como-converter-mudar-alterar-adaptar-transformar-scoby-tradicional-jun-mel-fermentacao-doador-doacao-duvida-obter-conseguir-1

Como converter Scoby Tradicional em Scoby Jun

O sabor, aroma e benefícios adicionais do Kombucha feito a partir de um Scoby de Jun tem sido apreciado por muitas pessoas e você poderá fazer em casa essa adaptação seguindo as orientações abaixo.

Mas ATENÇÃO! Qualquer mudança, adaptação, conversão de uma Cultura é um processo que requer cuidados, então é essencial que faça isso com Scobys Excedentes e caso não dê certo, terá reservas em seu Scoby Hotel.

SCOBY TRADICIONAL versus SCOBY JUN

O Scoby Tradicional é alimentado com Chá Verde e Açúcar e o Scoby Jun é alimentado com Chá Verde e Mel, ou seja, a única alteração no processo de fermentação é a fonte de energia.

Existem vertentes que acreditam que o Scoby Jun é uma cultura própria e teve sua origem na China ou Tibet, leia aqui, mas essa informação é incerta. A história mais aceita é que o mel era o tipo de energia mais disponível na região do que o açúcar simples, sendo então utilizado como fonte de alimento para a fermentação dos Scobys.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TER UM SCOBY JUN? 

VANTAGENS: 1) Sabor e aroma diferenciados em sua Kombucha provenientes das características naturais do mel. 2) Benefícios nutricionais como: ácidos, vitaminas e enzimas do mel, além do seu poder antioxidante e anti-inflamatório. 3) Kombucha fica pronta mais rápido, em geral, de 3 a 6 dias e o sabor é mais suave.

DESVANTAGENS: 1) Alto custo para manter o suprimento de mel, item nem sempre tão barato, se for de boa qualidade.

COMO CONVERTER UM SCOBY TRADICIONAL PARA UM SCOBY JUN

É importante introduzir lentamente no seu Scoby, a nova fonte de energia (mel), para que a adaptação seja gradual, respeitando a biologia da colônia e a interação com esse novo ingrediente e seu metabolismo.

Sugerimos que a sequência a ser realizada siga esse Modelo:

  1. Comece com uma substituição em torno de 20%, ou seja, os outros 80% continuam sendo açúcar simples. Deixe fermentando o mesmo tempo que faz habitualmente e observe alterações de sabor e fermentação.
  2. Caso tenha gerado um novo Scoby, utilize-o para o próximo ciclo e o outro, reserve num novo Scoby Hotel para Jun. Lembre-se: NÃO retorne o Scoby-Mãe para o seu Hotel das colônias fermentadas no Açúcar!
  3. Faça novo chá e utilize nos próximos ciclos as proporções de mel em 40%, depois 70% e então 100%. Essa abordagem lenta ajuda seu Scoby a se adaptar ao novo ingrediente.

A cada ciclo de fermentação, verifique as características do Scoby e do chá fermentado. Caso observe alterações indesejadas (sabor, cor, odor), repita a mesma proporção até que o ciclo termine sem problemas.

IXI! DEU PROBLEMA MESMO SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES
Lembre-se que alterar o ambiente do Scoby às vezes pode ter impactos imprevisíveis. Embora o método acima tenha sido experimentado e testado, é possível que ele não funcione com todos os Scobys de Kombucha. Essa imprevisibilidade não é incomum ao trabalhar com microrganismos vivos. Caso isso aconteça, descarte esse Scoby, não desanime e tente outra vez utilizando outra colônia do seu Backup do Scoby Hotel de Jun.

O CICLO DE FERMENTAÇÃO DO SCOBY JUN É MAIS RÁPIDO QUE DO SCOBY TRADICIONAL?

Sim! Isso se deve exatamente ao tipo de energia fornecido ao Scoby.

O açúcar simples é um dissacarídeo (frutose e glicose) sendo metabolizado / divido nesses dois elementos pelo Scoby durante o processo de fermentação para alimentá-la e isso pode demorar um pouco.

O mel também é um dissacarídeo (frutose e glicose), mas essa metabolização / divisão já foi realizada no estômago das abelhas, ficando disponível mais rapidamente para a nutrição do Scoby.

Saiba mais: Como conseguir, adquirir, obter meu Scoby Tradicional?

PERGUNTA: Então, quer dizer que não preciso ter exatamente o Scoby de Jun, oferecido por algumas pessoas e/ou vendido para que eu faça a fermentação utilizando mel?

Resposta: Depende.

1) Se você quer começar o quanto antes a fermentar com mel, se não quer aguardar o período de adaptação, fazendo o processo todo, SIM essa é uma boa alternativa. Mas certifique-se de que essa pessoa /empresa esteja utilizando mel de alta qualidade e procedência para que não seja um mel cru de baixa qualidade.

2) Se você não tem pressa, pode e quer aguardar o período de adaptação, fazendo o processo todo, essa NÃO é uma boa alternativa. Nós, da Probióticos Brasil optamos em não comercializar diferentes tipos de Scoby, pois, sabemos que essa adaptação é possível e te ensinamos a fazer em casa.

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que essa adaptação era possível? Já ouviu falar de Scoby Jun? Conte pra gente! Bom, se ainda não tem seu Scoby Tradicional, clique aqui! Ah, quer um Kit Completo já? Peça aqui.

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat