10 alimentos saudáveis para o Inverno

Como ter uma alimentação saudável no inverno? Quais os melhores alimentos para o inverno? Quais alimentos saudáveis para consumir no frio? Os alimentos probióticos devem ser consumidos no inverno?

O inverno é uma estação, muitas vezes associada a doenças incômodas como gripes, resfriados e em alguns casos, até pneumonias e a alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção dessas doenças.

Uma alimentação saudável, nutre e dá energia ao corpo durante toda a estação. Algumas tentações mais calóricas vão bater à nossa porta e sim, podemos consumir, mas com moderação e lembrar que sempre é possível associar em qualquer prato, alimentos saudáveis e nutritivos!

Vamos aprender quais são os 10 alimentos saudáveis para o seu Inverno?

Acerola
A acerola é rica em vitamina C (3 unidades equivalem a 1129,6 mg, 20x mais que 1 laranja), contém ainda vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. A vitamina C é um antioxidante que potencializa a ação das células imunológicas, auxilia na manutenção de mucosas, inclusive do trato respiratório e pode acelerar o processo de recuperação de gripes e resfriados. Outras fontes dessa vitamina, incluem: camu-camu, caju, carambola, mamão, goiaba, kiwi, manga, morango, tangerina, laranja, limão; vegetais de folhas verdes, tomate e pimentão.

Sopas
Além de aquecer o corpo, são leves e podem ser feitas com uma gama de vegetais ricos em vitaminas e minerais. Se fizer sopas mais calóricas, adicione cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolis ou couve-flor. Prefira carnes magras como frango ou proteína de soja (PTS) que são ricas em proteína e tem baixas calorias.

Chás, Tisanas e Kombucha
Chás
são infusões provenientes da planta Camellia sinensis: verde, preto, branco, oolong ou pós-fermentados (pu-erh), que contém flavonoides e catequinas, com efeito antioxidante (reforça o sistema imune), antimutagênico, antidiabético, anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral. Tisanas são infusões de folhas, raízes, sementes ou plantas, como camomila, erva-doce, hortelã, entre outras. Para essas, depende da planta escolhida e seus efeitos variados. Prefira então os Chás, que tem ação mais potente na prevenção de doenças, não somente nas épocas frias. Saiba mais aqui. Kombucha é uma bebida fermentada feita em um chá adoçado + Scoby + Líquido Starter.

Saiba mais: O que é Kombucha? Como fazer em casa? Pra quê serve?

  • Iogurtes e Leites Fermentados
    São considerados alimentos probióticos, ou seja, possuem microorganismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias), envolvidos no desenvolvimento de anticorpos e ativação de linfócitos contribuem no fortalecimento da resposta imunológica contra bactérias nocivas e vírus. Excelentes opções e que podem ser usadas em diversas Receitas incluem: Kefir de Leite e Iogurtes Infinitos. Clique aqui para saber mais.

Saiba mais: Diferenças entre Iogurte Natural x Kefir de Leite

Proteína do Soro do Leite (Whey Protein)
Possui compostos bioativos que proporcionam estímulo linfocitário do (células de defesa) e produção de anticorpos. Por ser mais facilmente digerida e absorvida, sugere-se que sua ação seja altamente benéfica ao organismo humano. Você pode obter o Soro do Leite no formato em pó por meio de suplementos ou pelo dessoramento do Kefir de Leite (Aprenda aqui).

Alimentos e Bebidas Fermentadas
Assim como os Iogurtes e Leites Fermentados, eles possuem uma riqueza de microrganismos benéficos que diversificam nosso microbioma intestinal e favorecem o combate e prevenção de doenças. Excelentes opções incluem: Chucrute, Kimchi, Vegetais e Frutas Fermentadas, Kombucha, Kefir de Água, Tepache, Missô, Ginger Bug, entre outros.

Saiba mais: O que é Kefir de Água? Quais os benefícios do Kefir de Água?

Canela
Essa especiaria tem ação termogência, ajuda a aquecer o corpo, além de estimulante e auxiliar na compulsão por doces, possui ação antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante. Pode ser usada em pratos doces ou salgados.

Alho e Cebola
Possuem substâncias antibacterianas e antivirais, que ajudam a prevenir doenças comuns de inverno. Use em refogados, carnes, assados, saladas, sopas e pratos salgados em geral.

Cenoura
A cenoura é rica em betacaroteno, um composto essencial para a saúde da mucosa das vias respiratórias. Invista em outros alimentos que também são ricos betacaroteno, como abóbora, damasco, alimentos alaranjados, brócolis, fígado e melão.

Alimentos integrais
Pelo alto teor de fibras, auxiliam no equilíbrio intestinal e proporcionam maior saciedade. Substitua o arroz, pão e biscoitos por suas versões integrais, invista em granola, aveia, cevada, trigo e outros grãos.

Bom proveito a todos nesse friozinho!

Por: Flávio Viaboni – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat