Posso adaptar Kefir de Leite para Kefir de Água?

Como transformar Kefir de Leite em Kefir de Água? Como adaptar Kefir de Leite para usar Água? Posso trocar o leite do Kefir de Leite pela Água? Como converter Kefir de Leite em Kefir de Água?

Do ponto de vista biológico, os Grãos de Kefir de Leite tem microrganismos, em sua grande maioria diferentes dos Grãos de Kefir de Água. Além disso, ambos tem vias metabólicas que são ativadas ou não com base nos nutrientes disponíveis e substâncias inibidoras presentes.

Quais microrganismos tem no Kefir de Leite? Saiba mais

Quais microrganismos tem no Kefir de Água? Saiba mais

Há também diferenças de composição do leite fermentado (Kefir de Leite) e bebida fermentada (Kefir de Água), que variam pela forma de cultivo, ingredientes utilizados, tempo de fermentação, utensílios, entre outros.

De modo geral, as Vias Metabólicas, que são reações químicas conectadas que alimentam uma a outra são diferentes entre os Grãos.

Para os Grãos de Kefir de Leite, a Lactose é fundamental nesse processo químico, enquanto a Sacarose e Frutose são essenciais para os Grãos de Kefir de Água. Imagine você, tentando sobreviver ou se adaptar com alimentos que não são familiares ou comuns no seu plano alimentar?

Popularmente se fala que eles estariam ‘passando fome’ por não receber os nutrientes adequados. Não é bem essa a questão, mas sim que as vias metabólicas ficam confusas e tem dificuldade para fermentar e metabolizar algo que desconhecem. Desse modo, transformações químicas desconhecidas vão ocorrer, deixando a sua bebida, no mínimo, estranha.

NOSSOS TESTES

Baseado em nossas experiências aqui na Probióticos Brasil, essa adaptação não funcionou. Fizemos com Tipos de Água e Açúcar diferentes, alteramos Proporções de Grãos, Tempos de Fermentação, mas os resultado foram:

  • Bebidas com sabor desagradável e Grãos com odor ruim.
  • Diminuição significativa dos tamanho dos Grãos de Kefir de Leite.
  • Aparência disforme, não pareciam nem um tipo de Grão, nem o outro.

Por que algumas pessoas afirmam, descrevem, ensinam processos sobre como adaptar Grãos de Kefir de Leite para Kefir de Água?

A adaptação a um novo nutriente pode até ocorrer, mas não há como garantir que estão se comportando com a mesma eficiência biológica, nem oferecendo as propriedades nutricionais e de sabor de sua forma original.

Para isso teríamos que analisar em laboratório, mas sob a luz da variabilidade de microrganismos, nutrientes, tempo de fermentação, forma de cultivo, entre outros, então reproduzir esse processo em casa é inviável.

CONCLUSÃO

Não recomendamos esse tipo de adaptação, conversão, transformação do Kefir de Leite em Kefir de Água.

Você pode tentar fazer essa adaptação gradual, como teste, sempre com lote dos seus Grãos Excedentes de Kefir de Leite (Saiba mais) , já que é possível que eles se percam no processo. Conte-nos sua experiência!

Lembre-se: a conversão é um processo imprevisível e que geralmente falha, mesmo que todas as etapas corretas sejam executadas. Além disso, uma vez que os grãos convertidos, eles não podem ser alterados de volta.

Como recomendação, incentivamos e apoiamos a diversidade e o respeito a cada um dos Grãos e suas particularidades metabólicas , não sujeitando-os desnecessariamente a esse estresse de adaptação.

Puxa… cultivar nossos Grãos de Kefir de Leite e Kefir de Água originais de maneira correta, segura e contínua já é um desafio, muitas vezes, né,? Imagine ter lidar com um novo ser: adaptado, desconhecido, incerto?

Esperamos que essa matéria tenha ajudado você!

Qualquer dúvida, só nos chamar. Um abraço!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN-3. 23.271 SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você ainda não tem seu Kefir de Leite? Ah, não perca tempo, CLICA AQUI e te enviamos, poxa. rs. E quer também os Grãos de Kefir de Água pra produzir seu Kefrigerante e muito mais? CLICA AQUI

Conhece o Curso Completo de Kombucha e Kefir de Água do Chef Enzo? Fique fera na produção caseira dessas riquezas probióticas. Inscreva-se já!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat