como-substituir-kombucha-vinagre-natural-probiotico-vivo-receitas-como-fazer-quanto-tempo-preparo-scoby-comprar-doador-doacao-1

Como fazer Vinagre de Kombucha?

Como fazer Vinagre de Kombucha? Qual a Receita de Vinagre de Kombucha? Meu Kombucha está com gosto, cheiro de Vinagre?

O que é Vinagre de Kombucha?

Vinagre de Kombucha é a fermentação de Kombucha em excesso. Se sua fermentação for deixada por várias semanas ou até meses, o Scoby e os microrganismos do Líquido Starter continuarão consumindo todo o Açúcar e Chá disponíveis, convertendo-o em Ácido Acético, também conhecido como Vinagre, ficando em geral com alta acidez (pH entre 2 – 3).

Para quem gostaria de consumir como bebida pronta de Kombucha pode ter se frustrado e pensou em descartar esse lote, mas NÃO FAÇA ISSO!” Você tem nas mãos um rico, vivo e delicioso Vinagre Natural de Kombucha!

Diferente dos Vinagres Comerciais, ele apresenta probióticos e enzimas similares ao vinagre de maçã, além de encorpado e sabor diferenciado, já que usamos como base um chá, ingrediente não utilizado nos vinagres industrializados ou os demais a base de frutas..

Além disso, você pode aromatizar, saborizar seu Vinagre de Kombucha conforme sua preferência e criatividade, criando combinações incríveis!

Como fazer seu Vinagre de Kombucha

A produção de Kombucha começa com chá, açúcar, Scoby e Líquido Starter. O chá adoçado alimenta o Scoby, que produz ácidos e ao controlarmos o tempo de fermentação, a bebida pode ser mais doce ou mais ácida.

Uma fermentação curta produzirá um Kombucha mais doce, com um teor mais alto de açúcar, porque as leveduras e bactérias da solução não consumiram tanto açúcar. Uma fermentação longa produzirá um Kombucha menos doce, com um teor mais baixo de açúcar, porque as leveduras e bactérias da solução consumiram bastante açúcar, transformado-os em ácidos orgânicos.

Um período sugerido para um bom Vinagre de Kombucha são pelo menos 30 dias de fermentação. No entanto, diferentes condições como o próprio Scoby e Starter podem afetar o tempo total, incluindo a temperatura durante o processo e o tamanho do recipiente, para que ocorra a redução do pH a um nível avinagrado (Abaixo de 2,69). Então prove o Kombucha pelo menos 1x vez por semana até que o nível de acidez desejado seja alcançado.

Depois de pronto, faça a colheita normal, coloque o líquido no Porta Vinagre ou Garrafa e caso queira, adicione ervas ou especiarias. Tampe, leve para a geladeira e deixe curtindo por 1 semana antes de consumir. Bon appetit!

Saiba mais: O que fazer com Scobys de Kombucha excedentes?

Como substituir o Vinagre Tradicional pelo Vinagre de Kombucha?
Ele pode ser substituído em muitas receitas: molhos para salada, vinagrete, antepastos, conservas, chucrutes, kimchis, marinados, mostarda, drinks, Switchel, além disso pode ser saborizado com ervas e especiarias.

Acesse no Blog as Receitas com Kombucha e aprenda como utilizar seu Vinagre de várias maneiras!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que era possível fazer Vinagre com Kombucha? Legal, né? Se ainda não tem o seu SCOBY clica aqui ou então peça o nosso Kit Completo. Avante, novo fermentador/a!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat