Existe a forma certa de fazer Kombucha?

Você já ouviu falar a frase: “Kombucha é uma bebida milenar”, não é mesmo? 🤔


Mas é isso mesmo! Fermentar Kombucha não é algo novo, e assim como qualquer alimento ou bebida regado de história, a individualidade de quem aprende, faz e ensina vai sendo aos poucos aplicada no processo.

A partir da observação, vivência e estudos foram sendo desenvolvidas vertentes, maneiras de fazer Kombucha, a maioria bem parecida.
Vira e mexe recebo perguntas assim: “Eu aprendi de tal forma, então está errado?” Não, é apenas diferente. 😊

Nos cursos que eu fiz eu pude observar diferentes métodos. O fato de não serem exatamente iguais não faz um melhor e outro pior, claro, desde que sejam respeitados os princípios de higiene e os cuidados com a própria cultura.

Tem pessoas que utilizam chá verde e chá preto, só chá verde ou só chá preto. Tem quem use blends específicos da Camellia sinensis. Até mesmo o modo de fazer esse chá pode ser distinto…

Alguns métodos levam mais chá ou menos chá. Mais açúcar ou menos açúcar. Tem quem defenda a fermentação contínua na produção. Tem quem quantifique as culturas, tem quem não faz isso.

Resumidamente o que quero dizer é: Se assim funciona pra você, tá tudo bem, o mais importante é que estejamos abertos a novas experiências 💚
Quando for fazer um curso, assistir uma aula, deixe de lado suas convicções.

Ouça e procure absorver o que esse alguém se propôs a passar. Faça suas anotações, seus testes. Tenho certeza que assim você irá aproveitar muito mais essas oportunidades!

Ah, e você é livre pra mudar de opinião. Se hoje você utiliza um método e amanhã aprende algo novo que se aplique de uma maneira mais cômoda a sua realidade, faça as mudanças que julgar necessário.

Uma das coisas mais maravilhosas na produção de Kombucha é esse aprendizado diário, afinal, tem tanta gente incrível que pode nos agregar conhecimento nesse universo, você não acha?

Ótimas Kombuchas pra vocês!

Autora: Gisela – O Clube da Kombucha

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não tem seu Scoby para fazer Kombucha ou quer um Kit Completo pra começar o quanto antes? Fácil! Clique aqui

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat