQ – Dúvidas e Perguntas Frequentes

O que são Iogurtes Infinitos? O que é Iogurte Infinito? 

Os Iogurtes Infinitos são culturas lácteas de fermentação que geram novo iogurte a partir de um lote de leite já fermentado por eles. Consumimos uma parte e com a outra porção retornar em leite fresco para nova fermentação. Ou seja, são cepas bacterianas específicas que geram um novo iogurte de si mesmo, infinitamente.

Como é produzido o leite fermentado pelos Starters de Iogurte Infinito?

O Starter em Pó (Saiba mais aqui) é adicionados ao leite fresco, rico em lactose, num recipiente, o qual fermenta à temperatura ambiente (± 25Cº) por aproximadamente 24 horas. Após a fermentação o líquido resultante é o Iogurte fermentado, que pode ser consumido fresco ou maturado. Nesse processo de fermentação, os microrganismos vão processar o leite, consumindo a lactose e reduzindo a caseína, albumina, além de sintetizar ácido lático, a lactose e outras enzimas. Também modificam os sais de cálcio, que se tornam mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo humano. Parte do leite fermentado deve ser guardado para ser adicionado novamente a mais leite, então o processo é repetido infinitamente.

Quais os benefícios dos Iogurtes Infinitos?

Fonte de proteína e cálcio de alta biodisponibilidade; Rico em vitaminas do complexo B e triptofano, que evitam o estresse e produzem um efeito calmante; Auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando a digestão; reduzem a flatulência por promovem maior mobilidade do intestino; redução do impacto da ação da lactose, já que catabolizam mais de 80% desse açúcar durante o processo de fermentação; equilíbrio do colesterol e glicemia (controle do açúcar no sangue).

Qual o gosto do Iogurte Infinito? Qual o sabor do Iogurte Infinito?

O sabor do Iogurte Infinito é como o iogurte, mas dependendo do seu Tipo (Leia mais aqui), ele pode ter características bem diferenciais.

Qual o cheiro dos Iogurtes Infinitos? Qual o odor dos Iogurtes Infinitos?

O odor do Iogurtes Infinitos  é como uma mistura de iogurte, queijo leve, coalho, leite talhado. Se reutilizar seus potes sem lavá-los, essa fragrância de queijo é amplificada. Se lavar, o odor sempre será mais suave.

Como consumir os Iogurtes Infinitos?

A parte consumida é o Leite Fermentado gerado pela fermentação do Starter (Pó ou Líquido pronto) no Leite Fresco.

O que é possível fazer com os Iogurtes Infinitos?

O Leite Fermentado pode ser apreciado puro (in natura ou refrigerado), adoçado, com mel, adoçante, cereais, frutas, vitaminas / batidos, shakes, drinks, na elaboração de diversas preparações culinárias, como sorvetes, pudim, gelatina, Smoothies, Cream Cheese, Sour Cream (Creme Azedo), Requeijão, Iogurte Tipo Grego, manteiga, queijos, molhos para salada, cremes, patês e muito mais! Aprenda Receitas com Iogurtes Infinitos

Onde comprar Iogurtes Infinitos?

Adquirir Starters, Culturas Iniciais de Iogurtes Infinitos é a melhor opção para quem deseja receber um produto de qualidade, procedência, seguro e livre de possíveis contaminações proveniente de Doadores. Saiba como pedir o seu clicando aqui. 

O Iogurtes Infinitos são de fácil cultivo e manutenção, mas podem apresentar alterações de acordo com a nutrição recebida, tempo de fermentação, temperatura e outros fatores. Sendo assim, é fundamental entender essas ocorrências e saber o que fazer para manter suas culturas saudáveis e produtivas!

Antes de achar que seus Iogurtes Infinitos estão com problema, confira se você está seguindo as CONDIÇÕES DE CULTIVO abaixo. Esses parâmetros favorecem uma fermentação adequada para a maioria da culturas lácteas.

PROPORÇÃO: Para cada 1 colher sopa (15ml) de Leite Fermentado, usar 200  a 300 ml ml de Leite;

TEMPERATURA IDEAL: 23 a 28 graus;

TEMPO DE FERMENTAÇÃO: 24h em condição aeróbica (usando tecido que permita a entrada de oxigênio).

O Iogurte Infinito não fermentou ou só “talhou”: Verifique as proporções e/ou temperatura média abaixo da Tabela. Se for primeiras fermentações de Grãos Desidratados, isso é ocorrência comum do processo de Ativação.

O Iogurte Infinito ficou iogurte bolhoso, espumoso ou coalhado: Avalie se o tempo de fermentação foi excessivo e/ou a temperatura média está acima da Tabela.

O Iogurte Infinito ficou muito líquido, ralo: Perceba se o tempo de fermentação foi inferior a 24h e/ou a temperatura média está abaixo da Tabela. Se for primeiras fermentações de Grãos Desidratados, isso é comum no processo de Ativação.

Saiba mais: Como drenar / dessorar o seu Leite Fermentado de Iogurtes Infinitos?

O Iogurte Infinito ficou com sabor amargo ou ácido demais: Atente-se às proporções, geralmente com mais leite fermentado do que leite fresco e/ou tempo de fermentação excessivo acima de 24h em temperatura média acima da Tabela.

O Iogurte Infinito ficou com sabor azedo: Em geral quando o leite fermentado pronto fica na geladeira depois de 7 dias ou mais.

O Iogurte Infinito separou em duas camadas (Creme Coalhado e Líquido Claro – Soro). MUITO SORO: Tempo de fermentação excessivo acima da Tabela. POUCO SORO: Ocorrência normal, você pode drenar o soro (dessorar) para obter um iogurte mais consistente ou misturar tudo para obter um iogurte mais ralo.

O Iogurte Infinito parece que está com mofo: É raro um Iogurte Infinito mofar, já que o ácido lático produzido na fermentação atua como um conservante natural, impedindo a ação de fungos e leveduras, mas ele não tem uma taxa 100% eficiente, então se mofou, descarte sua cultura e use seu Backup de Segurança.

O Iogurte Infinito está com cheiro ruim, fedido, podre, estranho:. Sua cultura sofreu algum tipo de Contaminação, então descarte e use o Backup de Segurança(*) Leia abaixo. Para evitar esse problema, certifique-se de higienizar todos os utensílios e o balcão / pia utilizados para a elaboração do iogurte. Avalie também o local de fermentação, se há alta circulação de ar onde possa ter ingressado algum agente contaminante, bem como fumaça de cigarro ou óleo de fritura. Caso tenha fermentado na geladeira com tecido cobrindo, pode ter ocorrido uma contaminação cruzada (Ex.: pote com carne mal tampada, ovos, fungos, bactérias ou outras fontes de alimentos animais ou vegetais) que migram facilmente para o leite.

Precisa ferver o leite para fazer Iogurte Infinito?

Se você usa Leite Cru (Leite de Fazenda), sim é necessário ferver o leite, aguardar que chegue em temperatura ambiente ou próximo dos 40oC e então adicionar aos Iogurte Infinito. Se você usa Leite de Caixinha (UHT) ou Leite Pasteurizado, não é necessário ferver o leite.

Posso usar Leite de Caixinha (UHT) para fazer Iogurte Infinito?

Sim, pode usar normalmente o Leite de Caixinha fermentação do seu Iogurte Infinito.

Como fazer um Backup de Segurança do meu Iogurte Infinito? Reserve 100 ml – 200 ml de leite fermentado produzido com sua cultura láctea de Iogurte Infinito e coloque dentro de um pote plástico. Identifique com Nome e Data e leve ao Freezer por até 180 dias. Esse Backup serve para quando quiser dar uma Pausa de Cultivo ou então caso aconteça algo com sua cultura.

Quanto tempo posso deixar meu Iogurte Infinito pronto? O leite fermentado pode permanecer em geladeira por até 7 dias. As bactérias continuam seus processos biológicos de maneira mais lenta e cessam de transformar lactose em ácido lático, deixando o iogurte cada vez mais ácido e dependendo do tempo, inapetente.

Posso deixar meu Iogurte Infinito fermentando na geladeira? Sim. O processo de fermentação do Iogurte Infinito na geladeira é mais lento, os grãos ficarão em leve dormência. Essa é uma boa opção para pausas de cultivo ou viagem por até 5 dias.

Posso usar Iogurteira Elétrica para a fermentação dos Iogurtes Infinitos?
É opcional. A maiorias das iogurteiras elétricas mantém temperatura entre 30ºC a 40ºC, atingindo efetivamente 25ºC a 30ºC no leite fermentado. É muito efetiva para regiões com baixa temperatura, já que a maioria dos Iogurtes é termófilo, facilitando a ação dos microrganismos e proporcionando um leite fermentado firme e encorpado.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Já conhece os Tipos de Iogurtes Infinitos que temos? CLIQUE AQUI e saiba mais

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

Compartilhe este Artigo

Comments (4)

  • Margarida Hoppe Reply

    Não conhecia iogurte infinito. É alguma variação do Kefir?

    8 de dezembro de 2019 em 15:39
  • MARIZA DO ROCIO MEDEROS Reply

    Meu iogurte infinito talhou, posso
    tirar o soro e colocar mais leite para ativa-lo? Ou está perdido? (estou tentando ativar uma muda congelada)

    27 de agosto de 2021 em 13:09
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Mariza. Pode sim. O congelamento faz com que os microrganismos contidos nos Iogurtes Infinitos “adormeçam”, fiquem inativos. Quando retornamos o Cultivo, eles demoram até 5 dias para o estado normal, então pode colocar a mesma quantidade de leite de sempre. Se quiser aumentar, pode também mas se for consumir mais.

      1 de setembro de 2021 em 10:40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat