fortalecer enriquecer nutrir grao kefir agua tibico farelo areia esfarelado pequeno miudo contaminado estragado-1

Como fortalecer os Grãos de Kefir de Água?

Muitas receitas online sugerem a adição de certos alimentos e ingredientes para fortalecer, enriquecer, nutrir melhor os Grãos de Kefir de Água quando parecem não crescer, multiplicar ou quando ficam uma espécie de ‘areia’, ‘arenoso’, ‘esfarelando’, ‘farelo’. Outras vertentes dizem o contrário. Então, qual é a verdade?

As sugestões de fortalecimento dos Grãos de Kefir de Água durante a fermentação regular incluem: casca de ovo triturada, uva passa, frutas secas, limão, ameixa, figo, gengibre, suco de uva, bicarbonato de sódio, entre outros.

A ideia da adição desses alimentos é apenas fornecer aporte adicional de minerais, um dos nutrientes favoritos, além de essenciais para a saúde e vitalidade dos Grãos. Mas existe algum problema nesse tipo de adição?

Depende. Os resultados podem: a) Dar certo b) Não dar certo c) Danificar / Alterar a biologia dos Grãos.

a) Alguns casos, onde a qualidade do açúcar não é satisfatória, essas medidas podem sim, resultar em aumento / multiplicação dos Grãos, mas dificilmente resolve o problema dos grãos esfarelados, por exemplo.

b) Você talvez invista tempo e dinheiro nessas adições e não consiga alcançar seu objetivo. Em nossas experiências não observamos melhoras efetivas na qualidade e na atividade dos Grãos de Kefir de Água.

c) Há um risco real de usar alimentos que podem contaminar (não efetivamente matar) seus Grãos. Por isso é preciso muita cautela e fundamental fazer esses testes com Grãos Excedentes, nunca em sua colônia inteira!

Saiba mais: O que fazer com Grãos de Kefir de Água em excesso?

Existe um modo mais orgânico de fazer esse ‘fortalecimento’. Se você usar apenas açúcares de boa procedência e qualidade, de forma única, alternada ou combinada, não há necessidade de adição de ingredientes / alimentos complementares para nutrir adequadamente seus Grãos de Kefir de Água.

Segue então um resumo do que você pode fazer para melhorar a qualidade de sua Fermentação e de seus Grãos:

a) Use açúcar de boa qualidade, rico em minerais (Mascavo, Melado, Rapadura), sempre embalado e de marcas conhecidas. Evite açúcar a granel (procedência incerta, risco de umidade – fungos-, validade desconhecida).

b) Faça combinações entre açúcares. Por exemplo: Açúcar de Coco (Forte) com Açúcar Refinado (Fraco).

c) Avalie as condições físico-químicas da sua água (Baixo cloro, que seja Filtrada ou Mineral).

d) Controle corretamente o tempo de fermentação, evitando exceder 48h.

e) Caso seus Grãos estejam ‘esfarelado’, tipo ‘areia’, lave-os na peneira com água filtrada, deixando apenas os Grãos maiores, passando pela peneira os ‘farelos’. Fermente apenas os maiores.

Aprenda mais: Quais o melhores açúcares para usar no Cultivo dos Grãos de Kefir de Água?

IMPORTANTE! Nenhum tipo de fortalecimento, nem alteração de açúcar vai ajudar seus Grãos esfarelados. Siga o Item e) meticulosamente e conseguirá salvá-los. O descarte pode ser imenso, mas trará ótimos resultados!

ATENÇÃO: Embora as sugestões acima tenham sido experimentadas e testadas, é possível que ele não funcione em todos os Grãos de Kefir de Água.  Verifique também se não estão mortos / inativos: Não fermentam mais, a água permanece inalterada (sabor, cor, odor) por diversas fermentações consecutivas, entre outros.  Essa imprevisibilidade não é incomum ao trabalhar com microrganismos vivos. Caso isso aconteça, descarte seus Grãos e obtenha novos em nosso Site clicando aqui.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda tem DÚVIDAS sobre seus Grãos de Kefir de Água? Clique aqui e manda uma mensagem para nossa Equipe e vamos te ajudar! Juntos pelo crescimento da cultura probiótica no Brasil!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat