Como fazer a Kombucha ficar com gás?

Como ter mais gás na Kombucha? Como fazer Kombucha com gás? Como fazer Kombucha gaseificada? Minha Kombucha não tem gás! Por que minha Kombucha não cria gás? Por que a minha kombucha não gaseifica?

Para fazer gás na Kombucha, a Segunda Fermentação (F2) precisa de dois focos de atenção: 1) Preparo, Tempo e Ambiente adequado: quantidade de leveduras, açúcar residual após a F1, espaço de ar na garrafa e tempo necessário. 2) Adição de açúcar complementar – sacarose ou frutose (Opcional): Assim as leveduras aceleram a carbonatação e transformam o açúcar em Álcool e CO2, ou seja em gás carbônico.

Saiba mais: O que é Segunda Fermentação da Kombucha (F2)?

Antes de TUDO é fundamental entender que…

Não adianta começar errado a sua produção de Kombucha e tentar formar gás sem considerar fazer o básico bem feito! Então…

Tempo e Proporções da Primeira Fermentação: Para que o número de leveduras ativas atinja uma quantidade aceitável e adequada, é preciso que o tempo de primeira fermentação da Kombucha e as Proporções utilizadas (Água, Chá, Açúcar, Líquido Starter, Scoby) sejam respeitadas.

Para que isso ocorra, lembre-se (*): INGREDIENTES PARA FAZER KOMBUCHA: Água (Ex: 3 litros). Chá Verde ou Preto (5g a 8g por litro). Açúcar (50g a 70g por litro). Líquido Starter (Até 10% do volume total. Ex.: 200ml a 300ml), Scoby (50g a 70g por litro). (*) Apenas sugestões. Tempo de Fermentação / Colheita da Bebida: Média de 6 a 8 dias em uma temperatura regular de 20 a 30 graus.

Como saber que a Fermentação da minha Kombucha está ocorrendo de forma adequada?
Observe a) Redução do dulçor do líquido a partir do 4º dia b) Sabor levemente ácido c) Diminuição do pH (Aumento da acidez) d) Formação de novo biofilme (Scoby), mesmo que seja uma fina película / nata.

Qual o tempo ideal de colheita da Kombucha? Quando sei que minha Kombucha está pronta para tomar? Quantos dias deixar a Kombucha na Primeira Fermentação?
R.: É muito pessoal, mas prove no dia do preparo e monitore a partir do 4o dia. Geralmente quando você notar a significativa redução do dulçor , um sabor levemente ácido e frisante, já é a hora de remover o Scoby, coar e consumir, guardar ou fazer a Segunda Fermentação (Saborização ou Gaseificação).

Minha Kombucha virou Vinagre! O que fazer? Leia aqui

Saiba mais: Ainda não tem seu Scoby e Líquido Starter? Clica aqui!

Vamos entender mais detalhadamente alguns aspectos que vão facilitar a elaboração de uma boa Kombucha com Gás? Bora lá!

  1. Após o término da Primeira Fermentação, você deve separar a parte de Líquido Starter para o próximo ciclo (Até 10%). O restante podemos saborizar / gaseificar.
  2. Com essa Kombucha Pronta, vamos aplicar algumas Técnicas e Recomendações abaixo.

NUTRIENTE NECESSÁRIO

  • Açúcar residual: Após a colheita da bebida, uma quantidade de açúcar ainda está disponível e pode ser fermentada pelas leveduras ali presentes, que em ambiente fechado (anaeróbico), também vão formar gás. No entanto, a diferença é que o tempo de carbonatação será maior, acima de 5 dias ou mais.
  • Açúcar adicional: Um plus na formação de gás na sua Kombucha. Desse modo as leveduras terão mais nutrientes para transformam em CO2 (gás) de maneira acelerada. (Ex.: Frutose de frutas doces ou secas, sucos integrais, polpas) ou mesmo açúcar comum (refinado, cristal, demerara, mascavo), mel. Desse modo, o tempo de carbonatação fica entre 24h a 72h no máximo.

ATENÇÃO ÀS GARRAFAS

  • Garrafas adequadas e seguras: Preferencialmente use Garrafas PET para sua segurança, já que estamos lidando com gás, que pode extravasar / explodir ao ser liberado da garrafa. Conheça nossos modelos nesse link.
  • Use Garrafas de Vidro ou Flip Top na Segunda Fermentação da Kombucha somente quando se sentir seguro, já que a consequências de explosão desse tipo de material podem ser danosas e até fatais!
  • Garrafas bem vedadas: Fique atento se as Garrafas escolhidas vedam bem a saída de ar, se fecham hermeticamente. As Garrafas Pet de água mineral parecem frágeis, mas são as mais utilizadas no âmbito artesanal.
  • Headspace: Sempre deixe sempre um pequeno espaço livre (Headspace) na garrafa para a formação de gás, antes de envasar / ir para Segunda Fermentação da Kombucha. Em geral 2 a 3 dedos de distância do bocal são suficientes. Lembre-se que as leveduras precisam de oxigênio para fazer o seu trabalho, então nunca encha de líquido até o topo, pois, não obterá o tão esperado gás.

Saiba mais: Como fazer a Segunda Fermentação da Kombucha?

Vamos então para um PASSO A PASSO detalhado…

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR
* Kombucha Pronta (sem o Scoby)
* Sabor de sua preferência (Veja opções abaixo)
* Garrafas PET com Tampa

MODO DE PREPARO

  1. Coloque a um pouco de Kombucha Pronta dentro das Garrafas PET.
  2. Adicione a saborização de sua preferência.
  3. Complete as garrafas com mais Kombucha Pronta, deixando cerca de 2-3 dedos de distância da tampa.
  4. Tampe bem as garrafas e deixe fora da geladeira entre 24-72 horas ou até endurecer a garrafa.
  5. Se utilizou pedaços de frutas ou especiarias, faça a coagem.
  6. Leve à geladeira por pelo menos 6h e aprecie sua deliciosa Kombucha gaseificada! Sssshhhh….

IDEIAS DE SABORIZAÇÃO DA KOMBUCHA E PROPORÇÕES

Especiarias: Quantidade à gosto. Anis Estrelado, Canela, Cardamomo, Cravo, Gengibre, Noz-moscada

Suco de Fruta: ½ copo (100 ml)  a cada 500 ml. Ex. Uva, Pêssego, Caju, Manga.

Frutas Secas: 15g (1 colher sopa) a cada 500 ml. Ex.: 10 uvas passas ou 2 ameixas / damascos.

Frutas Frescas: 50g a cada 500 ml. Ex.: Picado de 1/2 maçã ou ½ laranja pequena.

Saiba mais: Qual a quantidade álcool na Kombucha Pronta?

USO DE AÇÚCAR PURO: Caso não queira saborizar, mas fazer gás direto com a Kombucha de Primeira Fermentação, adicione 1 colher de sopa (15g) de açúcar (refinado, cristal, demerara, mascavo) a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Misture bem e envase as Garrafas, como no Modo de Preparo acima.

NUNCA DESISTA!

  • Se não gerar gás ou ficar pouco efeito de gás na sua Kombucha, não se preocupe. Avalie as condições e faça um Check List dos itens acima e tente novamente com outras combinações de variáveis e realize novos testes. Uma hora vai dar certo!

DUVIDAS FREQUENTES SOBRE FORMAÇÃO DE GÁS NA KOMBUCHA

Quanto tempo devo deixar a garrafa na segunda fermentação da Kombucha para a formação de gás? Depende. Se usar açúcar adicional, entre 24h a 72, no máximo. Se deixar o açúcar residual, pode ficar pronta em até 10 dias.

O gás na Kombucha ou ausência dele quer dizer falta de qualidade? Não. Apenas que algum processo não foi realizado de maneira a atingir esse objetivo. Mas uma boa Kombucha não precisa ter efeito de gás, mas sim levemente frisante, que é sua característica marcante.

Existe algum benefício da produção de gás na Kombucha? Não, o efeito é basicamente visual e gustativo. A produção, mesmo natural, de gás carbônico é um efeito sem benefícios nutricionais.

Há algum risco na produção de gás na Kombucha de forma caseira? Sim. Há relatos de explosões que poderiam ter resultados sinistros. Use com moderação, sempre controlando a pressão em Garrafa PET.

É possível fazer gás na Kombucha sem a necessidade de tampar a garrafa? Não. A primeira fermentação é preferencialmente Aeróbica (há necessidade de oxigênio, pote aberto). A segunda fermentação, usada para gerar gás, é obrigatoriamente Anaeróbica ou Semi-Anaeróbica (não há necessidade ou necessita de pouco oxigênio, garrafa fechada).

Saiba mais: Kefir de Água vs. Kombucha: Diferenças e Semelhanças

ATENÇÃO: Não consuma Kombucha apenas por modismo, indicação médica, remédio ou uma opção mais barata de probiótico. Se isso for sua motivação, é melhor repensar!

Faça da rica bebida Kombucha uma oportunidade de contato com um alimento vivo, natural e principalmente que você tenha gosto, vontade, interesse em consumir e melhorar sua saúde, a partir de suas experiências e resultados fermentativos prazerosos e deliciosos.

Ótimas e incríveis fermentações pra todos vocês! Comentem abaixo suas experiências, será um prazer conhecê-los mais!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que era possível fazer essa Bebida tão versátil com um Scoby (Kombucha)? Legal, né? Se ainda não tem o seu clica aqui e peça o seu ou adquira logo um KOMBUKIT.

Já produz Kombucha e quer se Profissionalizar? Faça o Curso Básico de Kombucha com Chef Enzo Neto ou Curso Básico de Kombucha com Lucas Montanari e saiba mais sobre o Curso de Produção Comercial de Kombucha!

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

  • Rita Reply

    Demais explicação

    30 de agosto de 2021 em 23:37
    • Probióticos Brasil Reply

      Que legal que gostou, Rita! Esperamos que consigar fazer gás na sua Kombucha agora.

      1 de setembro de 2021 em 10:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat