Como não ser enganado ?! Kefir, Kombucha, Starters

EXISTEM SITES NÃO CONFIÁVEIS PARA ADQUIRIR KEFIR, SCOBY PARA KOMBUCHA E STARTERS DE IOGURTE INFINITO?

Sim. Infelizmente alertamos para essa triste realidade. Temos recebido centenas de mensagens nos últimos meses, com pessoas frustradas e indignadas por terem adquirido Grãos de Kefir de Leite e Kefir de Água, Scobys para Kombucha e Starters de Iogurte Infinito, que não progrediram e em muitos casos, formando mofo, bolor e outros até estragados, podres e inviáveis para uso.

CUIDADOS AO CONSULTAR SITES E LOJAS QUE VENDEM…

💟 KEFIR DE LEITE

✅ Observar se as Fotos do Produto correspondem ao que você vai receber em casa. Muitos colocam apenas as colônias grandes, unidas, tipo ´Couve-Flor. Essas são cultivadas por muitos anos até chegaram nesse resultado, então você pode se frustrar ao receber outra coisa em casa.

Nunca adquira Grãos de Kefir de Leite no formato Hidratado (Grãos Vivos), Semi-desidratado ou enviados em gaze, tubos de plástico, potes, vidros. Recuse quaisquer Grãos que evidenciem a ausência do processo de desidratação. O risco de contaminação é altíssimo, já que estamos falando de proteína animal (leite) que ficará por um longo período fora de refrigeração.

➡️Qual o formato ideal? Grãos Desidratados em ambiente industrial, com temperatura controlada e controle higiênico sanitário. Os grãos chegam secos, pequenos e prontos para iniciar a ativação (hidratação), que com o tempo e cultivo adequado podem se tornar colônias grandes e reprodutivas.

💟 SCOBYS PARA KOMBUCHA

Nessa matéria abaixo, explicamos certinho sobre esse assunto.

Saiba mais: Qual Tipo de Scoby comprar, adquirir, obter?

Mas de modo geral, fique atento a isso:

😮 Nunca adquira Scobys sem Líquido Starter ou uma fração apenas com o líquido residual do próprio Scoby, os chamados ‘Semi Desidratados’ ou “Sem Líquido”.

😮 Desconfie de anúncios com fotos de Scobys grandes, com valores muito baixos. Em geral é enviada uma Fração ou Mini Scoby recortado de uma colônia grande e colocados em um saquinho plástico sem Líquido Starter.

😮 Entenda que não é necessário adquirir Scoby ‘Importado’: Americano, Canadense, Alemão, Japonês, Qatar, entre outros. Os Scobys e Starter são diferentes não pela sua nacionalidade, mas pelo seu Cultivo individual.

💟 STARTERS DE IOGURTE INFINITO

✅ Observar se as Fotos do Produto correspondem ao que você vai receber em casa. Muitos colocam apenas fotos de iogurtes já prontos, com frutas, cereais, entre outros. Esse é o resultado final, caso o processo de ativação e cultivo sejam feitos de modo correto, então você pode se frustrar ao receber outra coisa em casa.

Nunca adquira Starters (Culturas Iniciais) de Iogurtes Infinitos no formato Hidratado ou Semi-desidratado. Muitos vendedores enviam envoltos em gaze ou o próprio leite fermentado líquido em potes, vidros, tubos de plástico. Recuse qualquer cultura que evidencie a ausência do processo de desidratação. O risco de contaminação é altíssimo, já que estamos falando de proteína animal (leite) que ficará por um longo período fora de refrigeração.

➡️Qual o formato ideal? Starters Desidratados em ambiente industrial, com temperatura controlada e controle higiênico sanitário. Os Starters chegam secos, em pó, parecendo leite em pó, mas prontos para iniciar a ativação (hidratação).

SITES E VENDEDORES EXTERNOS

Sites Duvidosos: Os sites a seguir são da mesma propriedade, espelhados inclusive, só mudam o logotipo. Os mesmos têm lesado muitos consumidores e pedimos atenção de todos, pois, estão cheios de Anúncios Pagos no Google: kefirdeleite.com, kefirdeagua.com.br, tibicos.com.br, probioticoseprebioticos.com, kefirbr.com.br, amigosdokefir.com, lojinhadokefir.com.br, kefiralimentoprobiotico.com.br, probioticosbrasil.com (O nosso é .com.br), ivox.com.br, kefirdeleite.blogs.sapo.pt, entre outros.

Vendedores de Mercado Livre ou Shopee: O barato pode custar caro e ser desgastante, além da ausência de garantia e ajuda no Cultivo em caso de Dúvidas.

😮 CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO

Certifique-se sobre o rigor do processo de produção e controle de qualidade sanitária das culturas. Em geral, é necessário ter um Profissional habilitado e responsável, como Nutricionista ou Técnico em Nutrição para o respaldo necessário em caso de contaminação eventual, por exemplo. Observe isso!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat