Como ela faz Refrigerante Saudável em casa?

Sou a Solange, tenho 34 anos, mãe da Isabela (4) e do Matheus (7). Eu e meu esposo sempre nos preocupamos com a nossa saúde, mas com a vinda dos filhos, sempre bate aquela incerteza, né? Será que vou conseguir dar sempre algo saudável pra eles? Isso me preocupava bastante!

Além disso, eu sempre sofri com esse meu intestino preso, já tinha tomado tantos tipos de medicamentos, fórmulas e até dietas rígidas e mesmo assim, nada de resultado. Sem contar que estava um tanto gordinha e não conseguia parar de beber refrigerante… Uma tristeza.

Foi aí que pesquisando bebidas saudáveis na Internet, me deparei com uma bebida, que parecia um refrigerante e me encantou logo de cara, porque diziam que formava gás e dava pra saborizar. Tentei comprar em mercados, empórios e até que achei, mas o preço encarecia demais.

O nome dessa bebida é Kombucha, ela é feita com chá adoçado (verde ou preto) e com microrganismos (líquido e Scoby, tipo um cogumelo a base de celulose). Tudo isso é fermentado em temperatura ambiente e depois de pronto, temos uma bebida rica em nutrientes e levemente frisante. Delícia!

DECIDI ESTUDAR E BUSCAR CONHECIMENTO SOBRE KOMBUCHA

Aqui na minha Cidade (Socorro – SP) ninguém conhecia, então fui na internet atrás de vídeos, textos e para fazer a bebida tive que comprar a cultura (Scoby), Chá, entre outros utensílios. Fiz alguns experimentos, mas nunca alcancei os resultados das pessoas, era frustrante. =(

Eu queria muito fazer direitinho, até porque sofria de intestino preso, diabetes e imunidade baixa e li que o Kombucha pode ajudar nesse sentido, então me animei. Além, claro de fazer pra minha família uma bebida tão saudável e rica em probióticos e nutrientes do bem!

Olha aí uma Kombucha em plena fermentação, que demais!!!!

Depois te tanto tomar na cabeça, resolvi fazer algo que foi um divisor de águas e de ‘bebidas’ rsrs na minha vida! Resolvi investir num Curso Básico, mas com todo o Suporte que eu precisava pra me dar bem e enfim… Fazer a minha TÃO SONHADA KOMBUCHA PERFEITA!

Foi aí que encontrei o Curso do Lucas Montanari, que além de ter uma didática bem fácil, é super acessível, profissional e sabe o que está falando. Eu mesma já tinha cansado de testar receitas e medidas, tempo, entre outros. E já na primeira vez após as Aulas, eu consegui!!! Foi emocionante!

Além é claro, de economizar em casa, porque parei com aqueles sucos artificiais, de caixinha, industrializados. Pra fazer 10 litros de Kombucha eu gasto R$ 12. Sem contar que faço inúmeros sabores e até vinagres!

Me realizei! Essa foi minha Kombucha de Morango e Canela! Espetáculo!

Muita gente me pergunta: “Mas o que aconteceu na sua vida após iniciar o consumo de Kombucha em casa?

✴️ Mais energia, disposição e imunidade mais alta ✴️ Melhoria no intestino e idas ao banheiro✴️ Substitui refrigerantes por Kombucha ✴️ Reduzi drasticamente o custo com sucos artificiais, de caixinha, groselha ✴️ Posso criar sabores e combinações diferentes ✴️ Maior contato com alimentos fermentados ✴️ Prazer em fazer a própria bebida para mim, minha família e amigos.

Outra dúvida: Onde eu consegui um Scoby e Líquido? Nesse Site, depois veja lá as opções que eles tem. Clica aqui

Então, pessoal… Fica aqui o meu relato pra vocês e a indicação do Curso que eu fiz. Se eu consegui, você também consegue! Quem quiser aproveitar, veja as informações abaixo e também o Vídeo do Prof. Lucas Montanari.

Sucesso pra todos e bem vindo, Novo Kombucheiro!

Solange Dias

Aprenda em sua casa, de forma prática e saudável, a fazer a bebida gasosa probiótica mais consumida no mundo!

O QUE É KOMBUCHA? Pronúncia: “kombútcha”: É uma bebida feita a partir da fermentação do chá preto,  verde ou branco (Camellia Sinensis) ou infusões ricas em cafeína por um S.C.O.B.Y. (Scúbi)  – Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast , uma Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras. Sua aparência é como um disco gelatinoso, parecido com uma ‘panqueca’, composto basicamente de proteína e fibras vegetais (celulose). Ele se alimenta do açúcar e taninos, na troca, produz substâncias benéficas que se formam na bebida, como ácidos orgânicos (glucurônico, glucônico, lático), vitaminas, aminoácidos, entre outros.

Como é o gosto da Kombucha? Como é o sabor da Kombucha?

De maneira geral é uma Bebida Adocicada, Levemente Gasosa e Levemente Ácida. A Kombucha pode ter vários sabores, pois tem a influência do tempo de fermentação, qualidade, tipo do chá e saborização. O gosto é parecido com Cidra, mas não alcoólica e ao final, um gostinho refrescante e levemente amargo do Chá. Pode dar a sensação de uma bebida frisante, igual um espumante.

Quais os benefícios de consumo da Kombucha?

➡️ Ação anti-inflamatória, antimicrobianas e anticancerígenas

➡️ Auxilia o sistema digestivo com ação probiótica

➡️ Fortalecimento do sistema imunológico pelos antioxidantes

➡️ Aumenta a energia com as enzimas e vitaminas do complexo B

➡️ Alivia dor nas articulações e ajuda a prevenir artrite

➡️ Ameniza sintomas durante o tratamento antibiótico

➡️ Ajuda no tratamento de Pressão Alta, Diabetes, Triglicerídeos, LDL, HDL

➡️ Coadjuvante em programas de emagrecimento e perda de peso

Quer saber mais sobre esse Refrigerante Saudável?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://yoikombucha.se/wp-content/uploads/2016/08/Tea-Kombucha-and-health-a-review.pdf

https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/19476337.2017.1410499

https://www.hindawi.com/journals/jchem/2015/591869/

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10408398.2021.1995321

https://dspace.nbuv.gov.ua/bitstream/handle/123456789/156792/03-Kozyrovska.pdf

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat