ativacao-kefir-leite-desidratado-hidratado-in-natura-fresco-vivo-duvidas-perguntas-respostas-faq-o-que-fazer-leite-talhado-soro-creme-doador-doacao-1

Ativação dos Grãos de Kefir de Leite: Dúvidas Frequentes

Olá! Tudo bem? Se você adquiriu aqui na Probióticos Brasil os seus Grãos de Kefir de Leite Desidratados ou nosso KefirKit Leite e tem Dúvidas sobre a Ativação deles, leia essa matéria completa para ficar mais tranquilo!

Reunimos as principais Perguntas reais feitas por nossos clientes e esperamos que o ajude também. Bom proveito!

O QUE É A ATIVAÇÃO DOS GRÃOS DE KEFIR DE LEITE?

É o retorno à condição de hidratação (In Natura, Fresca) dos Grãos que foram submetidos à desidratação.

PORQUÊ OS GRÃOS CHEGAM EM PEQUENA QUANTIDADE?

Para que os Grãos de Kefir de Leite cheguem até você com qualidade e excelência, de forma segura e dentro dos padrões de segurança alimentar, eles precisam ser DESIDRATADOS e nesse processo que dura, entre 6 a 7 horas, há a redução de pelo menos 80% do volume inicial de um grão HIDRATADO.

A composição do leite, por exemplo, é em média 87% de água e 13% de sólidos (gordura, lactose, proteínas e sais minerais). O observado durante esse processo de desidratação segue padrões similares.

QUANTOS ML CONSIGO FAZER COM A QUANTIDADE DE GRÃOS DE KEFIR DE LEITE ENVIADA?

A quantidade de Grãos é equilibrada e pesada eletronicamente para que seja utilizado 200 ml iniciais na Ativação, em média até o terceiro ciclo de fermentação e subindo gradativamente até 500 ml ou mais, dependendo de fatores como temperatura da região, qualidade do leite, entre outros.

Já fizemos inúmeros testes enviado maior quantidade de Grãos, mas observamos que é desnecessário e oneroso, já que nesse processo inicial, o leite utilizado na Ativação serve apenas para nutrir os Grãos e não essencialmente na produção do leite fermentado adequado para consumo, gerando desperdício de leite para você que o adquire.

MEU LEITE ESTÁ ‘TALHANDO’ TODOS OS DIAS: SEPARANDO SORO DO CREME. O QUE FAZER?

Que ótimo! Sinal que está cuidando bem dos seus Grãos e eles já estão fermentando e ativando corretamente!

Em geral, ao mexer tudo com uma colher, unindo as partes (creme, soro e Grãos) você terá uma solução líquida e geralmente ácida, sendo pouco apetente para o consumo. Ou seja, precisamos equilibrar para que fique adequada.

Opção 1: Aumente a quantidade de leite em mais 100 ml e fermente outras 24h, aumentando o leite sempre que observar que ele está talhando. Atenção: Se ele talhar em 12h ou menos, já aumente em mais 100 ml.

Opção 2: Se você já chegou em 500 ml ao dia, fermentando em 24h, esse é ponto! Caso não consuma os 500 ml no mesmo dia, coe os Grãos e leve o leite fermentado para refrigeração por até 5 dias.

Veja algumas fotos enviadas por nossos clientes que já passaram por essa Fase de Ativação:

Saiba mais: Seu Kefir talhou, coagulou, sempre divide soro e creme? O que é preciso fazer

MEU KEFIR ESTÁ COM ODOR FORTE DE ‘QUEIJO’ AINDA. O QUE PODE SER?

Isso é normal e eles ainda estão em Ativação, não se preocupe. O odor precisa ser leve e de leite fermentado suave.

COMO EU SEI QUANDO MEU KEFIR DE LEITE ESTARÁ PRONTO PARA CONSUMIR?

Quando notar: alteração da textura do leite, mais viscoso; mudança do odor para leite fermentado; variação do pH (leve acidez) e alteração visual com a presença de pequenas bolhas. Caso separe entre Soro e Creme, provavelmente estará bem ácido, sendo necessário ajustes no processo de fermentação, conforme sugerido acima.

O prazo para que isso ocorra pode ser de 5 a 15 dias, dependendo dos cuidados de cultivo e temperatura. Não há um prazo fixo ou correto. Cada série de microrganismos pode de comportar de maneira diferente, fique tranquilo.

QUERO CONSUMIR 200 ML DE KEFIR DE LEITE POR DIA, NÃO 500 ML. O QUE FAZER?

Os 500 ml de leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite é apenas uma sugestão, baseado no consumo diário de duas pessoas ou mais (250 ml / 150 ml cada). Além disso, ao chegar numa fermentação de 500 ml / dia saberemos que realmente, não só a quantidade mas também a qualidade dos Grãos está de acordo.

Para que consiga consumir 200 ml / dia é necessário encontrar o equilíbrio entre a quantidade dos seus Grãos, onde em 24h eles fermentem até o ponto de colheita desejado. Reduza a quantidade de Grãos e encontre seu ponto.

COMO FAZER 500 ML AO DIA SE MEUS GRÃOS AINDA NÃO CHEGARAM A 1 COLHER DE SOPA? 

A informação do Manual é uma Sugestão de Proporção, mas não uma Regra. Exemplo: 1 colher (chá) de Grãos pode tranquilamente fermentar 500 ml de leite em 24h se a temperatura regular ficar entre 25 a 30 graus.

Saiba mais:  Interessante comparativo entre Quantidade, Tempo, Temperatura do Kefir de Leite

JÁ TIVE KEFIR DE LEITE E ELE CRESCIA MUITO! POR QUÊ O DE VOCÊS NÃO CRESCE?

Os Grãos de Kefir de Leite já hidratados, muitas vezes recebidos por doação, já estão em cultivo por muito tempo: meses e até anos! Ou seja, já estão completamente equilibrados e interagindo de forma natural e produtiva com o meio (temperatura, leite, tempo). Com essas condições, é mais do esperado que eles se multipliquem.

Os Grãos de Kefir de Leite Desidratados, são privados de água e nutrientes para que bactérias e leveduras fiquem em estado de dormência e desse modo, possam ser transportados com segurança até você. Ao iniciarmos o processo de ativação, o único objetivo desses microrganismos é obter Nutrição e Hidratação através do leite ofertado.

Ou seja, fatores como aumento ou multiplicação dos Grãos de Kefir de Leite podem não ocorrer no início e isso é completamente normal e esperado. Com o tempo, isso ocorrerá naturalmente.

Em alguns casos essa multiplicação pode ocorrer sim, mas não é imprescindível Veja as imagens abaixo, enviadas por clientes durante a Ativação, para entendermos que essa variabilidade biológica existe.

Lembre-se: Tempo, cuidado, observação, prática e paciência são cruciais! Não tenha pressa, são microrganismos vivos e agem no tempo deles, não no nosso. Fermentação é uma arte, não uma ciência exata…

Saiba mais: Kefir de Leite – FAQ Dúvidas e Perguntas Frequentes

PORQUE O KEFIR DE LEITE DE VOCÊS NÃO FORMA GRÃOS TIPO ‘COUVE-FLOR’? 

Os Grãos de Kefir de Leite passam por estágios e formatos diferentes em várias condições: temperatura, tempo de fermentação, qualidade ou tipo de leite, ambiente  (ar, pote, utensílios, higiene), entre outros.

As fotos ou vídeos vistos na Internet ou em grupos e redes sociais são o formato aparentemente mais ‘bonito’ dos Grãos , mas observe que a minoria dos cultivadores envia imagens justamente porque nem todos os Grãos são daquele jeito e podem até ficar constrangidas, acreditando que não estão cultivando certo.

Felizmente, sejam os nossos Grãos ou aqueles já cultivados por anos, o formato ‘couve-flor’ não é um padrão de qualidade, parâmetro ou indicador de saúde ou cultivo correto do Kefir de Leite. Eles não possuem uma forma única, estável porque são seres vivos interação e certamente vão mudar de um tipo para outro.

NÃO ESTOU VENDO ‘GRÃOS’ NA PENEIRA, MAS UMA PASTA, CREME. O QUE É ISSO?

 

São apenas união de pequenos grãos, mas que possuem muita atividade biológica e alta taxa de multiplicação. Veja alguns exemplos na matéria abaixo.

Saiba mais: Formato dos Grãos de Kefir de Leite – Qual o seu?

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Mande suas DÚVIDAS para nossa Equipe ! Sua Pergunta pode ajudar muitas pessoas que estão no processo de Ativação e no Cultivo de Kefir de Leite. CLIQUE AQUI e escreva pra gente!

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Já teve Grãos de Kefir de Leite e quer retomar o Cultivo com sucesso e excelência? Clique aqui e peça o seu ou então nosso Kit Completo de Fermentação Mais saúde e imunidade para sua família!

Saiba mais: Não está entendendo algumas palavras nos textos? Acesse o Dicionário de Fermentação

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat