cha-saquinho-sache-perigos-nao-indicado-recomendado-evite-kombucha-scoby-melhor-amaya-puro-natura-granel-folhas

Quais são os reais perigos do chá de saquinho?

O assunto é polêmico, mas tem tudo a ver com a nossa produção de Kombucha. O problema não está no chá ou infusão escolhido, mas na embalagem individual que acomoda as ervas – o tal do ‘saquinho’ ou sachê de chá.

Veja o que algumas Pesquisas sérias sugerem sobre esse tipo de embalagem:

Clareamento do saquinho de chá

Um artigo publicado pelo médico norte-americano e especialista em medicina alternativa, Joseph Mercola revela que a maioria das embalagens do saquinho de chá passa por um processo de branqueamento. Um dos compostos químicos usados nesse processo é a epicloridrina, conhecida na produção de resina epóxi, altamente cancerígena.

Selagem do saquinho

Outro risco apontado por ele é a cola utilizada para selar o saquinho, evitando que ele se abra durante o preparo do chá. Ao entrar em contato com a água em alta temperatura, a substância usada como cola pode ser transferida para a bebida. Ou seja, você pode estar consumindo várias substâncias químicas sem saber.

Microplásticos no chá

Um estudo de Setembro de 2019, feito por pesquisadores do Canadá revelou a presença de microplásticos em saquinhos de chá. Foram analisadas 4 marcas de chás canadenses e constataram-se níveis altíssimos de microplásticos. Um único saquinho liberava cerca de 11,16 bilhões de microplásticos e 3,1 bilhões de partículas nanoplásticas! Para ter uma ideia, esse número é muito maior que observado em garrafas plásticas de água.

O que fazer diante dessas informações?

O que essas pesquisas sugerem é que, apesar das substâncias utilizadas pelas indústrias sejam liberadas, o ponto de atenção é o acúmulo destes compostos no organismo e as consequências que podem gerar a longo prazo para a saúde. Afinal, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo e claro, muita gente ainda prefere usar o saquinho pela praticidade no dia a dia. Então, faça escolhas pensando em sua saúde, principalmente.

Nossa indicação em utilizar chás de folhas, puras, a granel para o preparo da Kombucha refletem não apenas na nutrição adequada do Scoby, mas também na na qualidade, sabor e benefícios trazidos pelo chá em si na bebida. O investimento vale a pena e os riscos podem não compensar, então avalie e faça sua melhor escolha!

Fonte base: Helena Leigue – Diário do Chá

Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – Equipe Probióticos Brasil

Quer fazer seu Kombucha com Chás de Alta Qualidade? Saiba mais aqui

Compartilhe este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat