scoby-hotel-bercario-kombucha-como-fazer-elaborar-preparar-cultivo-criar-manutencao-utensilios-materiais-doacao-doador-obter-conseguir-comprar1

Como criar o seu Scoby Hotel ou Berçário de Kombucha

O QUE É UM SCOBY HOTEL?

É um local de armazenamento de excedentes de Scobys, gerados a cada ciclo de fermentação do seu Kombucha. Nesse recipiente as colônias se mantém em condições de vida estáveis, oxigenadas, pH seguro, além de servir como Backup de Segurança em caso de contaminação ou situações adversas da sua fermentação regular.

Serve também como estoque para futuras Doações de Scobys, promovendo assim a cultura probiótica na sua região. Lembre-se de entregar nosso Manual de Cultivo de Kombucha ao novo Adotante!

Além disso, Scobys podem ser usados em Saladas, Mostarda, Molhos, Patês, Geleias, Fruit Rolls, Snacks Caninos,  Cremes Faciais e Capilares, Limpeza de Ambientes, Adubo para Plantas, entre outros. Veja esse Curso!

Saiba mais: Scobys de Kombucha em Excesso: O que fazer?

scoby-hotel-como-fazer-preparar-kombucha-dicas-orientacao-cultivo-doador-doacao

MATERIAIS E UTENSÍLIOS PARA FAZER SEU SCOBY HOTEL

* 1 Pote de Vidro 1000 ml ou mais

* Novo Chá Adoçado (Proporção como feita de costume -> 5g chá por 1 litro para 50g de açúcar por litro

* 10% (100 ml) a 20% (200 ml) de Starter Concentrado (Chá Fermentado por 10 dias ou mais) (*)

* Scobys Excedentes

* Tecido Poroso para Cobrir:  Papel toalha, filtro de café, TNT, Voal, Tule ou Redinha para Pote

* Elástico

* Luva Descartável Plástica (Opcional) -> Em baixo pH a solução pode acidificar as unhas e envoltórios

* Etiqueta de Identificação

(*) Use a proporção pela Acidez do Starter. Se tiver Suave, use 20%, se tiver Ácido, adicione 10%.

MODO DE PREPARO E ARMAZENAMENTO

1) Faça um novo Chá Adoçado como de costume, respeitando as proporções de sua fermentação regular e reserve.

2) Higienize o novo Recipiente de Vidro com água fervente.

3) Despeje o Chá Adoçado no novo Recipiente de Vidro e espere esfriar.

4) Remova o Tecido que cobre o seu Recipiente com os Scobys.

5) Com as mãos bem limpas ou com o uso da Luva Descartável, retire a colônia que está por cima.

OBS.: Às vezes essa colônia-filho se encontra unida com a colônia-mãe. Se isso ocorrer você pode separá-las ou mantê-las unidas; a separação pode partir uma das colônias, mas isso não é um problema em relação a fermentação, apenas visualmente. Mas caso não estejam unidas, apenas retire-a normalmente.

6) No Recipiente de Vidro, adicione o Chá Adoçado em temperatura ambiente e o Chá Starter e misture bem.

7) Coloque então a nova colônia formada, tampe com o Tecido, prenda com o Elástico e mantenha em local fresco e sem incidência de luz solar direta.

8) Identifique o Recipiente com nossa Etiqueta de Manutenção de Scoby Hotel e aprenda Como fazer a Manutenção do seu Scoby Hotel.

A cada Ciclo de  Fermentação que gerar nova colônia, apenas abra o Recipiente de Vidro e acondicione-a junto às outras colônias e tampe novamente com o Tecido Poroso.

LEMBRE-SE: Naturalmente se formam pequenas aglomerações marrons que se soltam das colônias, e que ficam flutuando pelo líquido. Elas são em sua maior parte células mortas da própria levedura aderidas a resíduos de Chá. Sugerimos que ao fazer a Troca do Chá, você faça a coagem desses sólidos e descarte.

ATENÇÃO: Não recomendamos a) Refrigeração dos Scobys seja em Vidro ou Pote Plástico afeta sensivelmente a saúde das colônias. b) Desidratação: As colônias morrem, não podendo ser mais Ativadas.

FAQ – PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE SCOBY HOTEL

QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR OS SCOBYS SEM TROCAR O CHÁ?

Recomendamos que a troca seja feita no máximo a cada 60 dias, visando a integridade do Scoby. Quanto mais tempo, mais ácida a solução e em baixo pH, pode danificar sua colônia. Retire uma parte do Líquido e faça seu Vinagre Probiótico. Faça um novo Chá Adoçado e complete a quantidade do Recipiente.

POSSO DEIXAR O SCOBY HOTEL NA GELADEIRA?

Não indicamos, já que os Scobys podem sofrer com a baixa temperatura constante da geladeira (abaixo de 10 graus) e alterar sua fisiologia, impactando diretamente nas fermentações.

Confira abaixo uma Galeria de Fotos de Scoby Hotel de Cultivadores de Kombucha em todo o Mundo!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Quer PARTICIPAR de nossa Galeria de Fotos ou receber uma AVALIAÇÃO do seu SCOBY HOTEL? Mande um zap  com as Fotos (Mínimo de 3) para nossa Equipe e vamos te assessorar!

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já tem todos os itens para fazer seu Scoby Hotel? Ainda não? Acesse esse link e adquira tudo o que você precisa para manter suas colônias de Scoby saudáveis e produzindo com alta excelência! Ah, tá! Você ainda não tem seu Scoby pra produzir Kombucha? Sem problemas! Te enviamos, CLICA AQUI!

Compartilhe este Artigo

Comments (20)

  • Solaine Arantes Daccache Reply

    Quanto tempo dura um Scoby? Fiz a primeira fermentação que deu um Scoby filho lindo e eu vou iniciar um hotel. Por quanto tempo esse Scoby de Kombucha que comprei com vocês pode ficar no Hotel?

    21 de abril de 2020 em 18:16
    • Probióticos Brasil Reply

      Olá, Solaine. Grato pela participação! Que bom que está dando super certo suas fermentações de Kombucha e já gerou um Scoby-Filho. Sinal que está cuidando bem de tudo. Parabéns! Escrevemos uma matéria sobre Scoby Hotel, clica aqui pra saber mais.

      7 de maio de 2020 em 17:49
    • Tereza Rodrigues Reply

      Boa noite! Quero comprar o Scoby para fazer Kombucha. Como vem embalada?

      1 de agosto de 2020 em 22:43
      • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

        Olá, Tereza! Tudo joia? Ah, sim claro! Nossos Scobys de Kombucha vem com Líquido Starter em pH equilibrado e fechada hermeticamente em embalagem plástica, livre de bisfenol e adequada para o envio para todo o Brasil. Acesse nossa Loja e saiba mais.

        14 de fevereiro de 2022 em 08:32
  • maria celeste laporte Reply

    Olá, eu fiz um scoby do zero, comprei uma garrafa de Kombucha sem sabor fiz o chá preto, açucar comum e deixei no vidro fechado com paninho e elástico, duas semanas depois, estou com uma camadinha gelatinosa bem fininha e não sei se com ela já posso fazer Kombucha ou preciso esperar para ficar maior , mais gorda como essas que vejo sempre nos vidros da internet.
    Realmente preciso saber qual o momento certo para saber se está pronta.
    Aguardo noticias, desde já muito obrigado.

    15 de junho de 2020 em 11:30
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Maria Celeste! Legal, algumas pessoas sugerem essa criação do Scoby pela Garrafa. Entendemos, mas o risco de mofar é grande, já que o mais importante não é formar um Scoby, mas sim ter um Líquido Starter em pH seguro e para isso, o tempo e as proporções são os mais importantes, não o Scoby formado.

      11 de fevereiro de 2022 em 15:58
  • Wanderley Reply

    No artigo não fala sobre a duração do scoby no hotel…

    18 de junho de 2020 em 11:08
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Wanderley! Então, se fizer a troca do Chá Adoçado a cada 60 dias pelo menos, pode durar muitos e muitos anos. O parâmetro para descartar os Scobys é que eles fiquem despedaçados demais, sensíveis ou mesmo muito escuros. No mais, o Hotel de Scobys é bem estável.

      11 de fevereiro de 2022 em 15:59
  • Angela Reply

    Boa tarde. Meus dois scobies estão gordos , tendo uma parte bem firme e , a parte de baixo, meio desmanchada. A kombucha tem que estar gasosa? Preciso desmembrar os scobies? A Kombucha tem ficado mais turva do que no início… Preciso lavar os scobies?

    2 de agosto de 2020 em 17:40
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Angela! Legal suas dúvidas sobre Kombucha e Scoby! 1) Os Scobys não precisam de uma aparência ‘bonita’, mas sim de uma aparência saudável, o seu está bem sim. 2) Kombucha não precisa ter gás, isso é somente um recurso organoléptico para atrair nosso paladar. 3) Scobys podem ficar unidos ou separados, não tem problema. 4) Kombucha turva tem mais a ver com o Chá usado (Preto, Verde) e sua concentração, do que propriamente a cor dos Scobys.

      14 de fevereiro de 2022 em 08:35
  • CAMILA DE NORONHA E NASCIMENTO FERNANDES Reply

    Olá! Uma dúvida… O Scoby Hotel deve ficar na geladeira? E de quanto em quanto tempo preciso trocar o líquido?

    14 de agosto de 2020 em 10:06
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Camila. Grato pelo contato! Scoby Hotel não pode ir para a geladeira. Depois leia a matéria completa no link que está aqui na matéria e aprenda mais, tá?

      14 de fevereiro de 2022 em 08:44
  • Carlos Alberto Giglio Reply

    Olá! Após iniciar meu hotel, como devo proceder em relação à manutenção (Ex. troca do chá, adicionar açúcar, etc)? Obrigado

    24 de setembro de 2020 em 17:51
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Carlos. Grato pele contato! Essa informações do Scoby Hotel de Kombucha constam aqui na matéria, depois leia com calma. Um abraço!

      16 de fevereiro de 2022 em 14:24
  • Paula Reply

    Se o Scooby do topo do meu berçário mofar, tenho que jogar todos do berço fora?

    25 de setembro de 2020 em 14:31
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Paula. Ótima pergunta! Depende. Se o Scoby do topo for espesso o suficiente para que esse mofo não tenha chegado ao líquido, os Scobys do Berçário não foram afetados, mas se você não acompanhou essa formação, ou se ela começou com um Scoby fino, é melhor por via das dúvidas, descartar todo o Scoby Hotel.

      16 de fevereiro de 2022 em 14:23
  • MARA APARECIDA DE MELO Reply

    Parabéns, conteúdo de fácil entendimento, super fácil de compreender.

    10 de novembro de 2021 em 09:10
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Mara. Tudo joia? Puxa, que carinho o seu, grato mesmo de coração! É uma alegria poder ajudar tantas pessoas que amam fazer Kombucha em casa!

      11 de fevereiro de 2022 em 16:09
  • Ana Paula Reply

    Olá, gostaria de saber se posso colocar 2 Scooby em um só pote. Um deles é bem fininho entao coloquei dois. Posso ?

    18 de fevereiro de 2022 em 22:37

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat