pelicula-massa-manta-gosma-lodo-nata-membrana-camada-gel-viva-soltando-pele-borra-espuma-capa-escura-scoby-kefir-agua-tibico-1

Apareceu uma Película no meu Kefir de Água! Entenda os motivos

Apareceu uma película, manta, camada, um tipo de Scoby, capa escura / marrom, gel, pele, borra, gosma, nata, espuma, biofilme, lodo, membrana, água viva ou qualquer outro nome que se refere a uma substância que surgiu na superfície do seu Recipiente durante o processo de fermentação dos seus Grãos de Kefir de Água?

Essa é uma ocorrência comum, mas evitável no Cultivo dos Grãos de Kefir de Água e já adiantamos: não jogue fora, você não perdeu seus Grãos, eles não estão contaminados, estragados. Fique tranquilo!

Os motivos dessa ocorrência são fáceis de controlar e assim conseguirá equilibrar sua fermentação. Vamos lá? 

  • Atente-se ao Tempo de Fermentação: Em média a fermentação dos Grãos na solução açucarada gira em torno de 24h ou menos, dependendo da temperatura da sua região e do local de armazenamento. Então se exceder muito esse tempo, haverá a formação natural dessa película.
  • Controle as Proporções: Em geral, muito açúcar para pouca água é o principal fator para que a película apareça também. Confira abaixo essa Tabela com uma média equilibrada e sugerida de proporções.

media-equilibrada-quantidade-proporcao-como-fazer-preparar-kefir-agua-tibico-doador-doacao-encontrar-obter-conseguir

Saiba mais: Qual a importância das proporções no Cultivo do Kefir de Água?

  • Avalie a Qualidade do Açúcar: Adquira açúcar de marcas confiáveis, embalados, poderá comparar com outros fornecedores. Ao comprar a granel, além da possível presença de umidade, por ficar exposto, não temos a garantia exata da marca ou que na próxima compra será o mesmo, inviabilizando a comparação.

Saiba mais: Qual o melhor, adequado, sugerido Tipo de Açúcar os Grãos de Kefir de Água? 

Veja algumas Fotos e confira se realmente é isso que aparece na sua Fermentação.

pelicula-massa-manta-gosma-lodo-nata-membrana-camada-gel-viva-soltando-pele-borra-espuma-capa-escura-scoby-kefir-agua-tibico-2

MAS POR QUÊ ESSA PELÍCULA APARECE? O QUE ELA CONTÉM?

Seu surgimento ocorre pela saturação da solução açucarada, seja pelo excesso de fermentação (acidez) ou excesso de açúcar (nutrição).Ela se assemelha a um Scoby. Sim! É uma cultura similar, que contém Bactérias e Leveduras específicas, mas com composição microbiológica ainda pouco conhecida. Mas leia abaixo, que interessante…

Curiosidade: Se você fizer a mesma solução açucarada utilizada para o Cultivo dos Grãos de Kefir de Água,  adicionar essa Película e deixar por pelo menos 24h, ela fermentará normalmente. Experimente!

A função dessa película é basicamente proteger a solução fermentada contra agentes externos, exercendo assim uma das funções naturais de qualquer Scoby, então não é preciso temê-la durante sua fermentação.

Saiba mais: Qual a composição microbiológica dos Grãos de Kefir de Água?

POSSO CONSUMIR, USAR ESSA PELÍCULA DE ALGUMA FORMA? ELA É NOCIVA AOS GRÃOS?

Em geral, removemos essa película e simplesmente descartamos. Você pode usar uma colher de plástico ou se ela aderiu aos Grãos, simplesmente lave-os em água filtrada ou mineral e retorne a fermentação normalmente.

Essa película não é nociva aos Grãos, mas também não é necessária no processo. Baseado em nossos experimentos, quando a película aparece, a bebida fermentada já está em desequilíbrio, apresentando mais acidez e pouco apetente, não se tornando tão atrativa quanto num processo equilibrado, com sabor e odor característicos.

A refrigeração pode ajudar nesse equilíbrio se sua região apresenta altas temperaturas constantes (Acima de 30 graus). Deixe 12h em temperatura ambiente e outras 12h em refrigeração. Lembre-se de não deixar nada descoberto na geladeira onde odores ou contaminações cruzadas possam penetrar no seu fermentado!

Esperamos que essas informações tenham te tranquilizado e motivado a continuar suas Fermentações!

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Se sentiu encorajado a começar seu Cultivo de Kefir de Água? É bem simples, divertido e um contato incrível com o mundo dos alimentos fermentados vegetais. Peça aqui o seu comece hoje!

Compartilhe este Artigo

Comments (4)

  • Amélia Reply

    Minha água fermentada começou a ficar gosmenta, mas lendo esse artigo percebi que eu estou colocando muito açúcar e os grãos ficaram saturados! Muito boa essas explicações!!! Grata 🙏🏼

    11 de abril de 2020 em 09:05
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Amélia! Grato pelo carinho. Sim, sim. Os Grãos de Kefir de Água são bem instáveis e qualquer alteração pode afetá-los. Que bom ter ajudado você. Acompanhe-nos sempre!

      9 de fevereiro de 2022 em 18:02
  • Samara Reply

    Interessante saber, estava preocupada com isso, mas continuo com algumas dúvidas, essas películas sempre aparecem e os grãos não se multiplicam muito
    Meu Kefir tem algum problema?

    16 de julho de 2020 em 00:39
    • Flávio Viaboni - Probióticos Brasil Reply

      Olá, Samara. Não há problema, mas essas sugestões da matéria podem diminuir ou até acabar com essa ocorrência da borra, película, nata dos seus Grãos de Kefir de Água.

      13 de fevereiro de 2022 em 19:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat