Como manter saudáveis seus Grãos de Kefir de Água?

Kefir de Água: Como manter seus Grãos sempre saudáveis?

Primeiramente: Se você ainda pode ver seus Grãos de Kefir de Água, provavelmente eles estão vivos! Eles sobrevivem muito bem à diversas circunstâncias e situações, mas às vezes têm problemas que podem te deixar preocupado ou temeroso, então vamos ver…

MONITORE A TEMPERATURA DA SUA REGIÃO

✅A temperatura é um grande fator influenciador para os Grãos de Kefir de Água fermentarem. Eles precisam ser mantidos em condições de temperatura ideal para fermentar e transformar a solução adoçada em uma bebida fermentada altamente nutritiva!

✅Se você vive em lugares com clima mais frio, média abaixo de 20 °C, os Grãos de Kefir de Água lutam e não se multiplicam tão intensamente ou são tão volumosos quanto em lugares com clima mais quentes. Eles realmente não gostam do frio! Nesse caso, fermentações de 48h são as mais indicadas. Dessa forma, mais açúcar é consumido e a efervescência fica melhor.

IMPORTANTE: Você também observará que seus Grãos de Kefir de Água se alteram de estação para estação e de ano para ano. Eles podem não se multiplicar tanto, mudarem de forma, ficarem arenosos, poucos grãos grandes, boiarem ou não. Isso não importa! Ainda assim, produzem sua bebida fermentada maravilhosa e rico em probióticos.

Saiba mais: Qual a importância da temperatura na fermentação?

ATENÇÃO ÀS PROPORÇÕES E INGREDIENTES

✅Os Grãos de Kefir de Água precisam se aclimatar ao seu tipo de água. Sabemos que no Brasil, o tratamento de água é diferenciado em várias Cidades e Estados, por isso avalie sempre esse aspecto.

Saiba mais: Qual tipo de Água e Açúcar usar ou não usar no Kefir de Água

✅Lembre-se também de seguir exatamente o mesmo procedimento e usar exatamente os mesmos ingredientes e proporções, de 5 a 7 vezes, para ter um parâmetro da atuação precisa dos Grãos, sem alteração de parâmetros. Se possível, tenha uma Balança Eletrônica para pesar Grãos, Água e Açúcar, Isso com certeza vai te ajudar bastante!

✅Alterar as variáveis ​​como os Tipos de Açúcar ou a Quantidade pode confundir os Grãos de Kefir de Água, então procure manter pouca alteração nesse parâmetro, mantendo uma consistência de cultivo, mesmo quando os Grãos se multiplicarem. Nesse caso, a utilizar a métrica em gramas é uma excelente alternativa!

DÊ UMA PAUSA ESTRATÉGICA NOS GRÃOS

✅A praticidade do Kefir, tanto de Água quanto de Leite é que você pode parar e retornar o cultivo quando quiser. Dessa forma, eles descansam e quando retornamos, ficam ‘com fome’, ansiosos para produzir nossas bebida e também se multiplicar.

Saiba mais: Como dar uma pausa de Cultivo no Kefir de Água

NÃO DEIXE OS GRÃOS PASSANDO ‘FOME’

✅ Parece uma informação óbvia, mas deixar os Grãos mais de 48h sem a troca de açúcar pode enfraquecê-los ou até levá-los à morte por 2 motivos: 1) Inanição (falta de alimento) 2) Sem alimento, o pH fica mais alto e favorece a ação de microrganismos letais, que permitem o aparecimento de mofo.

✅ Caso não consiga fazer as trocas regulares ou tenha que se ausentar, viajar inesperadamente ou qualquer outra situação, leve-os para a geladeira. Assim a fermentação desacelera e as consequências deletérias são minimizadas.

FAÇA FERMENTAÇÕES ALTERNATIVAS COM MODERAÇÃO

✅ Sabemos que os Grãos de Kefir de Água podem ser fermentados em Água de Coco, Leite de Coco, Frutas, Sucos Integrais, entre outros. No entanto, há um critério para isso ser utilizado, exclusivamente com grãos excedentes.

✅De modo geral, os Grãos utilizados para essa finalidade devem ser consumidos ou utilizados em outras receitas. NUNCA retornar para a colônia principal com cultivo de Açúcar (Mascavo, Demerara, Melado). Sua microbiologia é alterada e pode comprometer seus grãos principais.

Saiba mais: O que fazer com o excesso de Grãos de Kefir de Água?

OUTRAS RECOMENDAÇÕES INCLUEM

😮Nunca congelar os Grãos de Kefir de Água. Leia essa matéria.

😮 Nunca adaptar Kefir de Água para Leite. Leia essa matéria.

😮 Nunca fazer fortalecimento de Grãos inadequadamente. Leia essa matéria.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a manter seus Grãos de Kefir de Água sempre saudáveis e qualquer coisa, só nos procurar!

Por: Nutr. Flávio Viaboni – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já conhecia sobre Grãos de Kefir de Água? Ainda não? Clique aqui e saiba como obter os seus! Acesse nossa Lojinha!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat