Diferencas-semelhancas-Iogurte-Kefir-Iogurte-Natural-achar-encontrar-obter-conseguir-doador-doacao

Diferenças e Semelhanças entre “Iogurte” de Kefir e Iogurte Natural

Muitos acreditam que o Iogurte Natural e o Leite Fermentado de Kefir de Leite (até chamado de “Iogurte de Kefir”) são  produtos lácteos similares por apresentarem textura ou sabor semelhante.

Ambos resultam de fermentação bacteriana que se multiplicam e transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico, provocando uma coagulação nas proteínas, tornando-o mais consistente.

Tanto é que a palavra Iogurte, de origem Turca (yoğurt, pronúncia /jɔ.ˈurt/) quer dizer “denso”, “tornar denso” e nisso realmente são similares. No entanto, existem várias diferenças entre eles. Vamos ver?

De modo didático, chamaremos de “Iogurte de Kefir” o leite fermentado por Grãos de Kefir de Leite e de ‘Iogurte Natural‘, o leite fermentado por bactérias x,y,z, o produto comercializado em lojas e supermercados.

duvidas-problemas-comuns-iogurte-infinito-kefir-coalhou-talhou-estragado-cheiro-forte-podre-doador-doacao-2

TIPOS DE CULTURAS INICIAIS (Starters)

Iogurte de Kefir -> Mesofílico ->  Cultivado à temperatura ambiente.

Iogurte Natural -> Existem dois tipos de iniciadores de iogurte: Mesofílico ->  Cultivado à temperatura ambiente e Termofílico (Amantes do calor) -> Cultivados em ambientes  de temperatura média de 39 a 43ºC.

MEIO DE PROPAGAÇÃO

Iogurte de Kefir -> Utilizam-se  os Grãos de Kefir de Leite que abrigam várias bactérias e leveduras em simbiose, permitindo lotes contínuos de leite fermentado, com trocas diárias de leite fresco, em geral, a cada 24 horas.

Iogurte Natural -> Existem 2 formas:

1) A partir do próprio Iogurte Natural: Adicione 1 copo (200 ml) de iogurte natural ao leite fresco em temperatura de 39 a 43°C e as bactérias se reproduzem. Esse lote pode ser consumido e parte dele pode ser usado de iniciador do próximo lote e assim por diante. Essas culturas se enfraquecem facilmente, necessitando de iogurte novo 1x por semana.

2) A partir de Pó (Liofilizado). Chamados de Fermento para Iogurte ou Fermento Lácteo, são comercializados por Marcas como: Bio Rich, Rica Nata, Top Therm.  São hidratados em leite fresco e geram um lote de iogurte por sachê. Comumente necessitam de Iogurteiras, são termofílicas, ativando em temperaturas acima de 30°C.

Saiba mais: Como fazer seu Kefir de Leite In Natura, Fresco

TIPOS DE BACTÉRIAS PRESENTES / AÇÃO NO ORGANISMO

Iogurte de Kefir -> Por conter 1) uma gama específica e elevada de bactérias e leveduras e 2) por sua maior acidez são capazes de colonizar / habitar o nosso intestino, substituindo bactérias benéficas enfraquecidas, geralmente por remédios ou doenças, por outras saudáveis, além competirem por sítios intestinais com bactérias nocivas, além de estimular o sistema imunológico, atuando com efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos.

Saiba mais: Quais as Bactérias e Leveduras presentes nos Grãos de Kefir de Leite

Iogurte Natural -> Contém 1) um ou dois tipos de bactérias 2) apesar de sua menor acidez, essas bactérias são resistentes à acidez do estômago – transpondo-o com facilidade, protegendo e nutrindo outras bactérias benéficas. No entanto, por não reconhecerem o intestino como seu habitat natural, as bactérias do iogurte natural são transientes (transitórias), ou seja, não permanecem muito tempo no organismo.

VALOR NUTRICIONAL

Iogurte de Kefir -> Apresenta maior teor de vitaminas do Complexo B  e C, além de vitamina A, K, além de mineiras como Fósforo, Cálcio, Potássio, cálcio Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês. Adicionalmente, oferece uma variedade de aminoácidos, necessários para processos de cicatrização e homeostase: Treonina, serina, alanina, lisina e amônia, em níveis mais altos do que os do leite comum, por exemplo, além de valina, isoleucina, metionina, fenilanina e triptofano.

Iogurte Natural ->  Apresenta ótimas quantidades de vitaminas do Complexo B, Fósforo, Cálcio, Potássio, Magnésio e vitaminas D e E em maiores proporções do que as encontradas no Iogurte de Kefir. No iogurte encontramos também minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e iodo.

SABOR E CONSISTÊNCIA

Iogurte de Kefir ->Sabor mais ácido e encorpado que o Iogurte, mas a acidez pode ser controlada pelo binômio Tempo x Temperatura ou Proporção de Grãos x Leite.  Enquanto o Iogurte é geralmente consumido com colher, o Leite de Kefir é mais líquido, como uma bebida láctea cultivada.

Iogurte Natural -> Tem um sabor familiar para a maioria das pessoas, sendo mais espesso que o Iogurte de Kefir e geralmente de sabor mais leve, já que é comercialmente controlado pela adição de outros ingredientes, aromas, espessantes ou mesmo com cepas próprias de lactobacilos e fermentos lácteos, para facilitar a aceitações dos consumidores.

POTENCIAL PROBIÓTICO ESTUDADO

Iogurte de Kefir -> Por sua biologia natutal e fermentação lenta, possui superior quantidade e variedade de bactérias, sendo naturalmente mais rico em probióticos potentes para a microbiota intestinal.

Iogurte Natural -> Mesmo em menor quantidade e de característica transiente, as bactérias do iogurte possuem como capacidade probiótica lançar ao meio seus produtos de metabolismo, principalmente ácidos orgânicos como láctico e acético, além de outras substâncias, protegendo e nutrindo as bactérias benéficas que habitam a microbiota.

VERSATILIDADE

Tanto o Iogurte quanto o Leite de Kefir podem ficar consistentes ao drenar o soro do produto acabado. A drenagem resulta em um produto grosso, comumente conhecido como “Iogurte Grego” (Greek Yogurt). Tempos de drenagem mais longos podem criar até Queijos Firmes. Além disso, ambos são versáteis e podem ser usados ​​em muitas receitas.

Saiba mais: Receitas com Kefir de Leite  ->  E-Books com Receitas de Kefir de Leite

Afinal, qual é o melhor: Iogurte de Kefir ou Iogurte Natural?

Com tantas características distintas, porém recheadas de benefícios para o organismo, é possível concluir que a adição dos dois produtos à alimentação diária é uma ótima opção. Eles são ainda uma alternativa para quem tem intolerância à lactose, pois o seu teor é reduzido como resultado da fermentação.

A combinação de Iogurte e Leite de Kefir possibilita desde repovoar e fixar a microbiota intestinal e vaginal destruída por antibióticos ou doenças, a auxiliar na digestão, prevenir e tratar diarreias, aliviar sintomas da síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa, reduzir a ocorrência de infecções vaginais, uretrais e da bexiga causadas por leveduras patogênicas. Em especial o Kefir possui ação de combate ao fungo Candida albicans, responsável pela Candidíase.

Além disso, ambos facilitam a síntese de ácidos graxos de cadeia curta e de vitaminas, ou o aumento da absorção de minerais, redução dos níveis de colesterol, alergias, asma, reações da pele como eczemas, além de ativarem o sistema imune, combaterem radicais livres e prevenindo tipos de tumores, como o câncer de cólon. O Kefir é também antibacteriano e anti-inflamatório e atua também contra a formação de outros diferentes tipos de tumores.

Boa saúde e nutrição para todos!

Por: Nutr. Flávio Viaboni – CRN 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Escolha a cultura ideal para o seu estilo de vida e entre em contato caso queira adquirir seu iniciador de Iogurte Infinito ou Kefir de Leite. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat