Como fermentar vegetais usando Kefir

Fermentar vegetais é muito divertido e os resultados são deliciosos e nutritivos. Você deve estar se perguntando: “Mas como fazer isso? Uso o líquido, os Grãos ou o quê?” Calma aí que a gente responde!

Quais os benefícios de fermentar vegetais usando Kefir

✅São como uma fonte probiótica vegetal de alto valor nutricional. Possuem baixo teor de carboidratos, ricos em lactobacilos, vitaminas e minerais, em especial Vitamina C e do Complexo B.

✅ A ação de microrganismos aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes existentes nos vegetais, ou seja, a absorção deles é potencializada, tornando mais fácil a assimilação e uso por nosso organismo.

✅ A fermentação ocorre mais rapidamente, já que os microrganismos do Kefir atuam de forma mais eficiente do que a adição de sal ou redução do pH (Vinagre, etc), melhorando o valor nutricional por reduzir a oxidação.

Qual parte do Kefir devo usar para fermentar vegetais?

✴️Kefir de ´Água: Grãos de Kefir de Água Excedentes ou Bebida Fermentada Pronta

✴️ Kefir de Leite: Soro do Leite Fermentado. Veja aqui como fazer

Como preparar os vegetais para fermentar com o Kefir

Para isso, vamos utilizar a Receita Tradicional de Chucrute.

MODO DE PREPARO

  1. Remova as grandes folhas externas do repolho até que as folhas verde-claras apareçam. Mantenha duas das folhas verdes escuras externas e lave-as bem com água fresca.
  2. Corte o repolho inteiro ao meio e remova a parte central dura com uma faca e, em seguida, rale o repolho em tiras longas com cerca de 1/2 cm de espessura.
  3. Coloque em uma tigela grande e adicione 1 colher (sopa) rasa de sal. Misture bem e esmague suavemente com as mãos. Uma boa quantidade de suco será liberada.
  4. Adicione o Kefir, como desejar. Grãos de Kefir de Água: 1 copo americano (180ml) ou Bebida: 200ml a 300ml. Misture bem o Repolho, Suco e Kefir até que fique homogêneo.
  5. Coloque num Pote de Vidro com Tampa que deve bem, apertando os ingredientes no fundo e no final, completar com o restante, deixando bastante líquido na topo.
  6. Se possível, cubra o líquido com as folhas externas limpas. Feche bem, sem permitir a entrada ou saída de oxigênio.
  7. O Pote de Vidro deve ficar tampado por até 3 dias e depois leve-os para a geladeira.
  8. De modo geral, estarão prontos para consumo de 3 a 5 dias dentro da geladeira, fica à seu critério.

ATENÇÃO: Observe se ocorrer extravasamento do líquido do Pote de Vidro é normal, devido à pressão do gás carbônico exercida. Deixe-os sob um pano ou dentro de uma bandeja plástica.

Aproveite e se delicie usando Kefir de Água e Soro de Kefir de Leite em seus Vegetais! Use e abuse da criatividade e sabores! Viva nossa saúde!

Por: Nutr. Flávio Viaboni – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ter os seus Grãos de Kefir de Leite ou Grãos de Kefir de Água, é claro! Potencialize seus alimentos e energia usando essa fermentação rica em nutrientes do bem. Clique nos links e peça já os seus!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat