fortalecer enriquecer nutrir grao kefir agua tibico farelo areia esfarelado pequeno miudo contaminado estragado-1

Como fortalecer os Grãos de Kefir de Água?

Muitas receitas online sugerem a adição de certos alimentos e ingredientes para fortalecer, enriquecer, nutrir melhor os Grãos de Kefir de Água quando parecem não crescer, multiplicar ou quando ficam uma espécie de ‘areia’, ‘arenoso’, ‘esfarelando’, ‘farelo’. Outras vertentes dizem o contrário. Então, qual é a verdade?

As sugestões de fortalecimento dos Grãos de Kefir de Água durante a fermentação regular incluem: casca de ovo triturada, uva passa, frutas secas, limão, ameixa, figo, gengibre, suco de uva, bicarbonato de sódio, entre outros.

A ideia da adição desses alimentos é apenas fornecer aporte adicional de minerais, um dos nutrientes favoritos, além de essenciais para a saúde e vitalidade dos Grãos. Mas existe algum problema nesse tipo de adição?

Depende. Os resultados podem: a) Dar certo b) Não dar certo c) Danificar / Alterar a biologia dos Grãos.

a) Alguns casos, onde a qualidade do açúcar não é satisfatória, essas medidas podem sim, resultar em aumento / multiplicação dos Grãos, mas dificilmente resolve o problema dos grãos esfarelados, por exemplo.

b) Você talvez invista tempo e dinheiro nessas adições e não consiga alcançar seu objetivo. Em nossas experiências não observamos melhoras efetivas na qualidade e na atividade dos Grãos de Kefir de Água.

c) Há um risco real de usar alimentos que podem contaminar (não efetivamente matar) seus Grãos. Por isso é preciso muita cautela e fundamental fazer esses testes com Grãos Excedentes, nunca em sua colônia inteira!

Saiba mais: O que fazer com Grãos de Kefir de Água em excesso?

Existe um modo mais orgânico de fazer esse ‘fortalecimento’. Se você usar apenas açúcares de boa procedência e qualidade, de forma única, alternada ou combinada, não há necessidade de adição de ingredientes / alimentos complementares para nutrir adequadamente seus Grãos de Kefir de Água.

Segue então um resumo do que você pode fazer para melhorar a qualidade de sua Fermentação e de seus Grãos:

a) Use açúcar de boa qualidade, rico em minerais (Mascavo, Melado, Rapadura), sempre embalado e de marcas conhecidas. Evite açúcar a granel (procedência incerta, risco de umidade – fungos-, validade desconhecida).

b) Faça combinações entre açúcares. Por exemplo: Açúcar de Coco (Forte) com Açúcar Refinado (Fraco).

c) Avalie as condições físico-químicas da sua água (Baixo cloro, que seja Filtrada ou Mineral).

d) Controle corretamente o tempo de fermentação, evitando exceder 48h.

e) Caso seus Grãos estejam ‘esfarelado’, tipo ‘areia’, lave-os na peneira com água filtrada, deixando apenas os Grãos maiores, passando pela peneira os ‘farelos’. Fermente apenas os maiores.

Aprenda mais: Quais o melhores açúcares para usar no Cultivo dos Grãos de Kefir de Água?

IMPORTANTE! Nenhum tipo de fortalecimento, nem alteração de açúcar vai ajudar seus Grãos esfarelados. Siga o Item e) meticulosamente e conseguirá salvá-los. O descarte pode ser imenso, mas trará ótimos resultados!

ATENÇÃO: Embora as sugestões acima tenham sido experimentadas e testadas, é possível que ele não funcione em todos os Grãos de Kefir de Água.  Verifique também se não estão mortos / inativos: Não fermentam mais, a água permanece inalterada (sabor, cor, odor) por diversas fermentações consecutivas, entre outros.  Essa imprevisibilidade não é incomum ao trabalhar com microrganismos vivos. Caso isso aconteça, descarte seus Grãos e obtenha novos em nosso Site clicando aqui.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda tem DÚVIDAS sobre seus Grãos de Kefir de Água? Clique aqui e manda uma mensagem para nossa Equipe e vamos te ajudar! Juntos pelo crescimento da cultura probiótica no Brasil!

Compartilhe este Artigo

Comments (6)

  • Juliana Reply

    Meu kefir d água está esfarelando, ja troquei agua e açúcar e ele continua esfarelando, separei os grãos maiores p um novo cultivo e continuas esfarelando, n sei mais o q fazer. Me ajudem!

    19 de julho de 2020 em 19:56
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Juliana. Se os seus Grãos de Kefir de Água estão produzindo bem, não precisa se preocupar com o tamanho deles, fique tranquila. O tamanho não influencia no resultado final da bebida. =)

      13 de fevereiro de 2022 em 19:02
  • Sonia lobo Reply

    Bom dia, estou notando que meus bichinhos não estão crescendo. So tem alguns grãos grandes, tem muitos pequeninos..o que fazer? Meus bichinhos são de águas. Me ajude por favor ..tenho disbiose e utilizo muito a agua fermentada. Desde ja obrigada..

    22 de setembro de 2020 em 08:25
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Sonia. Então, como informado na matéria, procure essas alternativas que sugerimos para fortalecer, fazer aumentar, multiplicar os seus Grãos de Kefir de Água. Não é preciso nada mirabolante, específico, milagroso. Água e Açúcar de boa qualidade são os fundamentais mesmo.

      16 de fevereiro de 2022 em 14:28
  • Fabiana Reply

    Me sucedió que el agua está bien turbia con espuma y los granos se deshacen, tiré el agua e intenté otra vez con los granos más grandes como ustedes aconsejan y salió igual, no tiene mal sabor si no que más fuerte, era un extra por suerte, tengo dos cultivos, voy a seguir tratando de salvarlo quedandome con los mas grandes, mi consulta es si podré consumir el agua, no quisiera seguir desechandola, es turbia y con un sabor más fuerte. Gracias

    13 de fevereiro de 2022 em 04:23
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Hola Fabiana. ¡Gracias por el contacto! En este caso, los Granos de Kéfir de Agua son muy activos, debido a cambios en su estructura biológica. Se puede aumentar la cantidad de agua y azúcar cuando la temperatura supera los 25 grados, ya que la fermentación se acelera demasiado. Si es necesario, cámbialo incluso en menos de 24 horas, esto puede ayudar.

      Olá, Fabiana. Grato pelo contato! Nesse caso os Grãos de Kefir de Água ficam muito ativos, devido a mudanças em sua estrutura biológica mesmo. Você pode aumentar a quantidade de água e de açúcar, quando as temperaturas ficarem acima de 25 graus, porque a fermentação acelera demais. Se for preciso, troque até em menos de 24 horas, isso pode ajudar.

      13 de fevereiro de 2022 em 18:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat