superficie-kombucha-scoby-afeta-fermentacao-tamanho-pequeno-grande-starter-doacao-doador-comprar

Como o diâmetro do Scoby afeta o Tempo de Fermentação

O Kombucha é uma das culturas probióticas mais populares para se fazer em casa. É simples, barata e tem um sabor especial!

Uma das vantagens é que não há necessidade de manutenção diária, como o Kefir. Em média, um lote alcança o seu ponto ideal de colheita de 7 a 10 dias. Para quem tem uma vida muito ocupada, fermentar o Kombucha se encaixa perfeitamente.

No entanto, com o delicioso hábito de consumir Kombucha, muitas pessoas querem deixá-lo pronto mais rápido. Como fazer isso?

CONTROLE DA TEMPERATURA 
A Kombucha fermenta melhor entre 20-25°C, no máximo 30°C. Para avaliar esse parâmetro, tenha um Termômetro Digital ou nosso Termômetro Adesivo. Esse controle é bem importante, já que em condições de temperatura elevada e constante, a Kombucha terá um sabor mais forte e ainda, um Scoby pode ser danificado ou enfraquecido, resultando em deterioração ou mofo em lotes futuros.

Uma boa sugestão é deixar o recipiente em um cômodo mais quente da casa, evitando apenas a incidência de raios solares. Outra ideia é revestir o recipiente com nossa Capa Térmica, + Redinha, leia abaixo. Além de decorativo e lindo, será muito útil nesse processo!

DIÂMETRO DO RECIPIENTE DE FERMENTAÇÃO

Como muitas culturas probióticas, o Kombucha depende de oxigênio para o seu ciclo de vida e aumentar a disponibilidade dele, vai acelerar a conversão do chá adoçado em bebida fermentada. Ex: Um Recipiente de Vidro com 3 litros, diâmetro do bocal: 14 cm, fará um Kombucha e um novo ‘Baby Scoby‘ em tempo mais rápido que o mesmo Recipiente com diâmetro de bocal: 10 cm.

QUANTIDADE DE CHÁ DE ARRANQUE

Uma proporção equilibrada de chá de arranque corresponde, em média, a 10% do volume total de líquido, ou seja, 100ml / litro. Mas se você quiser, pode aumentar para  20%. Nesse caso, você terá maior acidez inicial, consequentemente acelera a fermentação, mas dependendo do pH desse chá, sua bebida pode ficar bem ácida e se fermentar rápido demais, vinagrar’, então fique atento!

CAPA ESPECIAL PARA RECIPIENTE DE FERMENTAÇÃO

Uma alternativa bem funcional e que traz ótimos resultados é ter uma capa própria para seu Recipiente de Fermentação. Com ela, você facilita 1) Temperatura (Térmica) e Luminosidade (Isolamento). Clique aqui e adquira a sua, junto com uma Redinha Exclusiva!

ATENÇÃO! Muitas pessoas sugerem deixar o Recipiente de Fermentação dentro do armário ou em local fechado para aumentar a temperatura ou isolar da luminosidade. Isso NÃO É RECOMENDADO! Há risco de falta de oxigênio, contaminação cruzada ou presença de pó, sujidades ou contaminantes locais (fungos, bolores, insetos, entre outros).

kombucha-scoby-fazer-rapido-fermentacao-capa-recipiente-pote-vidro-como-fazer-manual-dicas-orientacoes

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ACELERAR A FERMENTAÇÃO DO KOMBUCHA

Se você ou muitas pessoas consumirem, a bebida acabará rapidamente. A principal vantagem é desfrutar do seu delicioso Kombucha em menos tempo, não precisando aguardar 5 dias ou mais. Uma boa alternativa é comprar um recipiente acima de 3 litros ou então adquirir vários recipientes e fazer em maiores quantidades, assim não precisará acelerar o processo.

As desvantagens são:

1) a fermentação acontece em etapas, permitindo que lentamente os sabores, ácidos orgânicos e propriedades probióticas se desenvolvam plenamente. Se o tempo não for adequado, você provavelmente não obterá todos os benefícios

2) A chance de ‘passar do ponto’ e vinagrar é muito comum, o que pode não ser tão apetente ao paladar. Nesse caso, invés de bebida para tomar, você terá um Vinagre de Kombucha. Aprenda aqui! Se o seu objetivo é beber, então precisa provar todos os dias, antes de ‘vinagrar’.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Viu como é importante aprender mais sobre essa característica do seu SCOBY? Temos a opção de envio de Fração de Scoby ou Disco de 8 cm pra começar o quanto antes a produzir seu delicioso Kombucha!

Quer ficar fera em Kombucha? Faça o Curso Online de Produção Caseira de Kombucha

Compartilhe este Artigo

Comments (2)

  • MARIA MARTINS LEAL Reply

    O meu scoby e pequeno posso ultiliza-lo em um vidro maior na proxima prepararão ou so devo usar o vidro no mesmo tamanho dele

    29 de agosto de 2021 em 15:45
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Maria, o tamanho do Scoby não importa tanto quanto o Líquido Starter do Kombucha, esse sim precisa estar com pH abaixo de 4,0 pelo menos para ter garantia que sua fermentação não vai mofar. Pode usar sim um Scoby pequeno em vidro grande, tranquilamente.

      1 de setembro de 2021 em 10:34

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat