FORMATO-graos-kefir-leite-pequeno-massa-couve-flor-canjiquinha-original-certo-correto-bom-ruim-melhor-pior-estragado-verdadeiro-real-doador-doacao

Formato de Grãos de Kefir de Leite – Galeria de Fotos

Há uma preocupação natural dos Cultivadores de Kefir de Leite quanto a aparência, aspecto, visual de seus Grãos, levando muitas vezes a duvidarem se realmente suas colônias são autênticas, verdadeiras, corretas.

A questão mais comum é acreditar que todos os Grãos precisam ter o mesmo formato: ‘couve-flor’ , ‘floquinhos’ , ‘canjiquinha’. Se não for assim é pra descartar, conseguir outro e até duvidar que foi enganado ao adquirir.

Recordar é viver! O Kefir de Leite é um ser vivo, uma série de microrganismos (bactérias e leveduras) que interagem entre si e com nutrientes, temperatura, tempo, ar, qualidade das matérias-primas, entre outros.

Ou seja, a fermentação depende de todas essas variáveis para produzir nosso leite fermentado de modo orgânico, natural, biológico, sendo impossível de modo caseiro, criar um padrão ou esperar um comportamento idêntico.

Inclusive, o formato e o comportamento dos seus Grãos podem mudar de acordo com as estações do ano, marca ou tipo de leite usado, recipiente de fermentação. Ou seja, podem ficar de um jeito hoje e no mês que vem podem ter outro formato e isso não quer dizer que não estão saudáveis, produtivos, fracos.

Os Grãos de Kefir de Leite podem ficar aglomerados, juntos, grudados, separados, soltos, irregulares, pequenos, grandes, esfarelados. Todos são comportamentos naturais, normais e saudáveis.

Entenda que, independente do formato dos seus Grãos, os benefícios nutricionais e probióticos são os mesmos. O que precisa se preocupar é se estão produzindo um Leite de Kefir bom, agradável e saboroso pra você!

Para te ajudar, criamos uma Galeria de Fotos com 5 (cinco) formatos de Grãos que identificamos, onde todos apresentam comportamentos normais, naturais, comuns, esperados e saudáveis!

Agradecemos desde já a todas as pessoas que nos procuram pelo WhatsApp pedindo orientações e avaliações de suas colônias e que autorizaram a publicação dessas fotos para ajudar mais pessoas. Nossa sincera gratidão!

GRÃOS DE KEFIR DE LEITE – FORMATO, APARÊNCIA, ASPECTO, VISUAL, CARACTERÍSTICA

FORMATO 1: O mais comum, visto e divulgado formato de Grãos de Kefir de Leite é o aspecto “Couve-Flor”, “Canjica”, “Pipoca”, “Floquinho”.  São aglomerados mais densos, compactos e firmes ao toque.

FORMATO 2: Uma película ou manta cresce ligando vários Grãos. Geralmente ela se conecta aos Grãos, eles se reproduzem e a película/manta desaparece gradativamente ou fica em menor quantidade.

FORMATO 3:  Os Grãos não desenvolvem película mas apresentam aspecto esponjoso, às vezes com pequenas bolsas ou bolas e parecendo um híbrido entre o Kefir “Couve Flor” e Kefir com Manta (Veja o Formato 5)

FORMATO 4: Kefir “Grão de Arroz” ou “Mini Grãos”. Às vezes ficam separados, pequenos ou parecendo uma massa densa. Ocorre frequentemente após o Congelamento ou durante a Ativação de Grãos Desidratados. Aos poucos vão se  unindo e conectando. Nesse ponto, podem não crescer em tamanho mas reproduzem-se bastante.

FORMATO 5: Aparece a mesma película do Formato 3 só que em maior extensão, muitas vezes tomando conta de toda a colônia, superando a quantidade visível de ‘Grãos’ de Kefir de Leite.

Saiba mais: Kefir em Manta, Película, Tecido. Por quê isso ocorre?

DÚVIDA 1: Pode acontecer de mudar de um formato para outro em questão de dias? Sim. A interação entre as variáveis citadas acima pode sim alterar a aparência dos Grãos de Kefir de Leite.

DÚVIDA 2: Como faço para ter Grãos de Kefir de Leite graúdos, firmes, tipo couve-flor? Não há uma lógica para fazer isso, mas em nossos experimentos, utilizar um recipiente mais estreito, permitindo que os Grãos fiquem mais unidos e também mexer o fermentado a cada 12h, parece ter um efeito positivo.

DÚVIDA 3: Meus Grãos de Kefir de Leite são pequenos, miúdos. Tem algum problema? Não. Se eles fermentam bem e lhe fornecem um leite fermentado de qualidade, isso é o que importa.

DÚVIDA 4: Meus Grãos de Kefir de Leite não aumentam de tamanho, mas aumentam em quantidade OU meus Grãos de Kefir de Leite aumentam de tamanho, mas não aumentam de quantidade. O que quer dizer?

Não há necessidade de se preocupar com essas questões, já que os Grãos e sua Fermentação podem se alterar frequentemente, modificando o comportamento. Se o leite fermentado está adequado, isso é o que importa.

Esperamos que essas fotos de Grãos de Kefir de Leite e informações possam te ajudar em seu Cultivo!

Quer uma AVALIAÇÃO de nossa Equipe para saber se seus Grãos e Fermentação estão adequados? Clique aqui e mande um zap  com as Fotos dos seus Grãos na Peneira após a coagem e vamos te ajudar!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ah! Você ainda não tem seus Grãos? Temos duas opções que atendem sua necessidade!  Quer os Grãos + Manual Veja aqui ! Que um Kit Completo de Fermentação? Veja aqui

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat