Como fazer o congelamento dos Grãos de Kefir de Leite?

Pode congelar o Kefir de Leite? Como fazer o congelamento do Kefir de Leite? Como congelar e descongelar o Kefir de Leite? Recebi Grãos de Kefir de Leite congelados. O que fazer? Como reativar o Kefir de Leite congelado?

Fazer Kefir é praticamente um processo diário e se você quiser fazer uma pausa sem danificar seus Grãos de Kefir de Leite ou desperdiçar leite, você precisa encontrar maneiras de armazená-los para que possam ser reativados com sucesso quando retornar o Cultivo.

Seja para quando for Viajar (*), fazer Reserva de Segurança (Backup) ou devido a Excesso de Kefir de Leite, fazer o Congelamento dos Grãos é uma ótima opção de conservação dos nossos ‘bichinhos’.

Fazer Kefir é praticamente um processo diário e se você quiser fazer uma pausa sem danificar seus Grãos de Kefir ou desperdiçar leite, você precisa encontrar maneiras de armazená-los para que possa reativar com sucesso quando retornar o Cultivo.

(*) Sugerimos esse Procedimento para viagens ou períodos acima de 5 dias. Para menos que 5 dias, deixe os Grãos com o dobro de Leite fresco e fermentando normalmente em geladeira. Assim você preserva melhor os Grãos e evita congelamento desnecessário.

Como Congelar os Grãos de Kefir de Leite?

Passo a Passo para Congelar os Grãos de Kefir de Leite

1) Coe normalmente o seu leite fermentado.

2) Separe os Grãos de Kefir de Leite, retirando o excesso de leite.

3) Coloque-os preferencialmente em um Pote Plástico (*) mais grosso, para evitar cristalização (gelo excessivo) nos Grãos e contato direto com a parede do Freezer.

4) Identifique os Grãos de Kefir de Leite com Nome e Data do Congelamento.

5) Leve ao Freezer por até 180 dias.

Obs. Item 3 (*). Caso queira fazer Doação, coloque os Grãos de Kefir de Leite em pequenas porções dentro de Sacos Plásticos e reserve.

Saiba mais: O que fazer com Grãos de Kefir de Leite excedentes?

Como Descongelar o Kefir de Leite

  1. Retire os Grãos do Freezer.
  2. Adicione 100ml de leite fresco e deixe 24h em temperatura ambiente.
  3. Jogue fora o líquido dessa reativação dos Grãos e retorne o cultivo.
  4. Descarte as 2 ou até 3 primeiras fermentações, já que provavelmente o sabor / textura ainda não estarão adequados. Avalie.
  5. O cultivo normal deve retornar a partir do 3º ou 4º ciclo de 24h.

Recebi, ganhei Grãos de Kefir de Leite congelados. O que fazer?

  1. Retire os Grãos de Kefir de Leite da embalagem ou pote recebido.
  2. Adicione 100ml de leite fresco e deixe 24h em temperatura ambiente.
  3. Jogue fora o líquido dessa reativação dos Grãos e retorne o cultivo.
  4. Descarte as 2 ou até 3 primeiras fermentações, já que provavelmente o sabor / textura ainda não estarão adequados. Avalie.
  5. O cultivo normal deve retornar a partir do 3º ou 4º ciclo de 24h.

FAQ – Dúvidas sobre Congelamento de Grãos de Kefir de Leite

Quanto tempo os Grãos de Kefir de Leite podem ficar congelados?

Não há um prazo específico. Sugere-se entre 6 a 12 meses no máximo, mas há relatos de congelamento de Grãos por mais de 1 ano e que voltaram normalmente a produzir ótimos leites fermentados. É uma questão muito particular de cada colônia de Kefir de Leite.

Devo colocar Leite em Pó no Kefir de Leite antes de congelar?

Não há necessidade. A ideia do congelamento é que eles inativem, sem nenhum contato ou ativação da colônia com algum nutriente que promova sua fermentação. Apesar dessa recomendação sugerida por alguns Sites, não há uma evidência da efetividade desse procedimento seja na conservação dos grãos devido à cristalização em baixa temperatura ou mesmo otimizar sua nutrição nesse período ou então a reativação dos Grãos após o descongelamento.

Ótimas fermentações e pra todos!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda não conseguiu seus Grãos de Kefir de Leite? Clica aqui. Vamos te ajudar! Ah, tá! Você quer logo começar suas experiências no mundo do Kefir de Leite com um Kit Completo? Clica aqui!

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat